Segunda-feira, 02 de Abril de 2018
Bahia

Moradores do Quilombo Kingoma, localizado em Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizam protesto amanhã, às 14h, em frente ao prédio da Governadoria do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os quilombolas questionam a proposta apresentada pelo governo estadual que reduz o território quilombola a 20% da área atual.

 “É inadmissível os ataques que o governo estadual vem direcionando ao povo de Kingoma. Primeiro, invadiu nosso território, derrubou nossa mata e construiu a Via Metropolitana, sem nenhum diálogo com a comunidade. Agora, quer retirar 80% de nossas terras para entregar às empreiteiras. Não vamos aceitar. Retirar nossas terras é acabar com as nossas vidas e com a nossa história”, afirma Ana Lúcia, coordenadora da Associação do Quilombo Kingoma.

 Audiência

Na tentativa de resolver o problema, a Associação do Quilombola Kingoma apresentará uma contraproposta em audiência que acontecerá amanhã, às 14h, com representantes da Casa Civil do governo do Estado, prefeitura de Lauro de Freitas e Ministério Público Federal (MPF) no prédio da Governadoria.

 “Vamos participar da audiência, apresentar uma proposta em defesa do território quilombola, mas estaremos em mobilização. Há anos estamos segue atacados, desrespeitados e agredidos pelo governo estadual, pela prefeitura de Lauro de Freitas e pelas construtoras que estão de olho em nossas terras. A ordem é resistir”, enfatiza Vander Bispo, do Movimento Aquilombar.

Fonte: Vander Bispo



Compartilhar no Whatsapp