Uma das principais metas do governo, o desenvolvimento social e econômico foi alvo de muitas atividades, contemplando o meio rural, comércio e prestação de serviços.
A criação da CAAC – Central de Apoio e Assistência às Associações e Cooperativas e definição do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, Campanha Feira Segura, para reduzir impactos econômicos na Pandemia, foram algumas das ações realizadas, seguidas da instalação da Fazendinha Experimental da Agricultura Familiar, Instalação de equipe técnica multidisciplinar, com serviços de medicina veterinária e agronômica, assegurando Assistência Técnica Continuada gratuita para todas as cadeias produtivas existentes no município, celebração de parcerias com o Cesol, Sindicato Rural de Irecê/Faeb/Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Dutra, com quem se viabilizou cadastramentos que possibilitaram 3.885 pagamentos do Garantia Safra.
Também ocorreu a promoção da agroindustrialização/beneficiamento de produtos e acesso a mercados, como os derivados da pinha.
Visando a melhoria das práticas, manejos culturais, panificação e gestão dos empreendimentos rurais, foram realizadas diversas formações sobre associativismo, cooperativismo, reserva de alimentação estratégica para caprinovinocultura, incentivo a feiras locais e regional.
Outras medidas significativas envolvem a criação da Lei de Economia Solidária Municipal e do Serviço de Inspeção Municipal, legalizando a produção para que possa ser comercializada no mercado e órgãos públicos, inclusive oportunizando o fornecimento da alimentação escolar do município.
Auxílio aos pequenos produtores, com mecanização de solos, atendendo 1.772,5 tarefas de terra para o plantio de culturas de sequeiros foi outra ação importante, assim como a construção do Módulo do Ensino em Agroecologia, com laboratório anexo ao novo Colégio Leila Janaina, o Projeto Horta nas Escolas e a entrega de 50 barracas padronizadas para comercialização da Agricultura Familiar na Feira Livre.
Todas estas ações estão contribuindo para um melhor desempenho das atividades socioeconômicas, aumentando a produção, reduzindo custos e aumentando a renda dos produtores e produtoras, resultando para uma melhor qualidade de vida e bem-estar social das famílias do campo.
Fonte: Com informações de assessoria.
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...