Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018
Região

Professores protestam em frente o Poder Legislativo em Presidente Dutra, na região de Irecê (Foto: Reprodução/ Rede Social)

Os vereadores de Presidente Dutra, na região de Irecê,  aprovaram o projeto de lei do executivo que reduz os salários dos professores da rede municipal . A votação ocorreu na última sexta-feira (03) sob protestos da categoria. O projeto foi aprovado por 10 votos a 1.

Neste domingo (05), na sede da categoria, houve uma Assembleia Geral em caráter extraordinário, a qual, a pauta foi a deliberação de uma possível greve ou paralisação das atividades em função da aprovação do PL que reduz salários dos professores.

Ficou decido que na próxima sexta-feira (10),  por deliberação da categoria, os profissionais da educação de Presidente Dutra suspenderão suas atividades para acompanhar mais uma sessão na Câmara de Vereadores, onde a assessoria jurídica do sindicato vai fazer uso da tribuna.

Em contato com a redação do CN, a Prefeitura de Presidente Dutra disse que não houve redução de salários, e sim de gratificações. 

Trecho da nota da APLB Sindicato – Núcleo de Presidente Dutra

“Repudiamos a forma como a situação ocorreu em relação ao projeto de lei 107/2018. O mesmo fora elaborado sem um estudo de impacto, sem comparação dos verdadeiros gastos nas folhas de pagamento quando se gasta com efetivos e contratos. Sem este estudo, usaram uma planilha do PCR para dizer que o FUNDEB 60 estaria sofrendo um impacto de 97%, quando isso não é verdade. Convencendo, dessa forma o legislativo a aprovar um plano que reduz o salário dos profissionais em educação.

O Executivo, sem realizar discussão sobre o referido projeto, com a classe, tampouco com o Legislativo, enviou para este um texto que não era conhecido nem mesmo pelos vereadores. Tendo recebido algo que não tinham conhecimento, deixaram para votá-lo na sessão seguinte, visto que precisavam analisá-lo para não votar naquilo que não haviam avaliado.

A classe dos profissionais do magistério, percebendo a forma desrespeitosa como a situação vinha acontecendo começou a se mobilizar, tentando um diálogo com Executivo e Legislativo que não logrou êxito. No dia acertado para a votação, [sexta-feira, dia 03] a classe realizou uma mobilização em praça pública com a participação dos profissionais, com apoio da sociedade e de outros representantes sindicais da categoria na região de Irecê.

Na casa legislativa, o jurídico da categoria explanou sobre os prejuízos que tal lei trará para os profissionais, bem como seus reflexos no ensino, visto que o professor que sofre perdas salariais desestabiliza-se financeira e emocionalmente.

Mesmo diante de toda esta situação apenas um vereador, do total de onze manifestou apoio ao entendimento da categoria, votando contrário a aprovação do PL 107/2018, da forma como apresentado pelo Executivo”, cita a nota.

Atualização às 22h

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp