O deputado Pedro Tavares (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa, moções de congratulações pela passagem do aniversário de seis cidades baianas. O parlamentar cumprimentou os munícipes de Bonito, Cabaceiras do Paraguaçu, Lagoa Real, Ourolândia, São José da Vitória, que comemoraram 33 anos de emancipação política e administrativa, no último dia 13 de junho. Na mesma data, Xique-Xique celebrou 94 anos.
Nas moções, o deputado ressalta a importância das localidades. Ele também cumprimentou os munícipes pela data especial e histórica. “Parabéns para os municípios pelas riquezas culturais, pelas suas histórias de luta e relevância que têm para o nosso estado. Meus cumprimentos e votos de muita saúde, paz e prosperidade à população e muito progresso às cidades”, afirmou.
Na moção de Cabaceiras do Paraguaçu, o parlamentar relata a grande referência do poeta Castro Alves e de sua família para a origem da cidade. “Por volta de 1840, o tenente-coronel José Antônio da Silva, avô de Castro Alves, mandou construir uma fazenda na Freguesia de Muritiba, denominada Fazenda Cabaceiras, nas terras que rodeavam a casa. Em 1843, foi morar na fazenda o casal Dr. Antônio José Alves, doutor em medicina, e D. Clélia Brasília da Silva Castro, dona de casa. Em 1847 neste local, nasceu Antônio Frederico de Castro Alves, o Cecéu, como era chamado pela família e amigos do poeta. Ele era o segundo dos seis irmãos”, relatou.
Sobre Ourolândia, o deputado também enfatizou o surgimento do município, criado em 1989 e desmembrado de Jacobina. “A sua história decorreu da chegada de bandeirantes à procura de minas de ouro na região em princípio do século XVII. Era apenas um povoado pequeno, formado por numerosas famílias que logo começaram a plantar também o algodão, abrir pedreiras para extrair o mármore das pedras e por causa deles o município foi registrado inicialmente como Ouro Branco”, contou.
O parlamentar ressaltou a contribuição de Xique-Xique com a economia do império do Brasil, principalmente com a produção de ouro e pedras preciosas dos garimpos da serra do Assuruá. Xique-Xique completou 94 anos de emancipação política. A moção de Bonito lembra também como o município surgiu, a partir do desmembramento de Utinga. O deputado também registrou a origem de São José da Vitória. Ele deu destaque ao rio Una que abastece a cidade, assim como a cidade vizinha Buerarema. “A cidade tem como fonte de renda o comércio e a agricultura. Tem a represa como cartão-postal e pode-se dizer como ponto turístico”, citou.
Fonte: Agência ALBA
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...