Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024
BRASIL

Foto: Pedro França/Arquivo/Agência Senado

O jornalista Tulio Amancio, da Band, revelou a lista de autoridades que foram alvo do monitoramento pela chamada “Abin paralela”. Entre os nomes divulgados no Jornal da Band, chama a atenção a presença do senador baiano Otto Alencar (PSD-BA).

A lista inclui uma variedade de figuras públicas, desde políticos até personalidades da mídia. A lista de senadores espionados é grande e tinha como alvo integrantes da CPMI da covid, da qual Otto fazia parte. Além dele, senadores como Rogério Carvalho, Omar Aziz, Humberto Costa, Alessandro Vieira, Renan Calheiros, Simone Tebet, Soraya Thronicke e Randolfe Rodrigues estiveram entre os monitorados.

Nesta semana, Otto já havia falado sobre o monitoramento contra ele antes de o assunto vir à tona. “Já sabíamos, naquela época, mas não havia comprovação, que o presidente da República usava o aparelho do Estado para intimidar, para investigar, para ter informações. Minha vida foi totalmente vasculhada na Receita Federal”, disse, à rádio Mix Salvador.

Especula-se que Otto, aliado de primeira hora do governo federal, tenha sido informado há tempos por autoridades governamentais sobre a espionagem. A Abin inclusive está hoje sob a tutela do ministério da Casa Civil, comandado por Rui Costa. As informações são do site Política livre.

Confira a lista de espionados:
Abraham Weintraub
Anderson Torres
Flávia Arruda
Carlos Alberto dos Santos Cruz
Kim Kataguiri
Alexandre Frota
Rodrigo Maia
Otto Alencar
Soraya Thronicke
Renan Calheiros
Rogério Carvalho
Omar Aziz
Humberto Costa
Randolfe Rodrigues
Simone Tebet
Alessandro Vieira
Roberto Barroso
Gilmar Mendes
Alexandre de Moraes
Joao Dória
Camilo Santana

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp