Universitários da UNEB no Museu Arqueológico de Central – Foto: Divulgação
Na manhã desta sexta-feira (07), vinte e um alunos e a professora Tâmara Bastos do Curso de Engenharia Sanitária Ambiental da Universidade do Estado da Bahia - Uneb (Campus Xique-Xique), participaram de uma visita ao Museu Arqueológico de Central, na região de Irecê. “Ir para além das quatro paredes da sala de aula. Ter contato direto com elementos que contam nossa história. Essa é realmente uma experiência marcante”.
É lá que está preservada uma coleção que ajuda a contar e entender como era a vida do homem primitivo que viveu no Médio São Francisco.
No Museu de Central, o acervo apresentado é composto de 150 telas com reproduções de pinturas executadas pelo homem pré-histórico sobre os paredões rochosos dos cânions ou nas “paredes” das tocas e abrigos; cerâmicas; urnas funerárias e ossos fossilizados de animais pleistocênicos como os da Preguiça Gigante, da Paleolhama, do Toxodonte, entre outros.
Só essa semana, cinco pessoas de cidades da região entraram em contato com esse veículo com o intuito de obter mais informações acerca do museu, que, aliás, necessita de uma reforma em sua parte física para melhor receber o visitante. Em agosto do ano passado, a cidade de Central entrou no Mapa do Turismo do Brasil (veja aqui).
Recentemente na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada Fabíola Mansur (PSB) sugeriu ao governador Rui Costa a implantação de estrutura para operação e funcionamento do museu arqueológico do município de Central (lembre aqui).
Para a parlamentar, a existência de uma infraestrutura qualificada é condição essencial para o funcionamento do museu e será uma mola propulsora para o fortalecimento institucional das atividades “que propiciarão a transformação da região em uma das principais zonas de afluência do estado para estudos, turismo e prospecção de novos negócios.
O acesso ao Museu Arqueológico de Central é gratuito e aberto diariamente – de terça a sexta-feira, das 08 às 12h e das 14h às 17; aos sábados, o funcionamento é até ao meio-dia. O telefone para contato e agendar visitas é o (74) 3655-1747.
Fonte: Central Notícia
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...