Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
Notícias

 “A gente faz a educação de uma forma diferente, porque colocamos amor, comprometimento e alma. A nossa gestão é de excelência em tudo que se propõe a fazer, pois nosso governo é feito por gente que gosta de gente”, disse o prefeito Robertão, em seu pronunciamento durante o ato solene de inauguração da Escola de Tempo Integral Professor Gilmar Alecrim, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 23, com excelente participação dos pais dos educandos.

A escola de tempo integral e a educação integral fazem parte da nova proposta de educação da Rede Municipal de Ensino, tendência da política nacional de educação, defendida pelo professor e secretário municipal de educação, Ancelmo Machado, para quem ”os professores, terão a importante missão de serem mediadores de conhecimentos e multiplicadores de experiências. Promover uma educação de qualidade estimulando o aprendizado e melhorando o desempenho é algo que pode fazer uma grande diferença na vida de cada estudante, impactando positivamente em toda a sua família”, disse em sua fala.

Quem também fez um pronunciamento emocionado, foi a professora Geisa Alecrim, coordenadora pedagógica e filha do professor homenageado Gilmar Alecrim. Para a gestora  Maria de Fátima Porto, que falou em nome de toda sua equipe, o momento é de expectativa e muito trabalho. “Nossa equipe está trabalhando intensamente para garantir um ambiente agradável, com estrutura adequada e ensino de qualidade a todos”, comentou.

Também participaram do momento histórico, a primeira dama Sônia Alencar, o deputado estadual Ricardo Rodrigues, o vice-prefeito Oberdan Machado, vereadores da bancada de apoio, sob a liderança de Edei Machado, a secretária de Infraestrutura Mayara Figueiredo, o secretário de Finanças, Pedro Nelson, o presidente da FETAG João da Cruz.

Fonte: Ascom - PMPD



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
Notícias

Municípios da região enfrentam epidemia de dengue – Foto: Pixbay

A Secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, anunciou que mais 50.447 doses da vacina contra a dengue serão distribuídas a partir desta sexta-feira (23), abrangendo as regiões de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Barreiras, atingindo um total de 71 municípios. Esta medida surge como resposta à crise enfrentada por 38 municípios em estado de epidemia e outros 19 em alerta na Bahia.

O estado tem testemunhado um aumento alarmante de casos, registrando 8.674 casos de Dengue desde o início do ano, representando um aumento de 21,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Tragicamente, a Bahia lamenta três óbitos confirmados, dois moradores de Jacaraci e um de Piripá.

Secretária da Saúde destaca importância das vacinas – Foto: Divulgação

A distribuição das vacinas representa um avanço na luta contra a epidemia. Santana expressou otimismo com esta nova etapa, mas ressaltou que a prevenção contínua é essencial. “A vacinação é uma ferramenta importante, sobretudo, no médio e longo prazo. A conscientização e a eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti nas residências são as medidas fundamentais para o controle da doença”, afirmou.

A campanha de vacinação tem inicialmente como alvo crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, administrando duas doses com um intervalo de 90 dias entre elas. Com esta medida, o Estado busca conter a propagação da doença e proteger sua população vulnerável.

Com a distribuição das vacinas, espera-se que haja uma redução no número de casos e uma maior proteção para as comunidades afetadas, especialmente em municípios como Irecê, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Canarana e Morro do Chapéu, que têm enfrentado os impactos da epidemia de dengue.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Notícias

Parque Vida Cerrado desenvolveu protocolo inédito de soltura de lobos-guarás na natureza. Crédito: Calan Sanderson

O Parque Vida Cerrado, idealizado e criado pela Galvani Fertilizantes, lançou nesta semana o Relatório de Sustentabilidade - ciclo 2022/2023. O documento reúne os resultados dos impactos das atividades da instituição nos aspectos ambientais, sociais e de governança, e pode ser acessado no link. A novidade nesta nova edição é a aplicação da metodologia internacional de coleta e comunicação de dados do Global Reporting Initiative (GRI) e a adequação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Estamos adequando a forma como apresentamos os nossos resultados a um padrão reconhecido mundialmente. A vantagem deste novo formato é que se permite uma compreensão universal do trabalho realizado pelo Parque, com mais transparência, melhorias contínuas, engajamento dos nossos parceiros e a possibilidade de abrir portas para novas parcerias sem limites de fronteiras", afirma Cleber Andrioli, diretor-executivo da instituição. 

