Terça-feira, 31 de Agosto de 2021
Região de Irecê

De acordo com o secretário de Educação Ancelmo Machado, escolas adotaram todas as medidas de segurança necessárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus e o retorno, por meio do ensino híbrido, está acontecendo de forma segura na cidade

Com adesão de 90% dos alunos, a rede municipal de ensino da cidade de Presidente Dutra retomou as atividades presenciais nessa segunda-feira (30) por meio do ensino híbrido, onde os mais de 2,4 mil estudantes frequentam as escolas duas vezes por semana após mais de um ano e meio de atividades remotas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o secretário de Educação Ancelmo Machado, todas as medidas sanitárias indicadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas e o retorno aconteceu sem grandes contratempos. “Estamos fazendo tudo que é possível para essa retomada segura, inclusive com doação de máscara e garrafas para as crianças, e vemos que já está dando certo. Pelo menos 90% dos alunos voltaram para a escola, o que demostra a confiança dos pais, que receberam um cartilha com todas as orientações”, explicou.

No modelo híbrido, 50% dos estudantes frequentam a escola nas segundas e quartas-feiras e os outros 50% nas terças e quintas-feiras. O último dia útil da semana é reservado para a realização de planejamentos por parte dos professores. Nos dias que os alunos estão fora da escola, todos recebem atividades para execução de forma remota.

De acordo com a Secretaria de Educação, para a retomadas das aulas,  todas as escolas da rede municipal receberam adequações e reparos necessários. “Após visita técnica da vigilância sanitária municipal, foram adquiridos equipamentos de proteção individual, máscaras descartáveis, álcool em gel, toucas descartáveis, além de materiais para a higienização individual e dos espaços. No retorno, esses itens estão disponíveis aos profissionais da escola e aos alunos”, destaca a pasta, que também organizou reuniões com o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, diretores e coordenadores das unidades escolares para apresentar e discutir os protocolos de biossegurança adotados para o retorno.

A cartilha enviada aos pais orienta que todos se certifiquem de que o aluno ou outra pessoa da família não esteja apresentando sintomas característicos do coronavírus, como febre alta, tosse, falta de ar, cansaço, dor de cabeça, dor de garganta. Os responsáveis também devem orientar o uso da máscara desde o transporte escolar, respeitando, inclusive, as marcações nas poltronas e o distanciamento social.

Na entrada da escola, é importante evitar a aglomerações e também passar pela triagem realizada pela instituição, com medição de temperatura, desinfecção das mãos com álcool em gel 70%, verificação do uso correto de máscaras. Os intervalo acontecem de forma escalonada, uma turma por vez, com duração de no máximo 15 minutos.

Necessidade

Machado afirma que a retomada das aulas presenciais é uma necessidade, levando em conta a queda nos níveis de aprendizagem das crianças e adolescentes, as dificuldades de manter o ensino totalmente remoto,  bem como o avanço da vacinação contra o coronavírus no município.

No momento, Presidente Dutra apresenta seis casos ativos da doença e nenhum paciente internado.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp