A Vila Nobelino foi palco de uma grande ação integrada que levou serviços variados para os moradores da comunidade nesta terça-feira (20). O projeto Movimenta Irecê, coordenado pela Secretaria de Esporte e com apoio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Infraestrutura, acolheu durante todo o dia moradores para prestar atendimentos de saúde, orientação social e emissão de documentos. Também foram oferecidas palestras e oficinas com práticas esportivas para jovens.
Para Nilza Miranda, moradora do bairro, a atividade foi bem-vinda principalmente porque ofereceu vários serviços que ela precisaria dedicar alguns dias para conseguir separadamente. "Pude assistir uma palestra com um farmacêutico, que deu orientação sobre a forma correta de guardar e manipular os remédios, não deixar em locais onde esquenta muito ou tem umidade, tipo no fogão ou no banheiro", conta ela. "Também pude pegar meu novo cartão do SUS, fiz o teste pra ver se estou com diabetes, e ainda passei no nutricionista e no fisioterapeuta. Eu gostei porque eu fui bem atendida, fizeram uma coisa organizada. Muito bom!”, ressalta dona Nilza.
Práticas esportivas - Ao longo do dia as crianças e jovens da Vila frequentaram as aulas e oficinas de esportes. Entre Judô, capoeira e outras atividades, dezenas de meninos e meninas tiveram contato com uma nova prática esportiva. "Fizemos um trabalho de iniciação da arte marcial, contando um pouco da história, depois fizemos aquecimento e demonstramos os principais movimentos, além da filosofia e técnica por trás do esporte", explicou o instrutor de judô James Menezes. Segundo ele, as crianças ficaram muito animadas com a demonstração. "Tem a brincadeira natural da idade, mas a curiosidade e vontade de aprender chama atenção", ressalta o instrutor.
Balanço - Ao todo, o Movimenta Irecê realizou mais de 1500 atendimentos em Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer, beneficiando centenas de famílias. Para o secretário de Esporte e Lazer, Valderi Carvalho, esse é um projeto de longo prazo que vai atender diversos bairros e povoados de Irecê. "A nossa secretaria idealizou este projeto com o intuito de aproximar os serviços públicos das comunidades que mais sentem falta deles. O apoio estratégico de outras secretarias como a saúde, assistência social e infraestrutura, nos permitirá levar à frente essa grande ação, uma vez por mês, para um bairro ou povoado diferente. Nosso desejo é expandir cada vez mais essa cadeia de serviços para a população dos bairros mais afastados", explica Valderi.
Confira a lista de serviços que foram prestados:
Saúde:
Testes para HIV, Hepatites B e C, Sífilis
Consultas com dentista, fisioterapeuta e nutricionista
Atendimentos farmacêuticos com orientação clínica
Vacinação humana
Vacinação animal
Inspeção da Vigilância Epidemiológica em residências
Esporte e Lazer:
Judô, capoeira, cinema e brincadeiras lúdicas
Assistência Social:
Encaminhamentos para emissão de segunda via de Certidão de Nascimento e RG
Encaminhamentos para emissão de Passe Livre para Deficientes
Atendimentos individualizados e orientações em grupos.
Fonte: Ascom/PMI
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...