Aula inaugural contou com a presença da desembargadora Nágila Maria Sales Brito, que proferiu palestra sobre Violência contra a mulher e Educação Jurídica
Alunos, professores e convidados participaram na noite de segunda-feira, 18, da aula inaugural do Curso de Direito da FAI - Faculdade Irecê. O evento aconteceu no auditório da Faculdade e contou com a presença da Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, que proferiu uma palestra de abertura a todos os presentes.
Abordando o tema "Violência doméstica e a educação jurídica como instrumento de conscientização", a Desembargadora conduziu uma discussão sobre a problemática da violência doméstica contra a mulher no ambiente familiar e a influência de complexos fatores culturais, históricos e sociais na prática reiterada de tais ações. De acordo com a magistrada, esse tipo de violência, apesar de construída a partir de raízes culturais e história arraigadas, pode ser combatido com a promoção de uma educação jurídica mais presente nas vidas das pessoas, como um complemento dos direitos fundamentais do cidadão.
Dessa forma, encarado o problema da violência doméstica de forma crítica e participativa, alunos e professores tiveram o seu primeiro momento de integração e formação e puderam conhecer melhor a proposta acadêmica e a estrutura do curso que inicia suas atividades letivas.
Para o coordenador do Curso de Direito da FAI, Hebert Durães, O Curso de Direito da FAI é mais do que um espaço de formação técnica de advogados. Para ele uma graduação em Direito, por si só, representa um avanço na qualificação da cultura, do intelecto e do acesso à justiça como um todo. De acordo com o professor, a novo curso da FAI "representa a humanização das relações e a popularização dos direitos dos indivíduos. Não é mera coincidência que as pequenas cidades do Nordeste, que receberam o curso de Direito, apresentem expressivo crescimento em diversos segmentos, com notório incremento na economia e conscientização sócio-política", explicou Durães.
Ainda de acordo com o professor, o início deste Curso no Território de Irecê demarca uma conquista social importante para a população regional. "O curso de Direito ofertado por uma instituição genuinamente de Irecê, promoverá aporte socioeconômico na medida em que o investimento dos alunos retorna para a economia local, mantendo a riqueza em casa. O curso de Direito da FAI representa mais que uma opção de graduação na cidade. Representa desenvolvimento regional”, afirmou, entusiasmado.
Segundo o Diretor Geral da FAI, Marcos Carvalho, O Curso de Direito da FAI nasce respaldado por Instituições reconhecidas da área jurídica. “É um momento muito especial para nós, porque começamos o curso com o apoio e parceria da seção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que são Instituições rigorosas. Então, Isso nos deixa muito satisfeitos, porque demonstra que a FAI tem a sua credibilidade e responsabilidade social reconhecidas”, finalizou o professor.
Um pouco mais sobre o Curso de Direito da FAI - Com uma estrutura capaz de atender a todos os requisitos para uma graduação com capacidade didática devidamente reconhecidas, o Curso de Direito da FAI já se tornou referência desde o seu nascimento.
Ofertando 100 vagas anuais, o Curso de Bacharelado apresenta um corpo docente com excelente percentual de mestres e doutores, biblioteca física moderna e atualizada, núcleo de práticas jurídicas em funcionamento, através das Unidades do CEJUSC (Pré-processual e Processual), e um projeto pedagógico inovador e alinhado com o contexto social do Território.
Fonte: Ascom/FAI
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...