Prefeito Robertão presenteia a 'Cidade da Pinha' com a reabertura de postos de saúde e entrega de obras
A cidade de Presidente Dutra (BA) completa 59 anos de emancipação política nesta segunda-feira (12). Neste ano, por conta da pandemia, a festa tradicional Rainha da Pinha não será realizada.
Segundo informações da administração municipal, em virtude do aniversário de emancipação política de Presidente Dutra, todos os órgãos da administração pública não irão funcionar, com exceção das unidades de urgência e emergência que irão funcionar normalmente (SAMU e Hospital Municipal).
Vale destacar que desde a última quinta-feira (08), o prefeito Roberto Carlos Alves de Souza (MDB), mais conhecido como Robertão autorizou a reabertura de postos de saúde totalmente reformados e com novos equipamentos (veja aqui).
O prefeito Robertão reafirmou seu compromisso de campanha. “Realmente, a reabertura desses postos era uma cobrança do pessoal dos povoados na campanha e eu prometi reabrir todos, até porque isso é uma questão de humanidade. Não era justo esse povo sair de seus povoados para fazer curativos, medir pressão, verificar diabetes na sede do município”, falou.
Apesar da impossibilidade da realização da Rainha da Pinha por conta da pandemia, o prefeito Robertão destacou a importância de entregar ao povo essas unidades de saúde. “Como não estamos podendo realizar a festa ‘Rainha da Pinha’, nós estamos dando de presente à população a reabertura de postos de saúde e inauguração de obras. Hoje vamos entregar o novo BNH e duas praças no povoado de Mantinha de Brito. Então, esperamos que no próximo anos, além da realização de obras, podemos estar fazendo a grande festa para o nosso povo, por sinal é merecedor”, disse.
Presidente Dutra
No século XIX, por Volta do ano de 1884, um grupo de homens (Antônio Baldoíno, Antônio Pereira Machado e Cazuza da Rocha) abriu uma estrada a fim de ligar os povoados de Canabrava do Gonçalo (atual cidade de Uibaí) e São Gabriel. Através desse feito, os homens acabaram encontrando uma terra de solos férteis e uma lagoa, onde porcos do mato bebiam e se lameavam em poços de água, em plena seca, naquele local.
Tratava-se, portanto, de um local ainda desabitado, mas que acabou atiçando a curiosidade de outro grupo em conhecê-lo. Assim que a estrada foi concluída, uma nova comitiva – formada pelos senhores Antônio Pereira Machado, Félix Machado, Francisco Cazuza da Rocha, Joaquim Novaes, Emídio Pereira Machado, Manoel Ferreira, Lourenço Pereira Machado e seus irmãos José, Clemência, Ladislau, Isabel, Mariana e o senhor Francisco Pereira Machado - foi formada para visitar o local, até então pertencente ao município de Xique-Xique. Ao chegarem ao local, foram logo se apossando das terras e construindo barracos de taipa ao redor da lagoa, à qual deram o nome de “Lagoa de Manoel Ferreira”, primeira pessoa que a avistou.
Pelo fato de terem encontrado lagoas (Lagoa de Manoel Ferreira e Lagoa Grande), acharam por bem, denominar a localidade de Lagoa de Canabrava, a qual passou de povoado a categoria de vila (no dia 25 de junho de 1954) pela Lei Estadual nº 1017, pertencente agora à cidade de Central. Somente no ano de 1962, precisamente no dia 12 de abril ela passa da categoria de vila para cidade, através da Lei Estadual nº 1669, sendo denominada Presidente Dutra.
Vídeo:
Fonte: Central Notícia
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...