Com apoio da Galvani, o projeto acontece ao longo de 2023, focado no desenvolvimento sociocultural de mais de 250 crianças do sistema público de ensino
Em uma noite celebrada pelo talento desenvolvido ao longo de seis meses com a música, arte e teatro, mais de 30 crianças e adolescentes participaram, na última sexta-feira (22), da segunda apresentação especial realizada no auditório do Colégio Estadual Professor Jorge Rodrigues dos Santos, em Irecê (BA). A ação faz parte do projeto Arte nas Escolas, que tem como objetivo fomentar a cultura e a educação por meio de atividades voltadas para o aprendizado de teatro, desenho, teoria musical, piano, violão, violino e canto, em formato de aulas semanais.
A iniciativa, que deve atingir diretamente cerca de 250 estudantes até o final do ano, chegou à cidade em abril, por meio do patrocínio da Galvani, empresa 100% brasileira e uma das maiores produtoras de fertilizantes do país, que está em uma nova fase operacional da sua unidade localizada em Irecê. Assim como na primeira apresentação, realizada em junho, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar às suas famílias e à comunidade presentes no evento, o aprendizado adquirido até o momento.
O projeto, que está em sua primeira edição de toda região Nordeste, conta com uma grade de formações totalmente gratuita para os participantes, e visa promover a cultura regional, ampliar o senso crítico e o acesso às obras culturais brasileiras referenciadas, além de criar mais oportunidades de formação e entretenimento para estudantes de 10 a 17 anos da instituição de ensino que está recebendo as atividades.
Outro benefício da ação é a contratação de profissionais da região, responsáveis por ministrar as aulas utilizando o método Suzuki, reconhecidamente eficaz para um aprendizado musical mais dinâmico e atrativo para crianças e jovens.
“Tem sido emocionante acompanhar esses jovens talentos que tiveram um rápido desenvolvimento em todas as disciplinas apresentadas. Por meio desse projeto, esperamos que todas essas crianças e adolescentes ampliem seus repertórios profissionais e vislumbrem uma carreira na arte”, diz Tayná Borges, diretora artística geral do projeto e professora de teatro de Florianópolis.
Impactos positivos amplificados
O projeto Arte nas Escolas também traz ganhos aos familiares dos alunos e à comunidade. A cada ciclo de aprendizado, serão realizadas apresentações públicas como forma de fortalecer o cenário cultural da cidade. Outro aspecto relevante é a utilização de materiais recicláveis para as aulas de desenho e a criação dos figurinos das apresentações, processos que estimulam a criatividade e a consciência ambiental dos participantes.
“Ficamos honrados em ter a oportunidade de apoiar mais um projeto socioeducacional tão importante para a cidade. É emocionante ver o contato de jovens estudantes com a arte e poder despertar o interesse e a consciência cultural dessas crianças e adolescentes em disciplinas que também contribuem para o desenvolvimento pessoal de cada um”, afirma Cleber Andrioli, gerente de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Comunicação da Galvani.
Além do Arte nas Escolas, a região receberá mais projetos sociais patrocinados via leis de incentivo federais, realizados para a ampliação dos acessos à cultura, bem-estar e saúde emocional, empreendedorismo, segurança hídrica e alimentar, e empoderamento.
Arte nas Escolas
Criado em 2016 pelo proponente Julian Tainã Guimarães, o projeto Arte nas Escolas conta com o patrocínio da Galvani, com o apoio da LS Nogueira e é viabilizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Está presente em três municípios de São Paulo e em dois de Santa Catarina. Nessas localidades, estudantes participantes tiveram êxito nas atividades e foram aprovados em cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Piano, Teatro e Artes Plásticas, além de terem sido premiados em concursos renomados.
Sobre a Galvani
Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Angico dos Dias, além de estar preparando uma nova fase de operação da unidade de mineração em Irecê - todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista.
Fonte: Ascom - Galvani
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...