Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020
Região

Familiares de pacientes fazem apelo para conseguir vaga para cirurgia – Foto: Montagem/Central Notícia

A família de Maria Verônica Brás da Silva, 62 anos, conhecida por Maria Queimada, moradora da cidade de Central, na região de Irecê, fez um apelo para que a paciente consiga ser transferida do Hospital Regional de Seabra, onde está internada, para uma unidade em Salvador para realização de uma cirurgia.

A filha Valéria Batista Santos conta que Maria começou sentir dores de cabeça, assim que chegou de Minas Gerias. “ Lá, minha mãe ao limpar a casa, caiu e bateu com a cabeça no piso. Levamos para Irecê, para o Hospital Regional, mas estava sem vagas. Aí foi encaminhada para Seabra. É uma dificuldade para nós familiares, levando em conta a distância de Seabra para Central”.

Há mais de 20 dias entubada e com um coágulo de sangue na cabeça constatado pelos médicos, Maria precisa ser regulada, urgente. ‘ Um dos médicos me disse que a cirurgia pode ser feita também em Feira de Santana ou até mesmo em Irecê, mas não tem vagas no momento’, falou.

No sentido de tentar sensibilizar as autoridades para o caso, Valéria utilizou as redes sociais para fazer um desabafo.

‘Faço um apelo a todos, principalmente aos políticos da nossa cidade, pois, aqui sim é um fato que requer zelo e olhar solidário.

A minha mãe, a paciente Maria Verônica Brás da Silva, 62 anos, popular Maria Queimada, encontra-se- internada há mais ou menos, 23 dias no hospital de Seabra , precisando de uma transferência urgente pra Salvador, para passar com  neurocirurgião, pois a mesma tomou uma queda e, criou um coágulo  de sangue na  sua cabeça, a mesma encontra se entubada em estado estável.

Tenhamos mais amor ao próximo, será se esta vaga é tão difícil assim?

Àqueles que tiverem senso solidário e não somente visão política individualista mostrem- se interessados.

Acreditando na solidariedade do nosso povo, agradeço antecipadamente.

Meu número de contato, (034) 998103259’.

Regulação

A Regulação é um sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando critérios estabelecidos.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab),a Regulação de pacientes é uma ferramenta de democratização do acesso, onde, por exemplo, um paciente do interior, tem o mesmo direito a ser internado no Hospital Geral do Estado, localizado na capital Salvador, do que um paciente que está na emergência do hospital. A decisão de internação será pautada na gravidade do caso e não pela proximidade.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp