Terça-feira, 27 de Agosto de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

O programa Incra Itinerante está levando seus serviços a 1.025 famílias assentadas na Chapada Diamantina durante uma jornada de 11 dias, que ocorre de 16 a 27 de agosto. A iniciativa abrange nove áreas de reforma agrária e busca oferecer suporte técnico e administrativo, promovendo melhorias na qualidade de vida e na organização das comunidades rurais atendidas.

Até o dia 25 de agosto, a iniciativa já beneficiou diversas localidades. Foram atendidos o assentamento Moreno, em Nova Redenção; as áreas Florestan Fernandes, Roseli Nunes, Macaco Sêco e Santa Clara, em Itaetê; o assentamento Andaraí I, em Andaraí; e a comunidade de Chapada Bonita, em Souto Soares.

O programa também prestará serviços no assentamento Santa Cruz, em Tapiramutá, nesta segunda-feira (26). A jornada será concluída na área de reforma agrária 1º de Abril Paraguaçu, em Ipirá, encerrando o itinerário de atendimento.

Serviços disponíveis

Segundo o servidor Osvaldo de Oliveira, que integra a equipe do Incra Itinerante, os serviços mais requisitados pelos assentados são o desbloqueio no sistema da autarquia e a emissão do Contrato de Concessão de Uso (CCU). “Atualizamos os dados das famílias, geramos e entregamos o contrato. A rapidez tem deixado as famílias satisfeitas”, considerou.

No Incra Itinerante, trabalhadores rurais têm a oportunidade de regularizar seus lotes, desde que atendam aos critérios do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Além disso, são oferecidos serviços como atualização cadastral, emissão de certidões e da Relação de Beneficiários (RB), bem como inclusão ou exclusão de cônjuges nos registros.

Conquistas

Roberto Oliveira, que é beneficiário do assentamento Roseli Nunes em Itaetê há 27 anos, relata que ficou bloqueado por três anos. “Apresentei os documentos necessários e consegui o desbloqueio”, ressaltou. Segundo o agricultor, “o Incra Itinerante é um avanço para os moradores do campo”.

Assim como o agricultor, Marinalva Correa, assentada no Florestan Fernandes, também em Itaetê, ressaltou a importância da iniciativa. “traz os serviços que estávamos precisando, estava ansiosa para receber o CCU e consegui”. Ela afirmou torcer para o atendimento continuar acontecendo para resolver as pendências das famílias.

Fonte: Do site GOVBA.



Compartilhar no Whatsapp