O ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (Podemos), lançou nesta quarta-feira (19) a pré-candidatura ao executivo municipal nas eleições deste ano. Em live no Facebook com mais de 12 mil visualizações e 4,3 mil comentários, Sobral fez um apanhado de como encontrou Irecê em 2013 e do que fez a partir dali até 2016 quando deixou a prefeitura ao tentar a reeleição.
O pré-candidato a prefeito declarou estar preparado para dialogar com a cidade e ouvir os anseios da população, empresários e prestadores de serviços. Sobral disse ter valorizado os funcionários do município, feito a requalificação de serviços públicos, além de reabrir o Hospital Municipal e de entrega mais de 1 mil casas populares.
O postulante ainda falou sobre a pavimentação de 300 ruas e avenidas, construção de oito postos de saúde, e requalificação e construção de praças e áreas de Lazer. Ainda no campo das realizações, Luizinho Sobral se mostrou citou a modernização do São João e a criação do circuito do Mercadão. O ex-prefeito disse ainda que na sua gestão o Arraiá das Caraíbas “atingiu um nível de excelência com respaldo de grandes artistas da música brasileira e o reconhecimento do público”.
Segundo ele, o mesmo profissionalismo foi empregado na montagem da estrutura e na grade de atrações do Mercadão, transformado em espaço de inclusão e celebração da Cultura Nordestina. Ainda na live, o político se emocionou com depoimentos de admiradores, representantes da comunidade ireceense, lideranças políticas e correligionários.
Fonte: Bahia Notícias
A pré-candidata à prefeitura de Morro de Chapéu e vice-prefeita da cidade, Juliana Araújo (PL), apresenta propostas para o esporte e lazer para a região. Uma delas é a criação de um Fundo Municipal para o esporte, com o objetivo de captar receita via arrecadação de impostos ou compensações socioambientais a partir da iniciativa privada.
“Além disso, vou criar também o Programa de Incentivo ao Esporte, com o intuito de incentivar atletas de alto rendimento do município. Entre as modalidades contempladas estão karatê, judô, futsal, voleibol, tênis, natação, entre outras. A iniciativa é voltada a todos os atletas de destaque da cidade, que possuem títulos a níveis regionais”, explicou.
A pré-candidata propõe também a revitalização do Parque de Exposições e incentivo à realização de vaquejadas, campeonato municipal de argolinha, cavalgadas e esportes similares; a ampliação do acesso ao lazer com áreas de atividades para a juventude (skate, patins, bicicleta) e idosos (academia do Idoso, dama, xadrez, etc.).
“Vamos incentivar a atração de eventos de esporte de aventura para o município, como as corridas de bicicleta, por exemplo. Além de campeonatos municipais, a estruturação do futebol de salão e a construção de quadras poliesportivas nos maiores povoados. Incentivar o esporte e o lazer é dar novas possibilidades à população, principalmente aos jovens”, disse Juliana Araújo.
Fonte: Ascom - Juliana Araújo
A política em Irecê rumo às próximas eleições está movimentada, com articulações sendo realizadas em todos os lados pelos aspirantes em administrar uma das cidades mais importantes do Estado.
O empresário e vereador Léo da Unibel, vice presidente da Casa, na busca de construir um arco de alianças em torno do seu nome, esteve reunido cara a cara com o presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulinho, onde Léo conseguiu convencê-lo da importância de unir forças em torno do seu projeto, projetando Irecê para o futuro.
O presidente da Câmara, diz que seu colega, vereador Léo, possui muitos atributos para fazer uma boa gestão em Irecê, ao longo dos anos acumulou experiência e conhecimento na área pública, é um vereador ativo, acompanha toda movimentação da Câmara Municipal. "Vejo que Irecê terá uma boa oportunidade pela primeira vez na história de eleger um vereador para prefeito. Temos um exemplo que deu certo em Guanambi, o atual prefeito, foi vereador, e hoje faz a maior administração pública que aquele município já viu. E aqui, Léo tem serviços prestados, é capaz e merece nosso respeito, por isso estamos apoiando a sua pré-candidatura", disse.
Conversações neste sentido vêm sendo realizadas com outras lideranças que buscam uma alternativa diferente para Irecê.
Fonte: Com informações de assessoria
Na foto, Branco Leite e Valdereis – Foto: Divulgação
A vereadora Valdereis Lopes Brasileiro (PSD) é a nova integrante da base governista municipal na Câmara de Irecê. Nesta quarta-feira (12), a parlamentar rompeu com o bloco de oposição à Prefeitura de Irecê.
O anúncio sobre o apoio da vereadora ao grupo do prefeito Elmo Vaz, foi feito por uma emissora de rádio local e por ‘Branco Leite’, ex-vereador pelo município.
Valdereis possui 7 mandatos na Câmara de Irecê. Na última eleição ela obteve 949 votos, ficando na quarta colocação.
Segundo um comunicado publicado por Branco Leite, Valdereis não vai disputar a reeleição para dar apoio a um filho, pré-candidato a vereador.
Fonte: Central Notícia
Osmar Torres, pré-candidato a prefeito em Central, realizou na tarde deste sábado (08), um encontro com alguns dos pré-candidatos a vereador pelo Avante na eleições do próximo mês de novembro.
Além de fortalecer o compromisso com a candidatura de Torres para prefeito de Central, o encontro foi fundamental para discutir e apresentar um planejamento da pré-campanha para o partido.
Osmar tem uma bela história como parlamentar e prefeito, sempre muito atuante e trabalhador, conhece os problemas da cidade e faz uma política propositiva.
“ Venho recebendo o apoio de várias pessoas no município e de lideranças no Estado. Vamos continuar firmes defendendo nosso propósito que é ver uma cidade que tenha um gestor que invista na saúde, que valorize os profissionais da educação e que dê apoio aos nossos pequenos agricultores”, ressalta o pré-candidato.
Fonte: Ascom -Osmar Torres
Neste domingo, 02 de agosto, o vice-presidente do PSD de São Gabriel, popularmente conhecido por Juninho, declarou apoio ao projeto político do atual prefeito Hipólito Rodrigues. Juninho tem forte ligação com o esporte, é neto do ex-prefeito Raimundinho, e exercia papel fundamental na base oposicionista.
“Carrego comigo uma geração política através dos meus dois avôs, Raimundo Pereira Rocha, in memoriam, e Litercilio Machado da Silva. Irei trabalhar e buscar, como faço até hoje, o melhor para a nossa São Gabriel que tanto Amo”, declarou Juninho.
O prefeito agradeceu e deu boas-vindas à nova liderança. “Juninho é um jovem que representa a nova geração na política de nossa cidade. Estou muito feliz em poder contar com ele neste projeto pelo bem do nosso município”, declarou o prefeito Hipólito, que segue aumentando o número de novas alianças e fortalecendo ainda mais seu grupo político.
Diante da impossibilidade da candidatura de Edes Rocha, a oposição segue sem definir quem será o pré-candidato do grupo nas eleições deste ano.
Fonte: As informações são de assessoria
O ex-prefeito de Central, na região de Irecê, Osmar Torres (Avante) confirmou sua pré-candidatura a prefeito do município nas eleições deste ano. Eleito em 2000 com 29 votos de frente, Torres governou Central de 2001 a 2005. Ele também foi deputado estadual e um defensor da região na Assembleia Legislativa da Bahia.
A definição de sua pré-candidatura ocorreu durante reunião na manhã deste domingo (26). Ainda trabalhando em alianças, ele já conta com o apoio de outras lideranças locais e de grupos que já sinalizaram o desejo de fazer parte do projeto. ‘O encontro também serviu para fortalecer ainda mais o grupo político que está crescendo e trabalhando para eleger também vereadores nestas eleições’.
Na época em que foi gestor, Osmar Torres, entre outras iniciativas, construiu várias praças, incentivou o esporte, recuperou e encascalhou as estradas vicinais que interligam à sede aos povoados e apoiou os produtores rurais, desde da preparação do solo ao cultivo.
‘Seu Osmar’, como é carinhosamente chamado pelas as pessoas de Central, disse que sua principal meta será a geração de emprego e renda por meio da agricultura irrigada. “ Queremos construir um projeto baseado naquilo que a população espera e merece”, pontuou.
Fonte: Com informações de assessoria
Hermenito Amaral - Foto: CN
O ex-vereador Hermenito Amaral (Avante) desistiu da pré-candidatura à Prefeitura de Central nas eleições municipais, que neste ano, serão realizadas em novembro devido à pandemia do novo coronavírus.
