Domingo, 04 de Março de 2018
Irecê

Pessoas que residem nos povoados de Achado e Lagoa Nova, e que necessitam de atendimento em Saúde Mental, receberam o benefício do Projeto Caps Itinerante – Um novo olhar, na última quinta (2), no povoado de Achado. A ação, pioneira na Bahia, é realizada pela Prefeitura de Irecê através da Secretaria de Saúde e Caps Dias Melhores.

“Saímos na ponta com este projeto em toda a Bahia. Está sendo maravilhoso poder levar esse olhar para o território e aos desassistidos”, destacou a coordenadora do Caps Dias Melhores, Vera Matos. “É uma ação de grande importância, pois são pessoas que às vezes sofrem preconceito da própria família, ou não querem encarar a doença, e existe o preconceito de se dirigirem até o Caps. Então nós vamos até o usuário, e eles se sentem valorizados e olhados de uma maneira humanizada”.

A iniciativa conta com salas de espera, onde é falado sobre a importância da medicação e horários, abordagem do suicídio e formas de evitá-lo, além da entrega de medicação e marcação de retorno. O Projeto Caps Itinerante acontece na primeira quinta-feira de cada mês, sempre em um povoado ou bairro mais distante do Centro, com a participação de médico psiquiatra, enfermeira, psicóloga e farmacêutica, entre outros. 

Veja o cronograma dos próximos meses:

(05/04) - Povoados de Angical e Meia Hora
(03/05) - Povoados de Mocozeiro I e II
(07/06) - Povoados de Umbuzeiro, Itapicuru e Fazenda Nova 
(05/07) - Povoado de Cocão e Bairros Vida Bella e Vila Esperança
(02/08) - Povoado de Baixão do Zé Preto
(06/09) - Povoado da Queimada do Floriano
(04/10) - Povoado do Recanto II e Bairros Zilda Vasconcelos e Vivendas I
(01/11) - Bairros Vila Nobelino e Loteamento Félix
(06/12) - Loteamento Fernandes

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp