Foto: Reprodução/ Facebook-Irecê Acontece
As articulações para escolha de pré-candidatos para as eleições deste ano já movimentam os bastidores da política em toda região de Irecê. Em São Gabriel não é diferente. O atual prefeito Hipólito Rodrigues vai para reeleição e poderá ser candidato único. Isso porque o pré-candidato Edes Rocha, escolhido pelo grupo oposicionista encontra-se inelegível. Pesa contra o ex-prefeito uma decisão da Justiça por ato de improbidade administrativa que o torna sem condições de disputar o pleito. Em certidão, assinada pelo Juiz de Direito, Alexandre Lopes, no dia 27 de novembro de 2019, o magistrado afirma que o “senhor Edes José da Rocha, nascido em 19/07/1948, residente na rua 07 de setembro, 198, centro de São Gabriel, encontra-se inelegível”.
Outro fator determinante que impede uma candidatura do ex-prefeito é o fato do mesmo não está filiado a nenhum partido político até a data desta terça-feira, dia 16 de junho de 2020. De acordo com a Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997 – artigo 9, caput), para concorrer ao pleito deste ano, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido pelo mesmo prazo. Como o ex-prefeito Edes Rocha não cumpriu essa determinação, ele fica impossibilidade de concorrer as eleições também por este motivo.
Resta saber agora se o grupo oposicionista escolherá outro nome até as convenções ou manterá Edes Rocha apenas para figurar na disputa do pleito deste ano.
Fonte: Irecê Acontece
Neste sábado (26), o prefeito de Presidente Dutra e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê...
O município de Irecê deu início a um grande mutirão de exames, realizado na sede da Policlínica Regional, como parte de uma par...
Foto: Reprodução Na madrugada desta segunda-feira (21), um motorista fic...
Sede do INSS - Foto: Reprodução O presidente do INSS (Instituto Nacional...
Foto: Reprodução Na noite da última terça-feira (22), por volta das 18h1...