Em um grupo de WhatsApp, Hermenito escreveu: “Oi meus amigos e minhas amigas do nosso grupo, é com muita tristeza que me despeço de vocês em relação a minha pré-candidatura a prefeito. Por motivos de ‘força maior, agradeço muito a todos vocês pela amizade que juntos construímos. Agradeço ao senhor Osmar Torres pela confiança que a mim ele dedicou”.
A reportagem entrou em contato com Hermenito, que ratificou a informação. Ele ainda agradeceu o apoio da família, das comunidades onde estão centrados seu reduto político e de todo o município. ‘ Desejo felicidades para todos os pré-candidatos’, disse.
Neste domingo (26), o grupo liderado pelo ex-prefeito Osmar Torres realizará uma reunião para definir os novos rumos na política local.
Fonte: Central Notícia
Em decisão publicada nesta terça-feira (07), o juiz Alexandre Lopes, da Zona Eleitoral de Irecê, manteve o ex-prefeito de São Gabriel Edes Rocha INELEGÍVEL pela não comprovação do pagamento de multas "às quais o réu foi condenado a cumprir".
Edes foi condenado por improbidade administrativa em função de irregularidades com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A nova decisão do magistrado foi resposta ao pedido de certidão de regularização tendo em vista às eleições 2020. A notícia provoca alvoroço nos corações da oposição: com o impedimento do nome de consenso no grupo político, quem será capaz de viabilizar uma candidatura? Começou o vale tudo!
Em recente participação no programa Jornal da 101, da 101 News FM, o vereador Ninho de Enoque e o empresário Normandes Rocha, dois pretensos pré-candidatos, declinaram ao propósito em apoio a Edes. E agora?
Fonte: Como informações do site Sertão Baiano
A Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores em Irecê indicou o vereador Tertinho como pré-candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito e aliado Elmo Vaz (PSB) nas eleições de 2020. Tertinho é técnico agropecuário, detentor de sete mandatos de vereador, três vezes presidente da Câmara Municipal e foi líder de governo no primeiro biênio da gestão do prefeito Elmo Vaz.
"O PT através da Executiva definiu que o vice do PT nas eleições de 2020 em Irecê é Tertinho, apresentará a indicação ao coletivo dos presidentes dos partidos que são da base política do prefeito, e a palavra final será do grande timoneiro desse processo político, que é o prefeito Elmo Vaz", explica o vice-presidente do PT na Bahia, Gutierres Barbosa.
No documento publicado pela direção municipal após reunião nesta sexta-feira (3), o PT em Irecê agradeceu ao atual vice-prefeito Erício Batista, que cumpriu um importante papel neste período, mas reforçou que a indicação de Tertinho foi construída a partir da necessidade de aumentar o diálogo do partido com setores estratégicos da cidade.
"Erício Batista cumpriu uma função importante para o PT em 2016, quando foi escolhido, no entanto o Partido apresenta uma nova alternativa para a vice-prefeitura de Irecê, pois neste momento o importante são os setores sociais que Tertinho agrega, sua capacidade de diálogo forte com setores do micro-empresariado, médicos, professores, agricultores. Ele tem uma consistência política para o enfrentamento que queremos fazer contra o nosso principal adversário do governo do estado em Irecê", reforça o vice-presidente do PT.
O deputado estadual Jacó afirmou que o PT reconhece a importância de continuar compondo a chapa do Executivo em Irecê na condição de vice-prefeito, mas que se trata de uma nova etapa. "É um outro ciclo, e nosso entendimento, e o da Executiva também, é que o vereador Tertinho é quem oferece as melhores condições para compor com o prefeito Elmo".
O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, manifestou-se em nota e vídeo, e disse que está "muito feliz com os rumos da política em Irecê". Ele elogiou a gestão do prefeito Elmo Vaz e disse que a composição de uma chapa com Tertinho engrandece a cidade.
"Esta aliança da vitória, somados aos constantes investimentos do Governo do Estado e atuação de diversos líderes colocam Irecê com uma das cidades que mais realizará conquistas ao seu povo. Contem com o meu apoio neste projeto para que juntos possamos construir um legado vitorioso em Irecê".
Leia na íntegra o que defende o PT para Irecê com Tertinho pré-candidato a vice-prefeito:
1. O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras se tornou o maior partido da América Latina em função da grande capacidade dos seus militantes e dirigentes de transformar este partido numa ferramenta de luta da classe trabalhadora.
