O município de Xique-Xique registrou o primeiro caso de varíola dos macacos, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde, nessa quarta-feira (10).
Já em Canarana, também na região, um caso suspeito foi registrado e um outro caso foi descartado por equipes médicas. Em Morro do Chapéu foi identificado um caso suspeito da doença.
Ainda segundo a Sesab, a Bahia totaliza 25 casos da doença. Além dos confirmados, o Estado tem notificados 166 suspeitos.
Sobre a doença
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...
Foto: Divulgação O Projeto Irecê, fruto de uma parceria entre a Companhi...
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, teve as contas do exe...
Foto: Bruno Ribeiro/Embasa A Embasa está investindo R$ 3,5 milhões na am...
Foto: Divulgação O governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou nesta qua...