Localizado no município de Barreiras, o Parque Vida Cerrado já beneficiou mais de 30 mil pessoas com mais de 10 projetos voltados para a educação socioambiental; contribuiu para a restauração de mais de 135 hectares (o equivalente a 135 campos de futebol), produziu e distribuiu mais de 200 mil mudas nativas do Cerrado e colaborou para o nascimento de mais de 40 animais silvestres, alguns deles, incluídos na lista de espécies em extinção.

Mais recentemente, foi destaque pelo desenvolvimento de um protocolo de soltura de lobos-guará inédito no mundo, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando foram soltos dois destes animais, e já se prepara para uma terceira soltura, ainda em 2024.

"Em 2024, daremos continuidade ao compromisso de conservação da biodiversidade e desenvolvimento da comunidade, por meio do monitoramento constante da fauna, aprimoramento de projetos de restauração ecológica e educação ambiental, disponibilidade de cursos de capacitação para ampliação da rede de coletores de sementes e um inventário de polinizadores presentes nas fazendas de soja da região, uma novidade que será divulgada em breve", explica Gabrielle Rosa, coordenadora do Parque Vida Cerrado.

O Relatório de Sustentabilidade também traz os resultados das ações realizadas pelo Parque que tiveram como norteadores os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, as metas das atividades da instituição foram ampliadas com foco na erradicação da pobreza, redução da desigualdade, sustentabilidade da comunidade, consumo e produção responsáveis, ações contra as mudanças climáticas, colaboração para vida marítima e terrestre, paz, justiça e parcerias - que devem ser alcançadas até 2030, conforme estabelecido pela ONU.

Mais ações

Como parte dos esforços para promover a qualidade de vida na região, o Parque foi reconhecido internacionalmente com o selo digital da CAF (Charities Aid Foundation America) - do Banco de Desenvolvimento da América Latina, em 2022. No mesmo ano, participou também de uma iniciativa, apresentada na COP27 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) e liderada pelo Soft Commodities Forum (SCF), para desenvolver soluções que aliam a conservação da biodiversidade com a produção sustentável de soja de modo a ajudar a combater a degradação do Cerrado.

Entre os destaques de 2023, o Parque comemora a ocorrência de uma prenhez de sucesso dentro do criadouro, em abril. A loba Elke, resgatada órfã pela instituição em 2016, deu à luz duas fêmeas batizadas como Bergamota e Tangerina. O pai, Vitor, foi o primeiro lobo-guará nascido no Parque. Já em outubro, pesquisadores do local confirmaram o nascimento de três filhotes da espécie, resultantes da reprodução bem-sucedida entre Caliandra, primeira loba-guará solta na natureza pelo PVC, e José Bonifácio, outro lobo de vida livre monitorado pelo projeto. O acontecimento, um marco para a espécie, reafirma o sucesso da proposta e o compromisso do Parque com a sustentabilidade.

Para ampliar seus trabalhos e atuar de forma direta com uma ampla rede de parceiros, o Parque criou o Programa Conecta Cerrado - que contempla ações de restauração, monitoramento de fauna em propriedades agrícolas e educação ambiental e tem por objetivo levantar informações relevantes sobre o status de conservação da biodiversidade no Oeste da Bahia, por meio da identificação das áreas prioritárias de conectividade e da capacidade de suporte das APPs (Áreas de Preservação Permanente) e RLs (Reservas Legais) existentes.

Confira abaixo alguns projetos de destaque do Parque Vida Cerrado:

• Protocolo de reintrodução e soltura de lobos-guarás, símbolo do Cerrado, na natureza: desde 2020, o Parque passou a realizar projetos in situ para fortalecimento da cadeia da restauração, ampliação da rede de parceiros, monitoramento de fauna em Reservas Legais e Áreas de preservação permanente de fazendas. A mudança possibilitou a escolha de uma área na região para realizar o protocolo inédito de reabilitação de lobos-guarás na natureza, conduzido pelo Parque Vida Cerrado, com o apoio técnico do ICMBio/CENAP, Sementes Oilema, Irmãos Gatto Agro e Condomínio Agrícola Santa Carmem. A primeira soltura, da loba Caliandra, completará dois anos em maio deste ano. Recentemente, Caliandra deu à luz três filhotes em vida livre.

