Sábado, 31 de Agosto de 2019
Notícias

O texto foi enviado à redação do Central Notícia. Nesta sexta-feira (30) foi divulgado por esse veículo a notícia que o município de Central entrou no Mapa do Turismo publicado no Diário Oficial da União (veja aqui).

A cidade conta com o maior Museu Arqueológico do interior da Bahia

O Ministério do Turismo divulgou, nesta terça-feira (27), a relação dos municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Entre eles, o município de Central, no território de Irecê. Na divisão turística da Bahia, o município faz parte do circuito Chapada Velha juntamente com os municípios de Barra do Mendes, Gentio do Ouro, Ibipeba, Uibaí, Ipupiara e Brotas de Macaúbas. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho de Turismo.

Além da necessidade de o município ter órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infra-estrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Secretário de Meio Ambiente, Cultura e Turismo

Adalberto Ferreira Martins Sobrinho

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp