Terça-feira, 20 de Outubro de 2020
Notícias

Secretário de Meio Ambiente Joelson Santos destacou a importância dessa obra para o município e região

O prefeito de Itaguaçu da Bahia, Ivan Oliveira assinou nesta terça-feira (20), convênio com Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para a revitalização do Rio Verde, em Itaguaçu da Bahia, município da Região de Irecê, para estruturação produtiva de culturas diversas e provisão de serviços e infraestruturas necessárias ao aproveitamento socioeconômico e ambiental.

Na oportunidade, o chefe do executivo municipal falou sobre a importância da revitalização do Rio Verde para Itaguaçu e região. “Quero aqui dizer que hoje nós amanhecemos o dia com mais uma notícia que é que um sonho de todo povo Itaguaçuense, que é a revitalização do nosso Rio Verde, que há vinte anos, só para  ter uma ideia, esse rio gerava muitos empregos, muita renda para nosso município, onde eu fiz parte, eu trabalhei em uma fazenda, que empregava mais de duzentos funcionários diretos e também outras empresas, a Agrobasa que exportava frutas para  o exterior e gerava muitos empregos para o nosso município. Exportava manga, melão, etc. Era direto, durante todo período. Eu cheguei fazer parte da folha de funcionários dessa empresa que era uma empresa de São Paulo, na época. E de lá para cá, o período de seca e estiagem vem judiando muito nossa região. E também tem a questão do desmatamento na beira do rio, até que chegou ao ponto do rio, hoje está soterrado”, afirmou.

O prefeito Ivan Oliveira falou da sua perseverança na revitalização do Rio Verde. “Só que durante esses anos, a gestão anterior, de 2009 até 2016, ‘correu atrás’ dos ministérios, pois percebeu a renda que esse rio gerava. Então, no caso, hoje, para Itaguaçu, vai ser uma realidade, que é a revitalização do rio. E quando assumi em 2017,eu dei continuidade a esse projeto, por sinal, muito caro, prefeitura não tem como fazer uma obra desse tamanho e até hoje a gente vinha lutando e quando foi ontem recebi uma ligação do ministério, onde eles enviaram para o meu gabinete para assinar, para celebrar o convênio no valor de R$ 30 milhões de reais e a contrapartida do município de R$ 60 mil” , afirmou.

Ivan aproveitou para informar onde será investido esse recurso da revitalização do Rio Verde. “Conseguimos isso aí dentro do nosso município, há cerca de 140 quilômetros, do povoado de Barreiros e até o povoado de Maravilha. Então, para nós é o bastante para gerar emprego e renda para o nosso município. Então, graças a Deus estou muito feliz hoje, Itaguaçu está em festa, está de parabéns por mais uma conquista. Isso é compromisso com o povo”, destacou.

Quem também aproveitou para falar sobre o assunto foi o Secretário de Meio Ambiente Joelson Santos. “Esse projeto de revitalização do Rio Verde que era um sonho dos ribeirinhos, um projeto importante que irá atender diretamente mais de 50% da população de Itaguaçu, que mora às margens do Rio Verde. Esse projeto que inicia lá na Ponte dos Amores e finaliza lá depois do Barreto da Ema, corta todo esse município e a gente sabe dessa importância da recuperação das matas ciliares e do assoreamento do rio, da limpeza, esse rio voltando a correr e a viver será muito importante para todos, nem só para o município de Itaguaçu, mas sim para região. Eu como membro do Comitê da Bacia Rio Verde e Jacaré, fico contente assim como meus colegas, também membros, estão todos torcendo para que esse projeto dê certo, estou feliz porque está cada dia está se tornando realidade”, ressaltou.

O Secretário de Meio Ambiente falou também sobre os próximos passos a partir da assinatura desse convênio. “Era sonho do ex-prefeito, tentou e aí ao lado do prefeito Ivan ele não parou de ‘correr atrás’ do projeto e graças a essa parceria dessa dupla conseguiu e está sendo assinado esse convênio hoje. O empenho foi feito de 30 milhões no mês de agosto e em breve vai sair a licitação para a elaboração do projeto para seguir as normas do plano de trabalho. Também quero comunicar que no dia 28 estarei recebendo aqui também a agência Peixe Vivo, que fez um projeto para recuperação, revitalização do ‘olho d'água’, que é um ponto que fica aqui na sede, que era a principal fonte de abastecimento do município até 2011, antes da Embasa chegar, a nossa principal fonte era essa. Hoje está precisando de um projeto de revitalização e a gente deu entrada em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré e através da agência Peixe Vivo. Dia 28 a empresa vai estar aqui já fazendo a primeira visita para dar pontapé inicial para essa obra importante para a nossa cidade”, finalizou.

Objetivo do convênio

Dotação orçamentária

Nota de empenho

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp