Com patrocínio da Galvani, iniciativa buscou impulsionar o desenvolvimento sociocultural de mais de 250 crianças do ensino público em 2023 - Crédito: Divulgação Galvani
Ao longo de oito meses de aprendizado e desenvolvimento artístico e musical, cerca de 250 estudantes do ensino público de Irecê, na Bahia, foram beneficiados pelo projeto Arte nas Escolas. Desde abril, aulas semanais de teatro, desenho, teoria musical, piano, violão, violino e canto, aconteceram na Escola Municipal Odete Nunes Dourado, com objetivo de fomentar a cultura e a educação por meio de atividades voltadas para jovens estudantes.
A ação final do projeto para 2023 acontece nesta terça-feira (05), com a apresentação de 50 alunos na Mostra de Talentos Artes nas Escolas, no Colégio Modelo, em Irecê (BA), que terá como temática o Natal. Na ocasião, os alunos terão a oportunidade de subir ao palco e performar as habilidades adquiridas durante as aulas, com a exposição de desenhos feitos ao longo do projeto e que farão parte do cenário da apresentação, além de representações musicais e teatrais.
Durante o projeto, que contou com o aporte exclusivo da Galvani, uma das maiores produtoras de fertilizantes fosfatados do país, os professores, residentes de Irecê, selecionados para ministrar as aulas foram habilitados com o método Suzuki de aprendizagem, focado em um técnicas que viabilizam a compreensão musical de forma mais orgânica e dinâmica, além de terem a oportunidade de serem contratados de forma integral para a condução das atividades do Arte nas Escolas.
Crédito: Divulgação Galvani
“Todas as crianças e adolescentes que participaram da ação ao longo deste ano tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a cultura e a arte regionais. Tivemos a chance de acompanhar de perto o desenvolvimento de todos esses jovens talentos, que se esforçaram todos os dias para chegar aos resultados obtidos”, informou Tayná Borges, diretora artística geral do projeto e professora de teatro.
Grande parte dos alunos participantes tiveram o primeiro contato com a música por meio do projeto, e ainda assim ultrapassaram os resultados esperados. Duas estudantes da disciplina de Coral, por exemplo, chegaram à fase final do Festival de Canto de Irecê.
“Para nós, é muito gratificante poder contribuir e ajudar a criar novas oportunidades para esses jovens. A Galvani tem um longo histórico de atuação e de investimentos em diversos projetos sociais nas regiões onde opera, e o projeto Arte nas Escolas é mais um dos destaques culturais em Irecê”, afirma Cleber Andrioli, gerente de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Comunicação da Galvani. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso a atividades culturais e educacionais, de maneira multidisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento da região. Apenas em 2023, foram direcionados mais de R$ 1 milhão em aportes para ações sociais em Irecê, diretamente e via leis de incentivo fiscal”, completa.
O Arte nas Escolas, que está em seu primeiro ano na região Nordeste, conta com uma grade de formações totalmente gratuita para os participantes e visa promover a cultura regional, ampliar o senso crítico e o acesso às obras culturais brasileiras referenciadas, além de criar mais oportunidades de formação e entretenimento para estudantes de 10 a 17 anos das instituições de ensino que estão recebendo as atividades.
Investir em iniciativas que apoiam e trazem benefícios para a população é um compromisso da Galvani. Além do Arte nas Escolas, a empresa também está investindo em novos projetos sociais em Irecê, como o Lugar De Escuta, Agricultura Familiar – Mamona e Odontovan. O objetivo das ações realizadas é ampliar o acesso à cultura, bem-estar e saúde integral, segurança hídrica e alimentar, empreendedorismo e empoderamento.
Importância do Arte nas Escolas
Além do crescimento educacional e artístico dos jovens alunos, o projeto Arte Nas Escolas busca incentivar a participação familiar e comunitária. Ao final de cada ciclo de aulas, é realizada uma apresentação pública, em que não apenas os familiares, mas toda a população da cidade pode participar e conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do projeto.
A iniciativa também busca potencializar e desenvolver ações socioambientais. Os alunos tiveram a oportunidade de utilizar materiais recicláveis para as aulas de criação dos figurinos utilizados na apresentação final e também nas aulas de desenho - processos que estimulam a criatividade e a consciência ambiental dos participantes.
Arte nas Escolas
Criado em 2016 pelo proponente Julian Tainã Guimarães, o projeto Arte nas Escolas conta o patrocínio da Galvani, apoio da LS Nogueira e é viabilizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Está presente em três municípios de São Paulo e dois de Santa Catarina. Nessas localidades, estudantes participantes tiveram êxito nas atividades e foram aprovados em cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Piano, Teatro e Artes Plásticas, além de terem sido premiados em concursos renomados.
Sobre a Galvani
Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes, operando na mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição destes insumos. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Campo Alegre de Lourdes, além de estar preparando uma nova fase de operação da unidade de mineração em Irecê – todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista, além de estar desenvolvendo um novo projeto de fertilizantes no Ceará.
Fonte: Ascom - Galvani
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...