• Investigando o Cerrado: realizado em parceria com a ADM, o projeto monitorou mamíferos em cinco fazendas da região, com 35 espécies registradas, e promoveu ações de educação ambiental em duas escolas da região para mais de 500 estudantes. Realizou campanhas de saúde de canídeos silvestres com amostragem dos animais e colocação de rádio colar em um dos lobos-guará para estudo de paisagem.

• Casa de Sementes: a primeira casa de sementes no Assentamento Rio de Ondas, a Casa Jatobá, localizada em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, é um espaço dedicado à conservação de sementes do Cerrado e à formação de novos coletores, pela promoção da biodiversidade da região. Foi idealizada em parceria com o fundo de investimento Nuveen, em parceria com a Rede de Coletores de Sementes do Oeste da Bahia. O Parque tem como objetivo escalar a restauração ecológica para 400 hectares em 2023/2024. No ciclo de 2022/2023, a instituição auxiliou a comercialização de 656 kg provenientes da Associação Rede de Coletores de Sementes, quando foram gerados cerca de R$32 mil para a rede, formada em 2021. Hoje, o grupo conta com um potencial de coleta de 70 espécies diferentes, que somam aproximadamente 3 mil quilos de sementes por ano, e estima-se que poderá atender a um total de 75 hectares de restauração por semeadura direta nos próximos anos.

• Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento Rio de Ondas: em parceria com a Cargill, empresa que oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais, foi promovido o desenvolvimento comunitário do Assentamento Rio de Ondas, que conta com mais de 300 famílias e está situado em parte da cidade de Luís Eduardo Magalhães e em Barreiras. O projeto foi idealizado para fazer um mapeamento da comunidade e, de forma colaborativa, estabelecer soluções de melhoria. Ele atende às quatro vilas, em segmentos como fortalecimento das associações, capacitação de pessoas, assistência técnica rural, restauração e educação ambiental.

O parque ainda desenvolve um projeto de compostagem em parceria com a área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Galvani, pelo qual 100% dos resíduos orgânicos da fábrica da Galvani são destinados à instituição e passam por processo de compostagem. Ao todo, 10.900 quilos foram transformados em composto orgânico para a fazendinha e para as mudas, de julho de 2022 a junho de 2023.

Sobre o Parque Vida Cerrado

Fundado em 2006, como resultado de uma iniciativa do Grupo Galvani - sua principal mantenedora atualmente, o Parque Vida Cerrado é o primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Oeste baiano. Localizado entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, mantém um criadouro científico para fins de conservação de animais silvestres, um Centro de Excelência em Restauração com ampla expertise no bioma Cerrado e um núcleo para realização de projetos e atividades socioambientais. Em 17 anos de atuação, envolveu mais de 30 mil pessoas em suas ações, distribuiu milhares de mudas para reflorestamento urbano e rural, capacitou centenas de coletores de sementes nos assentamentos e conduziu a reprodução, com sucesso, de mais de 40 animais silvestres. O Parque Vida Cerrado conta ainda com o apoio de parceiros como BrasiTrans, Mauricéa alimentos, Hotel Solar Rio de Pedras, Sementes Oilema, Condomínio Irmãos Gatto Agro, Condomínio Santa Carmem, ADM, Nuveen e Cargill, Ministério Público da Bahia, JCO, AvantiAgro e Synagro.

Fonte: Ascom - Galvani



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Notícias

Regiões de destaque: Irecê e Chapada Diamantina impulsionam produção eólica – Foto: Reprodução/ Meio Minuto

No encerramento de 2023, a Bahia reafirmou sua posição de destaque na produção de energia eólica no Brasil. Dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelaram que as 312 usinas em operação no estado geraram impressionantes 29 mil GWh ao longo do ano passado.

Essa quantidade de energia é suficiente para abastecer aproximadamente 223 milhões de residências, destacando a importância e o potencial da energia eólica para suprir as demandas energéticas do país.

Os parques eólicos se espalham por 32 municípios baianos, com 11 deles localizados nas Regiões de Irecê e Chapada Diamantina. Entre esses municípios estão Morro do Chapéu, Gentio do Ouro, Xique-Xique, Mulungu do Morro, Ibipeba, Uibaí, Cafarnaum, Itaguaçu da Bahia, Bonito, Iraquara e Souto Soares, que contribuem significativamente para a produção eólica do estado.

A energia renovável gerada por meio dos ventos não apenas fortalece a matriz energética brasileira, mas também traz benefícios ambientais ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, impulsiona o desenvolvimento econômico e social das regiões onde os parques eólicos estão instalados, criando empregos e oportunidades de investimento.

Com resultados tão expressivos, a Bahia reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e consolida sua posição como líder na produção de energia eólica no Brasil.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Notícias

Fotos: Polícia Federal

A Polícia Federal, com o apoio do GAECO/MP-BA, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21/2), a Operação Kariri, que investiga organização criminosa envolvida em tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

A operação identificou uma família que se reestruturou na cidade de Feira de Santana/BA, após saída de Pernambuco, onde começou sua empreitada no plantio de cultivo ilícito de maconha.

As investigações tiveram início em 2019, sendo realizados um total de três flagrantes, nos quais foram apreendidos mais de uma tonelada da droga, além de roças de maconha erradicadas, sendo, assim, possível identificar o responsável pela organização e toda a cadeia de lavagem de capitais.

Todo lucro auferido pela organização criminosa era revertido em compra de bens imóveis de alto poder aquisitivo, beneficiando toda a família e seus parentes próximos que forneciam contas bancárias para tentar ocultar o rastreio do dinheiro pela Polícia Federal. Além disso, foram identificadas cinco fazendas pertencentes ao principal alvo da investigação, que estão em nome de terceiros.

No total, foram expedidos sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e imóveis, que podem totalizar, aproximadamente, R$ 50 milhões, dentre eles, seis imóveis de alto padrão e cinco fazendas, localizados na Bahia e em Pernambuco.

Aproximadamente, 100 Policiais cumprem as ordens judiciais nas cidades de Salvador/BA, Feira de Santana/BA, América Dourada/BA, Morpará/BA, Ibititá/BA, Muquém do São Francisco/BA, Brasília/DF, Ibimirim/PE e São Paulo/SP.

Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e Lavagem de Dinheiro

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024
Notícias

O Governo da Bahia não tem poupado esforços quando o assunto é o combate à Dengue. Nesta segunda-feira (19), mais três cidades baianas vão iniciar o uso do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como "fumacê", estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que consiste na pulverização de inseticida para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

Além de Wanderley, Lajedão e Morro do Chapéu, que passam a contar com a estratégia, mais sete municípios baianos também receberam o reforço do fumacê no combate ao Aedes aegypti, são eles: Salvador, Piripá, Encruzilhada, Bonito, Feira de Santana, Jacaraci e Juazeiro.

Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, explica que, para que o uso do fumacê seja iniciado, o município precisa preencher uma série de critérios técnicos e epidemiológicos a fim de assegurar a efetividade da ação.

"O uso de fumacê é feito em áreas onde há uma alta infestação de mosquitos ou um surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas é preciso destacar que antes de recorrer ao fumacê, outros métodos de controle de vetores, como eliminação de criadouros, tratamento larvicida e educação da comunidade, devem ser avaliados ou utilizados. O fumacê é o que chamamos de último método a ser utilizado, recorremos a ele quando os outros métodos de controle não são suficientemente eficazes ou viáveis", destaca.

No período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, a Bahia registrou 7.355 casos de Dengue, um incremento de 4,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Atualmente, 23 municípios se encontram em epidemia. São eles: Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista. Outras 20 localidades são consideradas áreas de alerta.

"O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, não tem poupado esforços para combater o aumento do número de casos através de plano de contingência com ações efetivas em todas as regiões da Bahia. Além das ações que já vínhamos realizando desde o ano passado, também adquirimos novos veículos de fumacê e faremos a distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os Agentes de Combate às Endemias", completa a secretária, reforçando ainda que estão sendo intensificados os mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além do uso de bombas costais por agentes de saúde em diversas cidades baianas.

Para a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, municípios e a própria população precisam auxiliar no combate ao mosquito. “A grande maioria dos criadouros está dentro das casas. Não podemos deixar acumular água em recipientes como garrafas, pneus e pratos usados para plantas. Outra medida essencial é cobrir as caixas de água”, lembra.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 17 de Fevereiro de 2024
Notícias

Encontro em Irecê - Foto: João Júnior

Um momento de troca de experiências e apresentações das ferramentas do Sebrae, visando alinhar as ações para 2024. Esse foi o objetivo do Encontro de Agentes de Desenvolvimento dos Territórios Chapada Diamantina, Irecê e Bacia do Paramirim, realizado nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, nas cidades de Seabra, Irecê e Macaúbas, respectivamente.

Durante o evento, os gestores de projetos do Sebrae em Irecê apresentaram todas as soluções que serão oferecidas durante o ano, e dialogaram sobre as necessidades dos Agentes de Desenvolvimento de cada localidade. O momento ressaltou, ainda, a importância da Sala do Empreendedor para o desenvolvimento local, destacando as atribuições dos Agentes de Desenvolvimento como interlocutores junto aos gestores públicos e empreendedores locais.

“O Agente de Desenvolvimento tem um papel muito relevante ao fazer essa ponte entre as pequenas empresas dos municípios e o Sebrae. O encontro foi uma oportunidade de alinharmos as ações, apresentarmos nossas soluções e reforçarmos essa parceria que é de fundamental importância para o fortalecimento das micro e pequenas empresas”, explicou o gerente do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza.

O Agente de Desenvolvimento da cidade de Morro do Chapéu, Renato Coelho, destacou a relevância da parceria com o Sebrae, e da Sala do Empreendedor, que é um apoio importante para simplificar o ambiente de negócios, e desburocratizar os processos de abertura de empresas e serviços exclusivos para os Microempreendedores Individuais (MEI).

“Morro do Chapéu está se fortalecendo no cenário turístico da Chapada Diamantina, e temos que buscar profissionalizar cada vez mais o atendimento ao turista, e também os serviços que são oferecidos, e o Sebrae é nosso parceiro nessa busca”, pontuou Renato.

A gestora de projetos do Sebrae em Seabra, Michelle Nonato, agradeceu a presença de todos e destacou a importância desse momento para o sucesso das atividades que serão desenvolvidas ao decorrer do ano. “Estamos felizes com esses momentos onde ouvimos os Agentes de Desenvolvimento, e apresentamos um leque de soluções para atendimento de forma personalizada para cada realidade. Foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências”, concluiu a gestora.

Fonte: Ascom - Sebrae/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024
Notícias

Foto:Internet

O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), inicia a terceira turma para o Programa de Residência Médica (PRM), em três especialidades – Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia Geral. O custeio da bolsa para o médico residente ficará a cargo da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.strixeducacao.com.br/.

A residência médica representa o padrão de excelência na formação do médico especialista, sendo um período de dedicação exclusiva e imersão do profissional na especialidade por um período mínimo de dois anos. O PRM disponibilizará oito vagas com duração máxima de três anos e carga horária de 60 horas semanais para atividades teóricas e práticas.

“Estamos muito felizes com o início da terceira turma de Residência Médica no nosso hospital. É um orgulho ter na nossa instituição o programa formação padrão ouro do médico especialista no Brasil. Nosso corpo docente é composto por especialistas nas respectivas áreas, sendo todos muito empenhados em promover a formação do especialista de excelência. Convidamos os médicos que prestaram prova deste processo seletivo para conhecerem o nosso serviço através do agendamento da visita no setor da Qualidade do hospital”, explica Lara Azevedo, líder clínica e coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital Regional de Irecê.

Os futuros médicos residentes podem agendar uma visita no setor da Qualidade do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho através do número (74) 3688-7700.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024
Notícias

Pré-candidata à prefeitura de Jacobina, a vice-prefeita Katia da Saúde, presidente do PSB municipal, publicou uma carta aberta explicando os acontecimentos de 4 de janeiro, quando disse ter sido surpreendida pela presença, na sede do partido na Bahia, da ex-presidente do PT municipal, Mariana Oliveira, e de uma família influente na política local.

De acordo com o texto, Katia estava na sede do PSB na Bahia, a convite da deputada federal Lídice da Mata, presidente da sigla no estado, e de Rodrigo Hita. Na ocasião, Mariana falou sobre suas intenções políticas: ser cabeça de chapa nas eleições do município.

Confira a carta na íntegra:

Carta aberta de Katia da saúde à população de Jacobina

Na tarde de 4 de janeiro de 2024, estive presente na sede do PSB Bahia, partido do qual sou pré-candidata a prefeita e presidenta do diretório municipal de Jacobina, a convite de Lídice da Mata, presidenta estadual e Rodrigo Hita. Estive lá acompanhada das lideranças Juliana Souza, militante da causa animal em jacobina e membro PSB, Son Natula, presidente da Associação de Cachoeira dos Alves e Nilson Carvalho, secretário do PSB Jacobina e presidente da Associação da Caatinga do Moura. Ao chegar lá, fomos surpreendidos com a presença da presidenta do diretório municipal do PT de Jacobina, a dentista Mariana Oliveira, do seu tio prefeito, que é filiado do nosso partido, seu pai, seu esposo e do vereador Carlos de Deus, uma família de poder em Jacobina e região.

