Vinculada a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, o Campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promove sua 8ª Edição da Semana de Ciência e Tecnologia entre os dias 22 e 25 de outubro deste ano.
Sempre realizada no mês de outubro a SNCT está sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. O tema deste ano é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
O evento deste ano no IFBA Campus Irecê conta com palestras, mesa-redonda, apresentações de projetos, oficinas, salas de exposições, visitas, noites de observação astronômica, premiações, apresentações culturais e muito mais.
A presidente da comissão organizadora do evento, Professora Raquel Sachdev, falou da importância do evento uma vez que promove a difusão da ciência para além do Campus, haja vista que as atividades serão desenvolvidas também nas cidades de Lapão e São Gabriel, assim como, através das visitas de escolas municipais. Destacou ainda que o evento põe em destaque o desenvolvimento da ciência na região de Irecê.
Professor Paulo Perris, membro da comissão organizadora, ponderou que o evento tem uma grande significância por promover no educando a percepção do quanto o que ele vê em sala de aula pode ser aplicado em favor da comunidade na qual ele está inserido. Reiterou que o Instituto através de eventos de tal natureza assume uma função própria, afinal é papel da instituição levar a pesquisa desenvolvida por ela até a comunidade que a rodeia. Destacou que com o evento todos ganham: os alunos por se apropriarem e desenvolverem o conhecimento, a instituição por garantir que tal conhecimento seja promovido e a comunidade por receber o conhecimento em suas diversas nuance.
A discente Maria Alice Sales falou da importância da Semana de Ciência e Tecnologia destacando que no evento estava sendo apresentado projetos importantes para a educação, em especial àqueles voltados para a conscientização do uso da água. Ponderou que o Instituto Federal influencia o alunado a realização da pesquisa cientifica, o que considera muito importante para a sociedade.
Para a discente Tifani Barbara Dias, que cursa o 3º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Eletromecânica e faz parte do grupo de robótica, SertãoCop, o desenvolvimento do grupo, que tem participado de competições nacionais, é gratificante.
Fonte: IFBA Irecê
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...