Aconteceu de forma remota, a reunião de instalação do Núcleo Descentralizado para o Desenvolvimento de Sistemas do Campus do Irecê, o primeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Os Núcleos Descentralizados para o Desenvolvimento de Sistemas têm como objetivos:
I. promover a integração com os campi;
II. fortalecer o trabalho de desenvolvimento dos sistemas institucionais;
III. atender mais demandas;
IV. aumentar a produtividade e eficiência no desenvolvimento de softwares no âmbito do IFBA;
V. aumentar agilidade da produção dos sistemas;
VI. assegurar e aprimorar a qualidade. A implantação dos Núcleos foi regulamenta pela Portaria 4866 de 30 de dezembro de 2021 e entrou em vigor em 1º de fevereiro de 2022.
O diretor de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), Márcio Melo, explica que o objetivo é que cada núcleo atue no desenvolvimento de demandas de software que a DGTI não tem capacidade de absorver através do Departamento de Sistemas de Informação (DSI). Os núcleos são “uma equipe de desenvolvimento de software que atua de forma colaborativa fora do ambiente da DGTI, entretanto, funcionam de forma integrada e sob as diretrizes daquele Departamento [o DSI]”, detalha o diretor.
“O NDD será uma área gerenciada pela TI do campus, integrada ao DSI, onde as pessoas vinculadas irão trabalhar com desenvolvimento de softwares nas demandas institucionais”, complementa a chefe do Departamento de Sistemas de Informação (DSI), Monique Luiza.
Na avaliação da gestora, com a instalação do núcleo será fortalecido o trabalho de desenvolvimento de sistemas.“Temos hoje muitos projetos aguardando para ser iniciado e um número limitado de servidores no departamento. O objetivo é que o núcleo trabalhe tanto com as demandas que já temos no nosso backlog, quanto com necessidades trazidas pelo próprio campus, mas que serão disponibilizados para todo o IFBA”. Monique considera que a “principal vantagem” da implantação dos Núcleos Descentralizados para os campi é que as unidades “conseguirem tocar suas necessidades de software internamente e disponibilizar para todo o Instituto utilizar”.
Fonte: IFBA Irecê
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...