Foto:Tamires de Castro
Em sessão extraordinária, realizada nesta segunda-feira, 09, os vereadores de Irecê convocados pelo seu presidente, vereador Robério Amorim Figueiredo, apreciaram e aprovaram por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo 02/2018, proposição de todos os edis, concedendo o Título de Cidadão Ireceense ao Padre Pedro Luiz Guirelli, pelos relevantes serviços prestados ao povo de Irecê.
Padre Pedro, como ficou conhecido, chegou a Irecê na década de 70, vindo das regiões campesinas da Itália para Bahia. Ele integrava um grupo de padres italianos, ao lado dos padres Paulo Lucent e Enzzo Ferroni. Aqui estimulou o movimento cooperativista, como a criação da cooperativa de agricultores Coopirecê e a Socribi, responsável pela construção e instalação do Hospital Regional. Ajudou a construir inúmeras igrejas pelos bairros da cidade, inclusive a Igreja São Pedro na Fundação Bradesco, nome em sua homenagem. No âmbito das suas atividades religiosas, atuou conforme a corrente denominada Teoria da Libertação, de orientação progressista.
Um homem ativo, a frente do seu tempo, Padre Pedro, não era muito dado ao discurso, falava pouco, apenas para dizer o objetivo da caminhada, mas era muito de prático. Atuava na captação de recursos públicos e doações para ações coletivas de mitigação da pobreza em Irecê. Ao lado dos colegas padres, instituiu várias formações entre moradores, visando a organização comunitária, a exemplo do Bairro São Francisco de Assis, na época chamado de Malvinas, pelo tamanho grau de pobreza e violência. Ele idealizou a criação de uma olaria em regime de cooperação pela associação comunitária. Em outras localidades incentivou ações afirmativas, resultando em conhecimento, trabalho e renda nas comunidades.
Para o presidente da Câmara, vereador Figueiredo, é uma grande honra poder homenagear em vida, aquele que com muita humildade e abnegação entregou-se em prol da evangelização e em defesa da causa dos mais pobres na cidade de Irecê. “Considerando a história de lutas e amor ao povo de Irecê, é que propomos essa honraria, de modo a homenagear o Padre Pedro, seus familiares e todos aqueles que vivenciaram essa história de fé, amor e solidariedade”. Finaliza.
Fonte: Ray Cruz
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...
Foto: Divulgação O Projeto Irecê, fruto de uma parceria entre a Companhi...
Foto: Bruno Ribeiro/Embasa A Embasa está investindo R$ 3,5 milhões na am...
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, teve as contas do exe...