Inscrições gratuitas estão abertas no município até 15 de dezembro
O município de Bonito, na Chapada Diamantina, é o próximo a receber a segunda etapa do projeto Gira Cena, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura, através de sua Coordenação de Teatro. A Funceb estará no município de 15 a 17 de dezembro com oficinas de formação teatral no Centro de Educação Integral.
Inédito na instituição, o projeto se debruça na engenharia do espetáculo e na salvaguarda da memória do fazer teatral baiano, promovendo oficinas de Iluminação e Maquiagem Cênica e de Elementos Plásticos da Cena. Toda programação no município será gratuita.
A inscrição acontece até 15 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Diretoria de Cultura do Centro de Educação Integral de Bonito. Podem participar pessoas acima de 16 anos.
Voltadas para futuros profissionais das áreas técnicas, historiadores e pesquisadores do campo das artes cênicas, como também ao grande público amante das artes, o Gira Cena também será uma oportunidade para artistas e agentes de teatro envolvidos compartilharem seus processos de criação em aulas de qualificação. Serão disponibilizadas 20 vagas por oficina e haverá certificação de 12h.
A abertura do projeto será na sexta-feira (15), às 18h. No sábado, as oficinas acontecem das 8h30 às 18h; já no domingo, será de 8h30 às 20h30, quando será realizado um momento de partilha dos processos de aprendizagem.
Formação
A oficina de Iluminação Cênica será ministrada por Allison de Sá. Munidos da teoria acerca da história de iluminação teatral, bem como recursos tecnológicos e noções básicas de elétrica e eletrônica, Allison irá confeccionar, juntamente com os alunos, refletores e iluminação alternativa para compor a cena utilizando materiais acessíveis.
Já a oficina de Maquiagem Cênica será com Tina Melo e buscará a instrumentalização básica para produção de maquiagens e caracterizações de personagens para espetáculos cênicos, através de exercícios práticos, técnicas e produtos adequados para a composição visual.
Com Rino Carvalho, a oficina de Elementos Plásticos da Cena terá como intuito desenvolver técnicas e habilidades para cenógrafos/as e figurinistas iniciantes, fomentando ideias e práticas na caracterização do espetáculo, através do entendimento da criação de cenário e figurino de um tema proposto, mas a partir da ótica do diretor.
Será realizada, ainda, uma série de entrevistas e registros fotográficos sobre o processo criativo desses profissionais que tanto contribuíram para a história do teatro feito na Bahia, relatando suas vivências e trajetos criativos. Todo esse material será registrado em formato digital, em um E-book e poderá servir como fonte de pesquisa para artistas, amantes da arte, futuros profissionais das áreas técnicas, historiadores e pesquisadores do campo das artes cênicas
Fonte: Ascom - Funceb
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...