“Nós moramos 15 anos aqui, à beira do esgoto. Hoje, graças a Deus não tenho mais dor de cabeça por conta do mau cheiro e meu netinho Kailan, de 1 ano e 6 meses, já não tem mais febres, que eram constantes”, comemora Dona Ivoneide Sales Gomes, uma das beneficiadas pela obra realizada no bairro São Francisco.
Em pouco mais de um ano a Prefeitura de Irecê já canalizou 3,5 quilômetros de esgotos, que antes corriam a céu aberto. A ação é uma demanda histórica, que contribui diretamente na melhoria da saúde população, e já aconteceu nos bairros Shampoo Charme, Iêdas I, II e III, Ginásio de Esportes, Fundação Bradesco e São Francisco.
De acordo com o prefeito Elmo Vaz, as obras foram realizadas com recursos próprios. “A Prefeitura está buscando a liberação de recursos junto ao Governo Federal para expandir essas obras e enfim implantar o projeto de esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos em Irecê”, explica. “Fomos recentemente ao Ministério das Cidades, onde apresentamos ofício assinado pelo governador Rui Costa, que autoriza o município a executar as obras”, explica o gestor.
Elmo Vaz explica cidades do porte de Irecê, com população abaixo de 100 mil habitantes, possuem rede de esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos apenas em conjuntos habitacionais, o que não contempla nem 5% da população. “Infelizmente, na Bahia, só existe rede de esgotos em cidades acima de 150 mil habitantes, como Barreiras, Vitória da Conquista e municípios do entorno de Salvador”, explica. “Essa é a nossa realidade, mas estamos o tempo inteiro invertendo a lógica: saneamento é saúde, pois previne doenças. Por isso fazemos questão de investir nessa área, mesmo sabendo que nem todos valorizam”.
Fonte: Ascom/PMI
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...