Fiquei mais surpresa ainda quando Mariana, que não é filiada ao nosso partido PSB pediu pra falar antes de mim, que sou presidenta do diretório municipal. Sua fala resumiu-se a principal intenção de estar ali: informar que está disposta a entrar para qualquer partido onde ela seja cabeça de chapa nas eleições municipais e que está aberta a qualquer outro que esteja disposto a lhe apoiar nesse sonho, até mesmo aqueles que tanto atacaram a nossa sobrevivência, por esses últimos quatro e terríveis anos. Ou seja, não havia possibilidade de diálogo democrático sobre as necessidades do município atualmente, não havia necessidade de eu argumentar sobre a minha capacidade e longa experiência de gestão do bem público, não interessava a minha história de atuação política na nossa cidade, não se abriu a possibilidade de decidirmos em coletivo.

A conversa não era sobre Jacobina e suas necessidades, a conversa era sobre o sonho de Mariana de ser prefeita, mesmo sem experiência de gestão pública, mesmo conhecendo apenas o centro da cidade de Jacobina, mesmo ainda estando ela no seu início de caminhada, mesmo sem nunca ter prestado serviço concreto à população pobre de Jacobina, mesmo “tomando” o partido de outra mulher, mesmo oprimindo, mesmo machucando.

A vida política para quem escolhe caminhar por essa trilha, pode até render frutos, mas é vergonhosa. É uma caminhada antifeminista, pois passa por cima de outra mulher e ainda submete uma outra, a presidenta estadual do partido, a situação altamente constrangedora de não poder contrariar um homem rico, poderoso, prefeito. Não é esse o legado que nós mulheres políticas devemos deixar para outras que virão. Devemos sim deixar o legado da honestidade e irmandade entre nós.

Apesar de tudo isso, eu, Katia da saúde, que não nasci em berço de ouro e faço política junto ao povo, continuarei de cabeça erguida, lutando pela minha terra, com a consciência limpa, pois nunca prejudiquei ninguém para chegar aonde cheguei, nunca participei de jogo sujo, não devo favores, corro atrás de benefícios para o povo jacobinense quase que diariamente junto ao Governo Federal, Estadual e Municipal e seguirei essa caminhada com quem se identifica com esse jeito de fazer política: o jeito certo de cuidar de gente, ainda que por um caminho mais demorado. Com a vida do povo não se brinca. Na política que honro, o poder pertence ao povo e não às poderosas famílias.

Peço as pessoas de Jacobina que reflitam antes de votar.

Katia da Saúde.

Sanitarista.

Enfermeira.

Especialista em gestão pública.

Ex coordenadora do NRS.

Secretária de Saúde por três vezes.

Ex Diretora de Turismo.

Ex presidente de Associações Rurais.

Vice prefeita de Jacobina.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024
Notícias

Ex-prefeito de Barra-BA, Deonisio Ferreira de Assis – Foto: Reprodução

Na noite desta quarta-feira (14), a cidade de Barra, BA, lamentou profundamente a perda  do ex-prefeito Deonísio Ferreira de Assis, aos 78 anos de idade. Deonísio veio a falecer no Hospital Ana Marianni, onde estava internado desde a quinta-feira (8), após passar mal em sua residência.

O prefeito municipal, Artur Silva Filho, em reconhecimento à trajetória e aos relevantes serviços prestados por Deonísio à populção, decretou luto oficial por três dias em todo o município. Deonísio foi prefeito de Barra por três mandatos, deixando um legado de dedicação e comprometimento para com o desenvolvimento da cidade.

O velório do ex-prefeito está ocorrendo durante todo o dia de hoje, 15 de fevereiro, no BAC - Barra Associação Cultural, situado na Praça Barão de Cotegipe. Os cidadãos estão tendo a oportunidade de prestar suas últimas homenagens ao político.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a cerimônia de cremação está programada para amanhã, 16 de fevereiro, em Salvador, onde amigos, familiares e admiradores se despedirão de Deonísio Ferreira de Assis, mas suas memórias e contribuições continuarão a ecoar nos corações e nas mentes daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e de se beneficiar de seu trabalho em prol da cidade de Barra do Rio Grande.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp