Segunda-feira, 05 de Julho de 2021
Região

A região de Saúde de Irecê está sendo contemplada com o atendimento do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. A unidade móvel, equipada com mamógrafos de última geração, está nos municípios de Irecê, Canarana, Xique-Xique e Lapão, onde devem ser atendidas 7.996 mulheres.

A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender a mais de 25 mil mulheres de 40 a 69 anos nos 19 municípios da região, até o próximo mês de agosto, com a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. Para ser atendida, a mulher deverá levar um documento de identidade (RG), Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

O Saúde sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Locais de Atendimento

No município de Irecê o atendimento aconteceu na avenida Coronel Terêncio Dourado, Centro, com cercade  2.500 mulheres atendidas, até o dia 03 de julho . Em Canarana, as mulheres estão sendo atendidas na creche Jonelice Ferreira Damasceno, onde estão sendo disponibilizados 1.885 exames, até o dia 12 de julho. Na Praça Nilo Castelo Branco, em Xique-Xique, devem ser atendidas 2.100 mulheres, até o próximo dia 14 de julho, e em Lapão, 1.911 mulheres devem realizar o exame, até o próximo dia 13 de julho.

Fonte: Saúde.ba



Compartilhar no Whatsapp