Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023
Região

Programa DJBA enfatiza participação de estudantes na ALBA - Foto: Redes Sociais

Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, de segunda-feira (27) até esta sexta-feira (01), 63 alunos de 54 municípios terão a oportunidade de vivenciar os trabalhos parlamentares.

O Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA), uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em conjunto com a legislação baiana, tem como objetivo promover a participação social e a cidadania entre os alunos das redes de ensino público e privado. O programa destaca a diversidade de participantes.

Uma das participantes é Rebeca Ferreira, representante da região de Irecê no Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA). Rebeca é aluna da Rede Pública de Ensino e frequenta o Colégio Estadual José de Souza Machado. Ela vem da comunidade de Floresta, no município de Central.

Ao participar, os alunos terão a oportunidade de ver como é trabalhar como parlamentar e entender as atividades, funções e processos internos que envolvem a criação e votação de leis. Os 63 alunos foram selecionados de várias categorias, incluindo 35 alunos da rede pública, 13 alunos da rede privada, 4 alunos indígenas, 4 alunos quilombolas, 4 alunos das Escolas da Família Agrária e 3 alunos com deficiência.

Os candidatos foram selecionados por meio de um edital da SEC. Os estudantes devem ter pelo menos 15 anos e estar matriculados em uma das modalidades do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Para se qualificarem, os alunos realizaram projetos de lei próprios que refletem a realidade da Bahia, abordando problemas locais e fazendo proposições legislativas para resolver esses problemas.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp