Quinta-feira, 07 de Junho de 2018
Região

Para se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço de doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanhas de coletas externas em diversas cidades do estado. Uma delas é Presidente Dutra, na região de Irecê, que recebe o equipamento de coleta itinerante, a fim de fortalecer os estoques de hemocomponentes.

A fundação conta com a sensibilização da população para coletar o maior número possível de bolsas de sangue e regularizar os estoques, que estão em nível crítico atualmente. Os interessados também podem aproveitar a presença dos Hemóveis para realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Em Presidente Dutra, o atendimento foi iniciado terça (05) e segue até quinta-feira (07), na Praça Lia Barreto, no Centro.

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Requisitos para doação

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado e tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp