Trata-se de um complexo fundamental para logística e produção do Estado/Foto: Divulgação
Com um pouco mais de 90% das obras de construção concluídas, a ponte de Barra a Xique-Xique é atualmente a mais importante da Bahia. Contando com extensão de 545,5km, o perfil empresarial conserva o sistema BA-052 do Km zero na altura de Feira de Santana, no Centro-Norte baiano, à integralidade dos 83,5Km da BA-160 até a Barra, na Chapada Velha. O projeto foi idealizado pelo vice-governador João Leão (PP), que sonhava com a ponte.
“Eu sonhava com uma ponte aqui desde menino, por isso digo e repito: sonhos, acreditem neles”, disse Leão ao site Acesse Política. Realizada pelo Governo da Bahia, a ligação do sistema, que consiste em um eixo integrador para a Bahia e atravessa 18 municípios, tende a oportunizar o crescimento econômico, fomentando a economia regional e gerando empregos, visto que se trata de um complexo fundamental para logística e produção do Estado.
O gabarito navegável conta com 50 metros de largura/ Foto: Divulgação
“É uma das vias mais importantes para o escoamento de grãos, oleaginosas, minérios e da pecuária produzidos no oeste da Bahia. Um empreendimento muito bem estudado, que é indutor de progresso e gerador de empregos”, disse Marcus Cavalcanti, Secretário de Estado da Infraestrutura. Conforme o engenheiro da obra, a ponte estará entregue em novembro de 2021 e em janeiro de 2022 será iniciada a operação com cobrança de pedágio, que será efetuada com uma tarifa equivalente à das balsas.
O gabarito navegável conta com 50 metros de largura e um calado aéreo de 15,5 metros, permitindo a passagem de embarcações que aflorem da água, com o rio em sua máxima cheia, até essa altura; dois vãos de 60 metros, laterais ao vão navegável e mais outros 20 vãos de 40,61 metros.
Fonte: Acesse Política
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