A Prefeitura Municipal de Itaguaçu da Bahia realizou nesta sexta-feira (17), a cerimônia de encerramento do Curso Agente Rural Agroecológico, com alunos das comunidades rurais do município, que contou com o apoio do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Irecê (FAI), da Cooperativa Agroindustrial do Sertão (COAGROSE) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus Xique-Xique.
Na oportunidade, foi realizado o lançamento da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Itaguaçu da Bahia. Nove associações participaram do evento com barracas para exposição dos seus produtos, além de quatro outras associações que estiveram presentes como convidados.
O curso foi de 220 horas com conteúdos da agricultura familiar, cadeias produtivas da mandioca, fruticultura, alimentação animal de pequeno porte, processamento vegetal e animal, como carne defumada, agroindústria e a parte mercadológica de comercialização e mercado.
O Secretário de Agricultura Joelson Santos agradeceu a colaboração da Presidente da Câmara, Ianca Adriane da Silva Miranda, Ianca da Tabatinga (PSD), que autorizou a realização da Sessão Legislativa no local do evento.
“Agradeço à presidente por transferir a sessão para que pudesse participar deste ato em praça pública”, disse. Para Joelson, a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Itaguaçu abriu espaço para a exposição e comercialização de produtos saudáveis, reconhecendo o trabalho feito pelos agricultores familiares.
Representando o prefeito Adãozinho (PSD), Joelson reconheceu a parceria com as universidades e cooperativa, e disse que a Administração Municipal sempre vai apoiar ações que valorizem a agricultura familiar. “ Muito feliz com a realização do curso e com a Feira da Agricultura Familiar que, com certeza irá crescer ainda mais com o passar dos anos”.
Prestigiaram a 1ª Feira da Agricultura Familiar Agroecológica Sustentável, o vice-presidente da Câmara, Francisco de Vasconcelos Souza (Pipi), além dos vereadores Nivaldo Pereira de Carvalho (Zau), Jocelio Carvalho da Silva, Lucas Nogueira Miranda dos Santos (Lucas de Badeu), Antônio Ribeiro de Souza (Antônio Jonas), Júnior Nunes Bonfim, Washington Nunes da Silva e secretários municipais. A presidente da Casa Legislativa não pôde estar presente devido a problemas de saúde de sua mãe.
“A capacitação dos produtores através do curso vem agregar valor e facilitar a comercialização com a parceria da cooperativa, fortalecendo a agricultura familiar, na cadeia produtiva da mandiocultura”, salientou Reinaldo Almeida, diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial do Sertão.
Vale destacar ainda que 13 produtores rurais concluíram o curso de capacitação e participaram da cerimônia de entrega dos certificados.
Comprometido com a qualificação profissional, o prefeito de Itaguaçu da Bahia, Adãozinho, já autorização à Secretaria de Agricultura a abrir uma nova turma do curso de extensão com início no mês de agosto, que vai contemplar 40 alunos.
Fonte: Central Notícia
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...