Quarta-feira, 09 de Maio de 2018
Notícias

Reunidas em Salvador, as 12 instituições que compõem o Sistema Bahia Viva participam nesta terça-feira (8) de uma capacitação promovida pela Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O secretário Cezar Lisboa fez a abertura do encontro ao lado da superintendente Denise Tourinho e do diretor-geral Sérgio Carvalho.

As capacitações têm o objetivo de promover atualizações técnicas e teóricas da clínica de Álcool e outras Drogas e temáticas voltadas para a garantia dos Direitos Humanos. Os encontros acontecem uma vez por mês e contam com a presença de todas as comunidades terapêuticas.

Valores da Sociedade Atual

Em seu discurso de abertura, o secretário Cezar Lisboa aproveitou o momento para fazer uma reflexão sobre os valores da sociedade atualmente, ressaltando a necessidade de retomada do conceito de comunidade, do significado de viver em grupo, principalmente a partir da solidariedade.

"Se a pessoa não tem a cabeça um pouco estruturada, ela vai se perder numa vida que é bastante dura. Nós precisamos lembrar também que a situação em que o indivíduo se encontra não é apenas por questões pessoais, mas porque nós vivemos num contexto social extremamente cruel", pontuou Lisboa, que aproveitou ainda para parabenizar o trabalho humanizado prestado pelas comunidades terapêuticas do sistema.

Integração: Estado e comunidades

Para a superintendente Denise Tourinho, as reuniões permitem uma troca maior entre Estado e comunidades terapêuticas com um único objetivo de oferecer um trabalho cada vez mais qualificado. "Essa parceria é muito rica, tem gerado bons frutos e o nosso objetivo é esse: continuar ofertando vagas em condições adequadas para quem precisa", explicou.

Maanaim Irecê

Representando as comunidades, Maria de Fátima Rocha, da Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim, falou sobre a importância do trabalho a partir da integração Estado-comunidades. "Crescemos muito com a capacitação e hoje temos comunidades terapêuticas com equipe multidisciplinar e atendimento adequado. Nós chegamos com a prática e a SJDHDS com o conhecimento técnico, o que possibilitou essa parceria de sucesso", afirmou.

Prestação de Contas

Ainda na manhã, os participantes acompanharam uma palestra sobre execução e prestação de contas feita pela coordenadora de Contratos e Convênios da SJDHDS, Edite Hipólito. À tarde, a diretora de Prevenção e Redução de Riscos e Danos da Suprad/SJDHDS, Emanuelle Silva, fará uma palestra sobre elaboração de relatório e monitoramento dos termos de fomento do Sistema Bahia Viva.

Fonte: Ascom/ Maanaim de Irecê



Compartilhar no Whatsapp