Um símbolo que marcou Irecê, como uma das maiores produtoras de feijão do Brasil, o arado de tração animal usado para lavrar a terra fértil do sertão nos idos tempos de grande produção de grãos, volta ao seu local de origem, Praça Francisco Marques Dourado, que recebeu a alcunha de Praça do Feijão, onde se localizava os grandes armazéns, e caminhões carregados de grãos estacionavam.
O equipamento que representa o princípio da agricultura no desenvolvimento da economia de Irecê, foi arrancado do local na gestão do ex-prefeito Luizinho Sobral, que ao reformar a praça, não se ateve da importância de recolar o símbolo no local, e após críticas, resolveu colocá-lo na Praça da Prefeitura, descaracterizando toda uma simbologia.
O atual prefeito da cidade, Elmo Vaz, entendendo a importância do equipamento na historicidade do município, como um símbolo da cultura imaterial, resolveu trazer o equipamento para o seu divido local, sendo totalmente restaurado, ganhou mais um reforço, uma escultura, esculpida pelo artista ireceense Jailson Paiva.
Fonte: Com informações de Ray Cruz
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Stefane Xavier da Silva foi atacada pelo próprio pit bull em Cidade Ocidental, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...