Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023
Notícias

 Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 poderão concorrer a vagas na Instituição.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai ofertar 1.555 vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no primeiro semestre de 2023. Serão disponibilizadas 694 vagas para ampla concorrência, 778 vagas em cumprimento à Lei de Cotas e 83 para ações afirmativas próprias da Instituição (voltadas para as comunidades quilombolas).

Os cursos estão distribuídos em 16 campi do IFBA: Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. A lista completa de cursos ofertados em cada campus do Instituto Federal da Bahia está disponível aqui.

Para Irecê serão ofertadas 60 vagas, distribuídas entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Manutenção Industrial.

Para participar, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022. A seleção é feita através da nota obtida pelo(a) candidato(a) em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e também na Redação.

A partir do próximo dia 16 de fevereiro, os(as) candidatos(as) poderão se inscrever no seguinte: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. O prazo de inscrição vai até o dia 24 de fevereiro.

A matrícula dos aprovados na chamada regular está prevista para acontecer entre os dias 2 e 8 de março de 2023 (de acordo com o cronograma de matrícula de cada campus do IFBA).

Todas as informações sobre o Sisu no Instituto Federal da Bahia podem ser acessadas em sisu.ifba.edu.br, no Portal do IFBA e nas redes sociais oficiais do Instituto: @ifbaoficial no Instagram, no Facebook.

SOBRE O IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tem mais de 31 mil alunos e oferece 175 cursos, todos gratuitos, nos 22 campi presentes no estado. A professora Luzia Matos Mota é a reitora do IFBA, empossada em janeiro de 2020 e com mandato até 2023.

O IFBA faz parte de uma linhagem centenária de instituições que existem desde 1909, quando o então presidente da República Nilo Peçanha criou as primeiras 19 escolas de Aprendizes Artífices, que deram origem às instituições que hoje compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFBA foi criado no dia 29 de dezembro de 2008, foi sancionada a Lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e transformou o antigo Cefet-BA em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Antes de se tornar IFBA, a instituição foi Escola de Aprendizes e Artífices, Liceu Industrial de Salvador, Escola Técnica de Salvador (ETS), Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBa) e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Em dezembro de 2008, com a Lei nº 11.892, passou a ser Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

OS CAMPI - Os 22 campi do IFBA estão localizados nas cidades de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Salvador, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.

Fonte: Ascom - IFBA/Irecê



Compartilhar no Whatsapp