A pré-candidata a prefeita e vice-prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), apresenta propostas para a cultura da região. Ela criou um projeto intitulado ‘Plano Gestor Cultural’, para servir como campo de ideias práticas, teóricas, filosóficas, e como norte para a gestão da cultura municipal de Morro do Chapéu.
“Vejo a cultura como a melhor forma de manter, praticar e construir valores com os fazeres artísticos, costumes, simbologias além de ser sustentáveis na garantia identitária. A cultura é produto atrativo para o turismo mostrando sua diversidade, desde as apresentações corporais, plásticas, gastronômicas e ambientais. Fazendo um fluxo diversificado na atração de renda e geração de empregos através das artes e costumes”, disse.
No projeto, Juliana Araújo traçou metas de curto, médio e longo prazo no âmbito cultural. Serão contempladas a arte e educação; artes tradicionais; patrimônios culturais; editais culturais do município; políticas de mercado cultural; fortalecimento dos espaços culturais na sede e no interior e cursos de formação nas diversas áreas artísticas.
“Nosso objetivo maior é valorizar os artistas locais. Vamos resgatar as festas tradicionais religiosas como o Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora da Graça, a padroeira da cidade. Mas também não podemos esquecer Do dia do Evangélico, dia 23 de outubro, onde pretendemos apoiar um grande festival da música gospel”, frisou.
Juliana Araújo afirmou que a cultura vai estimular o resgate da história de Morro do Chapéu.
“Queremos fazer um cinema itinerante, teatro itinerante nos bairros e povoados, resgatar o festival de fanfarras, e nas escolas colocar aulas de fanfarras para os alunos aprenderem algum instrumento”, disse.
Fonte: Ascom - Juliana Araújo
O ex-prefeito de Central, Osmar Torres e seu grupo político declararam na noite desta quarta-feira (19) apoio à pré-candidatura a prefeito do médico Dihego Almeida Maciel, na disputa nas eleições deste ano.
No mês passado, Torres havia anunciado a pretensão de se candidatar ao pleito deste ano (veja aqui). Em um grupo de whatsApp, Dihego Maciel, escreveu: “Boa noite meus amigos e agora parceiros de luta, fico muito feliz e animado com essa união. Um forte abraço a todos!”.
A reportagem contatou o ex-prefeito, que confirmou a informação. Agora, além de Dr. Dihego, o município de Central conta com mais três postulantes ao cargo de prefeito. São eles: Ilmário Caetano, Tarcísio Rodrigues e Renato do Boi.
Fonte: Central Notícia
O ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (Podemos), lançou nesta quarta-feira (19) a pré-candidatura ao executivo municipal nas eleições deste ano. Em live no Facebook com mais de 12 mil visualizações e 4,3 mil comentários, Sobral fez um apanhado de como encontrou Irecê em 2013 e do que fez a partir dali até 2016 quando deixou a prefeitura ao tentar a reeleição.
O pré-candidato a prefeito declarou estar preparado para dialogar com a cidade e ouvir os anseios da população, empresários e prestadores de serviços. Sobral disse ter valorizado os funcionários do município, feito a requalificação de serviços públicos, além de reabrir o Hospital Municipal e de entrega mais de 1 mil casas populares.
O postulante ainda falou sobre a pavimentação de 300 ruas e avenidas, construção de oito postos de saúde, e requalificação e construção de praças e áreas de Lazer. Ainda no campo das realizações, Luizinho Sobral se mostrou citou a modernização do São João e a criação do circuito do Mercadão. O ex-prefeito disse ainda que na sua gestão o Arraiá das Caraíbas “atingiu um nível de excelência com respaldo de grandes artistas da música brasileira e o reconhecimento do público”.
Segundo ele, o mesmo profissionalismo foi empregado na montagem da estrutura e na grade de atrações do Mercadão, transformado em espaço de inclusão e celebração da Cultura Nordestina. Ainda na live, o político se emocionou com depoimentos de admiradores, representantes da comunidade ireceense, lideranças políticas e correligionários.
Fonte: Bahia Notícias
A pré-candidata à prefeitura de Morro de Chapéu e vice-prefeita da cidade, Juliana Araújo (PL), apresenta propostas para o esporte e lazer para a região. Uma delas é a criação de um Fundo Municipal para o esporte, com o objetivo de captar receita via arrecadação de impostos ou compensações socioambientais a partir da iniciativa privada.
“Além disso, vou criar também o Programa de Incentivo ao Esporte, com o intuito de incentivar atletas de alto rendimento do município. Entre as modalidades contempladas estão karatê, judô, futsal, voleibol, tênis, natação, entre outras. A iniciativa é voltada a todos os atletas de destaque da cidade, que possuem títulos a níveis regionais”, explicou.
A pré-candidata propõe também a revitalização do Parque de Exposições e incentivo à realização de vaquejadas, campeonato municipal de argolinha, cavalgadas e esportes similares; a ampliação do acesso ao lazer com áreas de atividades para a juventude (skate, patins, bicicleta) e idosos (academia do Idoso, dama, xadrez, etc.).
“Vamos incentivar a atração de eventos de esporte de aventura para o município, como as corridas de bicicleta, por exemplo. Além de campeonatos municipais, a estruturação do futebol de salão e a construção de quadras poliesportivas nos maiores povoados. Incentivar o esporte e o lazer é dar novas possibilidades à população, principalmente aos jovens”, disse Juliana Araújo.
Fonte: Ascom - Juliana Araújo
A política em Irecê rumo às próximas eleições está movimentada, com articulações sendo realizadas em todos os lados pelos aspirantes em administrar uma das cidades mais importantes do Estado.
O empresário e vereador Léo da Unibel, vice presidente da Casa, na busca de construir um arco de alianças em torno do seu nome, esteve reunido cara a cara com o presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulinho, onde Léo conseguiu convencê-lo da importância de unir forças em torno do seu projeto, projetando Irecê para o futuro.
O presidente da Câmara, diz que seu colega, vereador Léo, possui muitos atributos para fazer uma boa gestão em Irecê, ao longo dos anos acumulou experiência e conhecimento na área pública, é um vereador ativo, acompanha toda movimentação da Câmara Municipal. "Vejo que Irecê terá uma boa oportunidade pela primeira vez na história de eleger um vereador para prefeito. Temos um exemplo que deu certo em Guanambi, o atual prefeito, foi vereador, e hoje faz a maior administração pública que aquele município já viu. E aqui, Léo tem serviços prestados, é capaz e merece nosso respeito, por isso estamos apoiando a sua pré-candidatura", disse.
Conversações neste sentido vêm sendo realizadas com outras lideranças que buscam uma alternativa diferente para Irecê.
Fonte: Com informações de assessoria
Na foto, Branco Leite e Valdereis – Foto: Divulgação
A vereadora Valdereis Lopes Brasileiro (PSD) é a nova integrante da base governista municipal na Câmara de Irecê. Nesta quarta-feira (12), a parlamentar rompeu com o bloco de oposição à Prefeitura de Irecê.
O anúncio sobre o apoio da vereadora ao grupo do prefeito Elmo Vaz, foi feito por uma emissora de rádio local e por ‘Branco Leite’, ex-vereador pelo município.
Valdereis possui 7 mandatos na Câmara de Irecê. Na última eleição ela obteve 949 votos, ficando na quarta colocação.
Segundo um comunicado publicado por Branco Leite, Valdereis não vai disputar a reeleição para dar apoio a um filho, pré-candidato a vereador.
Fonte: Central Notícia
Osmar Torres, pré-candidato a prefeito em Central, realizou na tarde deste sábado (08), um encontro com alguns dos pré-candidatos a vereador pelo Avante na eleições do próximo mês de novembro.
Além de fortalecer o compromisso com a candidatura de Torres para prefeito de Central, o encontro foi fundamental para discutir e apresentar um planejamento da pré-campanha para o partido.
Osmar tem uma bela história como parlamentar e prefeito, sempre muito atuante e trabalhador, conhece os problemas da cidade e faz uma política propositiva.
“ Venho recebendo o apoio de várias pessoas no município e de lideranças no Estado. Vamos continuar firmes defendendo nosso propósito que é ver uma cidade que tenha um gestor que invista na saúde, que valorize os profissionais da educação e que dê apoio aos nossos pequenos agricultores”, ressalta o pré-candidato.
Fonte: Ascom -Osmar Torres
Neste domingo, 02 de agosto, o vice-presidente do PSD de São Gabriel, popularmente conhecido por Juninho, declarou apoio ao projeto político do atual prefeito Hipólito Rodrigues. Juninho tem forte ligação com o esporte, é neto do ex-prefeito Raimundinho, e exercia papel fundamental na base oposicionista.
“Carrego comigo uma geração política através dos meus dois avôs, Raimundo Pereira Rocha, in memoriam, e Litercilio Machado da Silva. Irei trabalhar e buscar, como faço até hoje, o melhor para a nossa São Gabriel que tanto Amo”, declarou Juninho.
O prefeito agradeceu e deu boas-vindas à nova liderança. “Juninho é um jovem que representa a nova geração na política de nossa cidade. Estou muito feliz em poder contar com ele neste projeto pelo bem do nosso município”, declarou o prefeito Hipólito, que segue aumentando o número de novas alianças e fortalecendo ainda mais seu grupo político.
Diante da impossibilidade da candidatura de Edes Rocha, a oposição segue sem definir quem será o pré-candidato do grupo nas eleições deste ano.
Fonte: As informações são de assessoria
O ex-prefeito de Central, na região de Irecê, Osmar Torres (Avante) confirmou sua pré-candidatura a prefeito do município nas eleições deste ano. Eleito em 2000 com 29 votos de frente, Torres governou Central de 2001 a 2005. Ele também foi deputado estadual e um defensor da região na Assembleia Legislativa da Bahia.
A definição de sua pré-candidatura ocorreu durante reunião na manhã deste domingo (26). Ainda trabalhando em alianças, ele já conta com o apoio de outras lideranças locais e de grupos que já sinalizaram o desejo de fazer parte do projeto. ‘O encontro também serviu para fortalecer ainda mais o grupo político que está crescendo e trabalhando para eleger também vereadores nestas eleições’.
Na época em que foi gestor, Osmar Torres, entre outras iniciativas, construiu várias praças, incentivou o esporte, recuperou e encascalhou as estradas vicinais que interligam à sede aos povoados e apoiou os produtores rurais, desde da preparação do solo ao cultivo.
‘Seu Osmar’, como é carinhosamente chamado pelas as pessoas de Central, disse que sua principal meta será a geração de emprego e renda por meio da agricultura irrigada. “ Queremos construir um projeto baseado naquilo que a população espera e merece”, pontuou.
Fonte: Com informações de assessoria
Hermenito Amaral - Foto: CN
O ex-vereador Hermenito Amaral (Avante) desistiu da pré-candidatura à Prefeitura de Central nas eleições municipais, que neste ano, serão realizadas em novembro devido à pandemia do novo coronavírus.
Em um grupo de WhatsApp, Hermenito escreveu: “Oi meus amigos e minhas amigas do nosso grupo, é com muita tristeza que me despeço de vocês em relação a minha pré-candidatura a prefeito. Por motivos de ‘força maior, agradeço muito a todos vocês pela amizade que juntos construímos. Agradeço ao senhor Osmar Torres pela confiança que a mim ele dedicou”.
A reportagem entrou em contato com Hermenito, que ratificou a informação. Ele ainda agradeceu o apoio da família, das comunidades onde estão centrados seu reduto político e de todo o município. ‘ Desejo felicidades para todos os pré-candidatos’, disse.
Neste domingo (26), o grupo liderado pelo ex-prefeito Osmar Torres realizará uma reunião para definir os novos rumos na política local.
Fonte: Central Notícia
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...