Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê
Em Irecê, 33 pontos da rede distribuidora são monitorados à distância, via telemetria. O monitoramento remoto acontece por meio de sensores instalados em zonas estratégicas, permitindo identificar, em tempo real, a pressão e a vazão da água que está passando pela tubulação, bem como possíveis vazamentos.
Na tela do computador, a equipe técnica da Embasa pode visualizar também o histórico da pressão e vazão na tubulação.
“Esta também é uma ferramenta de gestão operacional e de controle de perdas, já que é possível identificar, remotamente, pontos com sobre ou subpressões, e direcionar a equipe de forma mais assertiva para corrigir”, informa o gerente da Divisão de Operação Água, Thiago Vasconcelos.
A telemetria, já utilizada em diversos sistemas de abastecimento de água, na região metropolitana de Salvador e no interior, é feita por meio da instalação de um dispositivo eletrônico nas válvulas de controle das redes de água e em outros pontos estratégicos do sistema. O aparelho mede a pressão e vazão da água naquele local e envia as informações para um centro de controle informatizado.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...