Sexta-feira, 28 de Julho de 2023
Região

Uma grave denúncia de crime ambiental chocou a comunidade de Barra do Mendes no interior da Bahia, após a Prefeitura local ter removido completamente todas as árvores da Praça do Cemitério. Praça esta que fica em uma das principais avenidas, logo na entrada da cidade.

A ação, que surpreendeu os moradores, resultou na perda de diversas espécies de árvores, incluindo a Barriguda, o Flamboyant, a Canafístula e os Bugueviles. Muitas dessas árvores tinham sido plantadas ao longo dos anos por meio de projetos de preservação ambiental controlados pela comunidade, com o importante apoio voluntário do professor Afonso Alves, responsável pelo projeto "Barra do Mendes Mais Verde", e do Advogado Camilo Pereira, idealizador do projeto "Cuidar".

As árvores, que eram nativas da região e desempenhavam um papel fundamental na ecologia local, forneciam a sombra e embelezavam o espaço público.

Diante da notícia do corte completo das árvores na Praça do Cemitério, a comunidade local e os ativistas ambientais ficaram revoltados. A falta de comunicação por parte da prefeitura e a ausência de justificativa plausível para a remoção total das árvores geraram indignação entre os moradores, que esperam por medidas de responsabilização das autoridades municipais envolvidas na decisão.

O advogado Camilo Rodrigues Pereira expressou profunda tristeza com o ocorrido e afirmou que tomará todas as medidas legais para responsabilizar os autores da ação. "Anos de trabalho árduo da comunidade e dos voluntários foram destruídos de forma abrupta e irresponsável. Nossa intenção sempre foi contribuir para a preservação do meio ambiente e embelezar nossa cidade, e não permitiremos que esse crime ambiental fique impune", declarou Camilo Rodrigues Pereira.

Fonte: A informação é de Altemar Bastos - MTB-7055/BA



Compartilhar no Whatsapp