Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023
Notícias

Cafu Barreto e a valorização da educação da região – Foto: AgênciaALBA

O deputado Cafu Barreto (PSD) indicou ao Governo do Estado que troque o nome Centro de Educação Profissional em Recursos Naturais, em Xique-Xique, para Centro de Educação Profissional Professor Pascoal Nery de Souza. A mudança, justificou, “busca por uma identidade que reflita de maneira mais precisa a história e a missão educativa da instituição”. A nomenclatura proposta homenageia “uma figura emblemática, que desempenhou um papel significativo no desenvolvimento e fortalecimento do ambiente educacional local”, disse o parlamentar, ressaltando que o professor Pascoal de Souza é reconhecido por sua dedicação à educação e contribuição para o progresso educacional na região, e “representa de maneira notável os valores e compromissos da escola”.

Pascoal Nery de Souza nasceu em Xique-Xique, em 1942. Concluiu o curso primário na atual Escola Municipal César Zama e o ginasial no Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, onde também cursou a formação para o magistério e colou grau em 1964. “Sempre dedicado aos estudos e vocacionado para o magistério”, começou a lecionar no ano seguinte. Desejando alçar voos mais altos, aceitou o convite do prefeito da cidade de Central, onde foi professor entre os anos de 1966 e 1968. Em seguida foi para Uibaí onde, durante muitos anos, foi professor do ginásio local.

Aprovado em concurso público para a Escola Polivalente de Xique-Xique, retornou à cidade e se dedicou, integralmente, à instituição até a sua aposentadoria, chegando a ser vice-diretor da Escola. Em 13 de junho de 2023 ele faleceu, “deixando um legado para a educação de Xique-Xique”. Cafu Barreto salientou que o processo de alteração de nome de instituições educacionais, quando fundamentado em razões históricas e educativas, está respaldado pela legislação pertinente e que a escolha do nome do Professor Pascoal Nery de Souza “está alinhada com a tradição de nomear instituições de ensino em homenagem a personalidades que marcaram positivamente a educação em âmbito estadual”.

Fonte: Ascom - ALBA



Compartilhar no Whatsapp