Sexta-feira, 02 de Setembro de 2022
Notícias

Começou a plantação de limão no Biaxio de Irecê - Foto:Montagem/CN

O cultivo de citros no Baixio de Irecê é uma alternativa promissora para diversificação rentável das opções de plantios nas áreas irrigadas do projeto.

Há cerca de uma semana, em vários lotes, estão sendo plantados limão. Além disso, deverão ser cultivados no Baixio de Irecê outras frutas cítricas, a exemplo da laranja e tangerina.

O Baixio de Irecê é considerado o maior projeto de irrigação do Brasil. Localizado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigável. Grãos de milho, soja e feijão são as principais culturas potenciais do projeto.

De acordo com informações levantadas pelo Central Notícia, em breve, será iniciada também o plantio de soja.

As etapas 1 e 2 do Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê foram licitadas em 2014. Elas correspondem uma área irrigável de 16.501 hectares.

Há cerca de um ano, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), repassou R$ 17 milhões para financiar a produção agrícola na Etapa 2 do Projeto. A área possui 15,5 mil hectares irrigáveis, distribuídos em 203 lotes.

Na ocasião, os recursos foram repassados pelo Banco do Nordeste (BNB) para o Irriga Bahia, grupo responsável pela administração, operação e manutenção da Etapa 2 do Baixio de Irecê.

De acordo com a Codevasf, o grupo empresarial Irriga Bahia explora parte das terras do projeto, e arrenda outros hectares para pequenos e médio produtores que são contemplados com 6 e 17 hectares, respectivamente.

Lotes remanescentes

A Codevasf informou que vai licitar 34 lotes, ou 823 hectares irrigáveis, que sobraram da etapa 1 do projeto (veja aqui). Pessoas físicas ou jurídicas que atendam às exigências do Edital podem participar.

Etapas 3 a 9

Já as áreas correspondentes às etapas 3 a 9 do projeto, que contém 31,423 mil hectares de área irrigável, foram leiloadas. O vencedor foi o BRL T 2010 Fundo de Investimentos Multiestratégia Investimento no Exterior.

A expectativa é de que vários empregos possam ser gerados com a conclusão das etapas iniciais do projeto.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp