Uma operação da Polícia Civil com o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas e homicídios foi realizada em cidades da Região de Irecê nessa sexta-feira (20).
A Operação Medrado foi realizada pela Coordenadoria de Irecê (14ªCOORPIN), CATI/ CHAPADA, DTE/DRACO, NEAM, equipe da Coordenadoria de Seabra( 13ªCOORPIN) e Delegacias das cidades de João Dourado, Presidente Dutra, Central, Ibititá, Barro Alto, Jussara, Morro do Chapéu, depois de um trabalho de investigação realizado desde fevereiro do ano passado. As informações são da Polícia Civil.
Durante as investigações, segundo a Polícia Civil, foram identificadas diversas pessoas que faziam parte de uma organização criminosa que atuava na Região de Irecê, sendo responsáveis por diversos crimes de homicídios e pelo controle do tráfico de drogas.
“A Polícia Civil conseguiu montar o organograma da facção criminosa que estava estabelecida em diversos municípios da região, onde foi possível identificar o papel de cada um dos agentes integrantes da organização criminosa. Além disso, foi possível identificar que aproximadamente 70 % dos homicídios ocorridos nos anos de 2016 a 2022 nestas cidades tinham ligação direta com a organização criminosa investigada”, diz a Polícia Civil em nota.
Ficou também constatado, que durante as investigações, a PC conseguiu identificar e qualificar 21 membros da facção criminosa, sendo todos eles indiciados pela Polícia Civil e denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de Organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, o que culminou com a decretação da prisão preventiva de todos os envolvidos.
De acordo com a Polícia Civil, foi possível realizar o cumprimento de prisão de 18 pessoas, sendo que 17 deles integravam a Organização Criminosa. Todos ficarão custodiados e à disposição da Justiça.
“Alguns mandados de prisão foram cumpridos em diversos presídios do Estado da Bahia e também do Distrito Federal. Os demais alvos estão sendo procurados pelas forças de segurança objetivando o cumprimento do referido mandado”, explicou.
Durante a operação, os policiais apreenderam R$ 5.380,00 de origem duvidosa, colete e diversos aparelhos celulares.
Ainda conforme a Polícia Civil, no momento do cumprimento dos mandados de prisão foi possível ainda apreender e flagrantear uma pessoa que estava com uma arma de fogo.
Fonte: Polícia Civil
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...