Quinta-feira, 29 de Julho de 2021
Irecê

Cada dia mais empreendimentos da agricultura familiar baiana fortalecem o relacionamento comercial com grandes redes de supermercados. O resultado disso são mais produtos nas gôndolas, competindo com marcas já tradicionais no Brasil. Desta vez, produtos à base de umbu e de maracujá da Caatinga e derivados de milho chegam à rede de supermercados Carrefοur, no Distrito Federal.

Os doces em massa, em corte e geleia de umbu, orgânicos, da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e o Flocão de Milho não transgênico, da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), estão nas prateleiras de nove estabelecimentos da unidade federativa.

A Coopercuc e a Copirecê são apoiadas pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, para que as cooperativas acessem mercados competitivos. Os recursos são aplicados desde a base produtiva até na comercialização dos produtos.

A parceria entre a rede Carrefour e as cooperativas foi realizada por intermédio da Central do Cerrado, cooperativa formada por mais de 30 organizações, entre cooperativas e associações de agricultores familiares extrativistas das regiões do Cerrado e da Caatinga, conectando quem produz a quem consome.

Para o Assistente Técnico na Gestão da Coopercuc, Daílson Andrade, essa é mais uma conquista da agricultura familiar: “Inicialmente, vamos atender ao Distrito Federal, mas já estamos negociando para chegar também a Goiás. Esse é resultado do apoio do projeto, que tem nos ajudado a impulsionar novos negócios”.

Para a Assistente Técnica na Gestão da Copirecê, Vamary Santos, é um grande passo para a cooperativa: “Isso representa muito para a Copirecê. Estamos entrando em uma das maiores redes de varejo do Brasil. Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho”.

A Coopercuc também recebe apoio do Governo do Estado também por meio do Pró-Semiárido. O projeto confinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolviento Agrícola (Fida) investiu cerca de 4 milhões de reais para adequação da fábrica para receber selos e certificações; estruturação com equipamentos de embalagem; design e rotulagem de produtos e assessorias em gestão e plano de negócio. Além disso, o projeto reformou e estruturou a loja local da Coopercuc, em Uauá e apoiou a participação da cooperativa em feiras e exposições, à exemplo do Festival do Umbu.

Fonte: Ascom - SDR



Compartilhar no Whatsapp