Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023
Irecê

Com patrocínio da Galvani, iniciativa buscou impulsionar o desenvolvimento sociocultural de mais de 250 crianças do ensino público em 2023  - Crédito: Divulgação Galvani

Ao longo de oito meses de aprendizado e desenvolvimento artístico e musical, cerca de 250 estudantes do ensino público de Irecê, na Bahia, foram beneficiados pelo projeto Arte nas Escolas. Desde abril, aulas semanais de teatro, desenho, teoria musical, piano, violão, violino e canto, aconteceram na Escola Municipal Odete Nunes Dourado, com objetivo de fomentar a cultura e a educação por meio de atividades voltadas para jovens estudantes.  

A ação final do projeto para 2023 acontece nesta terça-feira (05), com a apresentação de 50 alunos na Mostra de Talentos Artes nas Escolas, no Colégio Modelo, em Irecê (BA), que terá como temática o Natal. Na ocasião, os alunos terão a oportunidade de subir ao palco e performar as habilidades adquiridas durante as aulas, com a exposição de desenhos feitos ao longo do projeto e que farão parte do cenário da apresentação, além de representações musicais e teatrais. 

Durante o projeto, que contou com o aporte exclusivo da Galvani, uma das maiores produtoras de fertilizantes fosfatados do país, os professores, residentes de Irecê, selecionados para ministrar as aulas foram habilitados com o método Suzuki de aprendizagem, focado em um técnicas que viabilizam a compreensão musical de forma mais orgânica e dinâmica, além de terem a oportunidade de serem contratados de forma integral para a condução das atividades do Arte nas Escolas.  

  Crédito: Divulgação Galvani

 “Todas as crianças e adolescentes que participaram da ação ao longo deste ano tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a cultura e a arte regionais. Tivemos a chance de acompanhar de perto o desenvolvimento de todos esses jovens talentos, que se esforçaram todos os dias para chegar aos resultados obtidos”, informou Tayná Borges, diretora artística geral do projeto e professora de teatro. 

Grande parte dos alunos participantes tiveram o primeiro contato com a música por meio do projeto, e ainda assim ultrapassaram os resultados esperados. Duas estudantes da disciplina de Coral, por exemplo, chegaram à fase final do Festival de Canto de Irecê. 

“Para nós, é muito gratificante poder contribuir e ajudar a criar novas oportunidades para esses jovens. A Galvani tem um longo histórico de atuação e de investimentos em diversos projetos sociais nas regiões onde opera, e o projeto Arte nas Escolas é mais um dos destaques culturais em Irecê”, afirma Cleber Andrioli, gerente de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Comunicação da Galvani. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso a atividades culturais e educacionais, de maneira multidisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento da região. Apenas em 2023, foram direcionados mais de R$ 1 milhão em aportes para ações sociais em Irecê, diretamente e via leis de incentivo fiscal”, completa. 

O Arte nas Escolas, que está em seu primeiro ano na região Nordeste, conta com uma grade de formações totalmente gratuita para os participantes e visa promover a cultura regional, ampliar o senso crítico e o acesso às obras culturais brasileiras referenciadas, além de criar mais oportunidades de formação e entretenimento para estudantes de 10 a 17 anos das instituições de ensino que estão recebendo as atividades. 

Investir em iniciativas que apoiam e trazem benefícios para a população é um compromisso da Galvani. Além do Arte nas Escolas, a empresa também está investindo em novos projetos sociais em Irecê, como o Lugar De Escuta, Agricultura Familiar – Mamona e Odontovan. O objetivo das ações realizadas é ampliar o acesso à cultura, bem-estar e saúde integral, segurança hídrica e alimentar, empreendedorismo e empoderamento.  

Importância do Arte nas Escolas 

Além do crescimento educacional e artístico dos jovens alunos, o projeto Arte Nas Escolas busca incentivar a participação familiar e comunitária. Ao final de cada ciclo de aulas, é realizada uma apresentação pública, em que não apenas os familiares, mas toda a população da cidade pode participar e conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do projeto.  

A iniciativa também busca potencializar e desenvolver ações socioambientais. Os alunos tiveram a oportunidade de utilizar materiais recicláveis para as aulas de criação dos figurinos utilizados na apresentação final e também nas aulas de desenho - processos que estimulam a criatividade e a consciência ambiental dos participantes.  

Arte nas Escolas 

Criado em 2016 pelo proponente Julian Tainã Guimarães, o projeto Arte nas Escolas conta o patrocínio da Galvani, apoio da LS Nogueira e é viabilizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Está presente em três municípios de São Paulo e dois de Santa Catarina. Nessas localidades, estudantes participantes tiveram êxito nas atividades e foram aprovados em cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Piano, Teatro e Artes Plásticas, além de terem sido premiados em concursos renomados. 

Sobre a Galvani     

Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes, operando na mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição destes insumos. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Campo Alegre de Lourdes, além de estar preparando uma nova fase de operação da unidade de mineração em Irecê – todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista, além de estar desenvolvendo um novo projeto de fertilizantes no Ceará.   

Fonte: Ascom - Galvani



Compartilhar no Whatsapp