2. Foi o PT que levou mais de 30 milhões de brasileiros e brasileiras a sair da linha da pobreza, colocou o nosso país entre os países mais desenvolvidos em apenas 13 anos dos governos Lula e Dilma. r
3. Na Bahia, os nossos 13 anos e meio de governo, elevaram o padrão de vida dos baianos e das baianas, colocando nosso estado em outro patamar político, económico e social.
4. Este processo só foi possível pela capacidade e liderança política dos nossos governadores Wagner e Rui Costa que, através do diálogo, mantiverem ao longo destes 13 anos uma relação de estabilidade política com diversos partidos da base aliada.
5. O ano de 2020 se tornou promissor para o crescimento e fortalecimento do nosso partido em todo o Território de Irecê. Vamos disputar chapa majoritária em treze dos vinte municípios do Território e ainda teremos chapa de vereadores e vereadoras em todos os municípios, colocando novamente, assim o PT no centro da hegemonia política do território.
6. Neste sentido, o município de Irecê sempre foi uma cidade pólo e irradiador da política regional, tanto do PT, como dos demais partidos políticos, por ser a cidade “mãe” do território e sede de todos órgãos do governo do estado.
7. Em Irecê à esquerda e a direita sempre polarizaram na disputa política municipal e na última eleição elegemos um aliado de primeira hora do governo estadual, membro do PSB, o prefeito Elmo Vaz que derrotou o aliado de ACM Neto no município e o PT participou desta chapa com o vice-prefeito Erício Batista, que cumpriu um importante papel neste período, exercendo a função e defendendo os interesses partidários.
8. Com a renovação política na direção do PT local, o PT passou a ter uma maior capacidade de incidir politicamente no município, atraindo na janela partidária, dois grandes parlamentares, e formando uma chapa de pré-candidatos que permitirá ao PT eleger uma bancada de Vereadores e vereadoras. Além disso, a representação do poder legislativo estadual, através do mandato do Deputado Jacó Lula da Silva, único deputado eleito neste território.
9. Neste ano, sabemos que não podemos vacilar na nossa tática eleitoral e temos duas grandes tarefas: reeleger o projeto que vem dando certo em Irecê, encabeçado pelo prefeito Elmo Vaz, reeleger o mandato popular do vereador Murilo e eleger uma bancada de vereadores e vereadoras, garantindo assim a força do PT e seus aliados, preparando para a disputa em 2022. Derrotar os fascistas e seus aliados é tarefa obrigatória de todos nós.
10. Para isto em Irecê é de fundamental importância que o PT continue na vaga de vice-prefeito na chapa do nosso aliado do PSB, Elmo Vaz. indicando assim o companheiro Tertuliano Leal Libório – “Tertinho”, que possui as condições políticas para o enfrentamento ao nosso adversário, aliado de primeira hora do bolsonarismo e seu principal aliado na Bahia. ACM Neto. O nome do vereador “Tertinho*’ não é fruto de suas inclinações pessoais, mas de um diálogo sobre a conjuntura política local que apontam urgentemente a necessidade de aproximação com setores da sociedade (empresariados, comerciários) que sempre demonstraram decisivos no resultado eleitoral. Reputamos também que esse direcionamento é fruto de uma diálogo mais amplo com o grupo político da base do prefeito.
12. Em todas as eleições anteriores, em nosso município, prevaleceu o coletivo de presidentes de partidos da base de governo como método de definição de pré-candidato a vice-prefeito. Esse método sagrou-se vitorioso em todas as eleições onde a esquerda de Irecê venceu os sobralistas (grupo carlista local).
13. Diante do exposto, esta Comissão Executiva Municipal, reafirma seu compromisso com a reeleição do prefeito Elmo Vaz, permanecendo o PT com a vaga de vice-prefeito e indicando o nome do vereador Tertinho como representante do PT na chapa, sendo que a homologação será feita pelo coletivo de presidentes de partidos da base aliada de Elmo Vaz, no diálogo com os vereadores da base e com a palavra final do prefeito, o grande líder desse projeto.
14. A reeleição de Elmo Vaz com Tertinho na vice e da bancada de vereadores e vereadoras do PT, dará as condições para derrotarmos o líder do bolsonarismo e do carlismo no município.
15. Viva o PT de Irecê, Bahia e Brasil
Fonte: Ascom - Deputado Estadual Jacó
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...