Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
Região

Imagem ilustrativa

O perímetro irrigado de Mirorós, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nos municípios de Gentio do Ouro e Ibipeba, no Médio São Francisco baiano, recebeu nesta terça-feira (10/12), a visita do assessor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Gustavo Rebouças Maciel, e do técnico de campo, também do SENAR, Marcos Augusto Moreira, para reuniões com produtores da região sobre o projeto Prospera Agropecuária Semiárido.

Durante o mês de novembro, o SENAR lançou o projeto em Brasília, junto com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), contando, inclusive, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com o intuito de promover assistência técnica continuada e gratuita a produtores rurais. Os polos produtivos escolhidos para esse primeiro contato na região de Irecê foram a fruticultura e a apicultura.

“O Prospera Agropecuária Semiárido é um programa que trará Assistência Técnica e gerencial aos pequenos produtores rurais, através de ferramentas técnicas e gerenciais, e formação profissional rural, buscando aumentar a produtividade, renda, e qualidade de vida do produtor rural. É uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e SENAR”, disse o assessor do SENAR Gustavo Maciel.

Na região de Irecê, os representantes do SENAR tiveram reuniões com cerca de 40 fruticultores do perímetro irrigado de Mirorós e com apicultores dos municípios de América Dourada, Central, Irecê e São Gabriel, todos já beneficiados pelo programa de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Apicultura.

“A Codevasf sempre teve uma parceria, mesmo que informal, com o Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê (SINPRI) e o SENAR, e graças a isso conseguia disponibilizar diversos cursos de capacitação tanto para o Projeto Amanhã, quanto para o programa de APL em geral. E foi graças a essa aproximação que temos com esses parceiros que saímos na frente para encaminhar a inscrição de fruticultores e apicultores apoiados pela Codevasf para receber essa assistência técnica inovadora na região”, disse Roberta Almeida, técnica da Codevasf lotada no Escritório de Apoio da Codevasf em Irecê, que é vinculado à 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa.

“Ficamos impressionados com o programa e animados com a assistência técnica, que é muito importante em nossa atividade por possibilitar que se agregue conhecimento. Além disso, incentiva a criação de novos hábitos de gestão para o apicultor, para que saiba ao certo o custo de produção”, disse um dos apicultores presentes na reunião, Vilson Alves da Silva.

“Prestar assistência técnica gerencial é um desafio muito grande, visto que a grande maioria dos produtores dificilmente pratica gestão nas suas propriedades rurais. Mas é muito gratificante ver resultados em pouco tempo de trabalho. O produtor começa a identificar quanto custa seu produto, na sua unidade rural. E é de fato muito edificante saber que o conhecimento adquirido e repassado para outro será aproveitado”, disse Marcos Augusto Sales Moreira, técnico de campo do SENAR.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp