Domingo, 30 de Outubro de 2022
Notícias

É com grande tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ivanilda Maria de Sousa, aos 78 anos no município de Irecê. Dona Vani, como era carinhosamente conhecida, é avó da servidora Alba Soene de Sousa, diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras.

Dona Vani residiu em Barreiras, mas nos últimos anos, retornou à Irecê para ficar ao lado das filhas, deixando um laço forte de amor, cuidado e proteção materna. Sua vida foi sempre dedicada à família, ajudando cuidar dos netos e bisnetos, levando a palavra de respeito, educação e laço fraterno. Ela deixa enlutados os filhos Maria, Ivaneide, Edivani, Ivanice, Joaquim, Carlos, Odaelson e Elivanir, os 19 netos, 16 bisnetos, familiares e amigos.

Neste momento de dor e consternação, rogamos a Deus conforto a todos e nos unimos aos servidores da Secretaria de Educação, colegas de Alba Soene e familiares de dona Ivanilda Maria de Souza, pedindo forças para superar essa irreparável perda.

Barreiras, 28 de outubro de 2022

Zito Barbosa

Prefeito de Barreiras

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Outubro de 2022
Notícias

A Prefeitura de Uibaí realizou em todas Unidades de Saúde do município uma série de apresentações sobre os cuidados para prevenção do câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres de todo o mundo.

Durante todo mês, em alusão ao Outubro Rosa, foram realizadas palestras e atividades com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenir a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 66.280 novos casos para 2022 em todo País.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022
Notícias

Com a Bahia possuindo o maior número de imóveis rurais cadastrados no sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) (veja aqui), das 10 cidades baianas com maior área registrada, sete delas estão na região oeste do estado.

Entre as cidades que estão com a maior área registrada estão: Formosa do Rio Preto, São Desidério, Correntina, Jaborandi, Cocos, Barreiras e Riachão das Neves. No top 10 ainda constam os municípios de Pilão Arcado, Sento Sé e Barra. Os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), divulgados após pedido da Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas.

Entre as cidades com menor número de área dos imóveis rurais registrados estão Itaparica, Salvador, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Muritiba, Governador Mangabeira, Vera Cruz, Conceição do Jacuípe, Simões Filho e Saubara.

Especialistas afirmam que o Cadastro Ambiental Rural, CAR, criado com o Código Florestal de 2012, precisa ser melhor acompanhado já que grileiros têm aproveitado a opção de autodeclaração da posse das terras para fraudes

Em maio, em audiência na Comissão de Meio Ambiente no Senado Federal, o vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade, João Paulo Capobianco, disse que são 6 milhões e 500 mil cadastros, mas poucos referendados pelo poder público.

"Quando nós olhamos quanto desses cadastros foram analisados na sua regularidade? Pelos órgãos públicos? Apenas 26.631 imóveis foram analisados. Isso representa 0,43%. Ou seja, menos de 0,5% dos cadastros incluídos no CAR em dez anos foram validados pelos órgãos públicos", indicou.

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, e regulamentado pelo Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, e pela Instrução Normativa MMA nº 2, de 5 de maio de 2014, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais.

A finalidade é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Outubro de 2022
Notícias

Perícia realizada na segunda-feira (24) pela Polícia Federal aponta indícios de que o bolsonarista Roberto Jefferson (PTB) premeditou a reação violenta contra o delegado e agentes que foram à sua casa no último domingo (23) cumprir uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A suspeita é a de que o ex-deputado e aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) montou o cenário após sua filha ter, na sexta (21), divulgado nas redes sociais vídeo em que ele xinga Cármen Lúcia, ministra do STF, associando-a a termos como “prostitutas”, “arrombadas” e “vagabundas”.

O laudo da perícia deve ficar pronto nos próximos dias. A PF ainda tenta identificar se Jefferson fez o vídeo de propósito para provocar sua prisão ou se a premeditação ocorreu após a repercussão.

Entre os elementos encontrados está um tripé para gravação de imagens e fita adesiva utilizada nas granadas. A perícia também encontrou marcas de 60 tiros de fuzil. Em depoimento, o político citou mais de 50, além de três granadas.

Cumprindo prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, o ex-deputado voltou a ser preso na noite deste domingo (23) após disparar tiros e atirar granadas contra policiais federais que foram à sua casa, em Levy Gasparian (RJ), cumprir ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele feriu dois policiais e foi indiciado sob suspeita de quatro tentativas de homicídio contra policiais.

A decisão de prisão foi dada porque o ex-deputado descumpriu medidas impostas pelo STF em uma ação penal em que ele é réu por sob acusação de calúnia, incitação ao crime de dano contra patrimônio público e homofobia. Ele estava proibido de dar entrevistas, receber visitar e usar redes sociais.

Em um primeiro momento, o presidente Jair Bolsonaro criticou tanto a reação de Jefferson como as decisões do STF. Horas depois, após a repercussão do caso, passou a chamar ok aliado de “bandido” e prestou solidariedade aos policiais feridos.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 25 de Outubro de 2022
Notícias

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) realizou assembleias nessa segunda-feira (24) e no último sábado (22) com os funcionários das obras dos parques eólicos São Vítor e Assuruá, nos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. Mais de 800 operários estão envolvidos nessas construções.

Nos encontros, o presidente do sindicato, Irailson Warneaux, o Gazo, e demais dirigentes vão apresentar os resultados das negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), entre eles a reivindicação de obter a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). Durante a assembleia, também será discutida a conjuntura política e econômica do país neste final de ano, além de iniciar o debate sobre a pauta da Campanha Salarial 2023.

Irailson Gazo tem se dedicado nesta semana a realizar assembleias por todo o estado com trabalhadores da indústria pesada. Na última quarta-feira (19), ele esteve em Juazeiro, onde se reuniu com funcionários que estão construindo o complexo solar Futura I. Na quinta e sexta-feira (20 e 21), ele se reuniu com operários de parques eólicos em Umburanas e em Ourolândia. Até o final deste mês, serão 10 cidades. Após Xique-Xique, ele visitará Seabra, Boninal e Novo Horizonte.

O complexo Ventos de São Vítor, em Xique-Xique, é a primeira obra da empresa Essentia Energia na Bahia. As obras do parque eólico começaram em março do ano passado, mobilizam atualmente 150 operários ligados ao Sintepav-BA e possuem investimento de R$ 2,3 bilhões. A previsão é de que as turbinas entrem em operação total a partir do primeiro trimestre de 2023. A obra emprega pessoas dos municípios de Xique-Xique, Gentio do Ouro e Itaguaçu da Bahia.

Já o Complexo Assuruá, que se estende pelos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro, está com obras de expansão, com os parques eólicos Assuruá 4 e Assuruá 5. O empreendimento pertence à empresa Ômega Energia e deve entrar em operação total no começo de 2023. Mais de 650 operários sindicalizados pelo Sintepav-BA estão envolvidos.

Segundo estudos da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o índice de desenvolvimento humano de cidades que recebem projetos eólicos mostram crescimento médio 20% superior em comparação aos demais.

Conforme levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o Brasil, conforme dados, é o segundo lugar entre os países com maior número de vagas de emprego em energias renováveis. O relatório anual divulgado pela entidade mostrou que o país fica atrás apenas da China. Atualmente, no Brasil, há 1,158 milhão de empregos em energias renováveis, enquanto a China tem 4,361 milhões.

Fonte: Ascom/Sintepav-BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 23 de Outubro de 2022
Notícias

Uma mulher foi presa por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, após ser encontrada com drogas e cartuchos de pistolas calibres 32 e 380. Material foi apreendido, na manhã da última quinta-feira (20), em um bar localizado no ‘Mercadão de Irecê’.

Conforme detalhou o comandante da unidade, major Matheus Alcântara, a prisão aconteceu após patrulhamento de rotina na localidade.

“Já é um local em que nós costumamos realizar o patrulhamento por conta das denúncias de tráfico de drogas e, desta vez, conseguimos encontrar essa senhora. Acreditamos que ela usava o bar para disfarçar a venda dos entorpecentes”, disse.

No local foram encontrados uma sacola de maconha, outra repleta de trouxinhas da erva, 23 papelotes de cocaína, oito cartuchos de pistola calibres 32 e 80, uma balança e R$ 330.

Todo o material foi encaminhado, junto com a suspeita, para a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Irecê para as providências de polícia Judiciária.

Fonte: SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 22 de Outubro de 2022
Notícias

Programa atende pequenos produtores rurais da região em parceria com o Sebrae e o Senar

Mais de 700 pessoas lotaram o auditório do Espaço Granfest nesta quinta-feira (20), em Irecê, para prestigiar o evento de apresentação dos resultados e perspectivas para o semiárido do AgroNordeste. O programa do Governo Federal atende cerca de 10 mil agricultores na Bahia, em parceria com o Sebrae e o Senar. O evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Marcos Montes, do presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda Oliveira, do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, entre outras autoridades. Na Bahia, o AgroNordeste atua em três territórios: Centro-Norte, com os municípios de Irecê e Jacobina; no Norte, em Juazeiro; e na região de Feira de Santana.

Durante o evento, foram premiados pequenos produtores da região de Irecê, que se destacaram após as capacitações e consultorias realizadas pelo Sebrae e pelo Senar. Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, esse apoio dado aos pequenos produtores é fundamental para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. “A agricultura precisa cada vez mais de apoio por ser uma locomotiva do Brasil que fomenta a economia. A nossa parceria com o ministério da agricultura e com o Senar é fundamental para levar assistência técnica e capacitações para o produtor rural. O Sebrae, além de fomentar iniciativas que apoiam o agronegócio, está sempre presente para apoiar o microempreendedor”, afirmou o superintendente.

O gerente do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, destacou a importância dessa parceria para os resultados positivos obtidos através do AgroNordeste. “Estamos construindo ótimos resultados nas propriedades rurais atendidas através do programa. Com a implantação das consultorias de Boas Práticas Agrícolas, por exemplo, o agricultor aumenta a produção, organiza a gestão do negócio e, consequentemente, tem mais rentabilidade. Com o homem do campo tendo renda, a economia gira e a qualidade de vida melhora para toda a família”, pontuou Edirlan.

O ministro da agricultura, Marcos Montes, parabenizou os produtores durante a sua fala e destacou a força da agricultura familiar da região de Irecê. “Temos visto exemplos muito expressivos aqui na região. Um agricultor que planta em uma pequena área rural, está tendo uma lucratividade muito acima de muitos que estão produzindo em propriedades maiores. Isso é fruto das capacitações e consultorias que estão sendo realizadas através do AgroNordeste. Saio daqui entusiasmado e muito feliz com os resultados”, concluiu o ministro.

O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Com complementaridade e sinergia conjuga ações que visam o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 22 de Outubro de 2022
Notícias

A Câmara de Vereadores de Irecê aprovou reconhecimento por meio de uma Moção de Aplausos e Congratulações, de autoria do vereador Toinho do Judô (Republicanos), à jovem judoca Maria Clara, pela conquista de medalha representando Irecê na seletiva Nacional de Judô 2022 – disputada em Curitiba. A aprovação aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), durante sessão ordinária.

A seletiva aconteceu entre os dias 13 e 14 de outubro, na capital paranaense. Mais de 200 atletas, de várias regiões do país, competiram por uma vaga na competição que classifica nomes representantes da Seleção Brasileira e, em dois dias de combates, provaram que o nível de judô no Brasil aumenta cada vez mais.

A homenagem se justifica pela conquista da medalha de prata, por Maria Clara, a terceira melhor atleta em sua categoria, no individual geral. Na oportunidade, o vereador Toinho do Judô parabenizou a atleta pelo empenho e destacou que a homenagem prestada se estende também a todos os senseis e esportistas da Associação Kamakura de Judô de Irecê, que se dedicam a fazer o esporte se expandir cada vez mais.

Fonte: Caraíbas FM



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 21 de Outubro de 2022
Notícias

Um incêndio em um ferro-velho assustou moradores da cidade de Irecê, na madrugada desta sexta-feira (21). O fogo se aproximou das casas e fez com que as pessoas tirassem móveis de dentro dos imóveis. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações da Polícia Militar, o incêndio foi controlado com a ajuda de seis carros-pipa e um veículo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

A Neoenergia Coelba foi acionada para verificar danos na energia elétrica da região, mas não encontrou problemas nas residências. Ainda não há informações sobre a causa do incêndio.

Fonte: G1 Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 21 de Outubro de 2022
Notícias

No início do mês de outubro, o superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, e as diretoras da 1ª e 2ª Diretorias de Controle Externo, Analú Barbosa e Karina Franco, realizaram uma inspeção técnica nas sedes das Inspetorias Regionais situadas nos municípios de Feira de Santana, Itaberaba, Irecê e Jacobina. Foram levantados e discutidos durante a visita, assuntos administrativos, de pessoal e, especialmente, de infraestrutura física das sedes.

Após a inspeção, a equipe concluiu que os imóveis das inspetorias de Irecê e Jacobina (11ª e 23ª Irces) não atendem às diretrizes da Política de Acessibilidade do TCM, instituída pela Resolução nº 1386/2019, vez que dificultam o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos ambientes, serviços e recursos materiais disponíveis nos locais. Foi determinado, desta forma, a locação de novos imóveis, que atendam não apenas a política do tribunal, mas também as determinações contidas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146) e as normas da ABNT NBR 9050/2020.

No caso de Jacobina, a obra de reforma para adequação do novo imóvel às necessidades dos servidores TCM já aconteceu e, em breve, serão montados os novos mobiliários de acordo com o layout aprovado pelo inspetor da unidade. Já em Irecê, a obra de reforma da nova sede está em licitação.

Política de Acessibilidade – Aprovada em outubro de 2019, a Política de Acessibilidade do TCM se destina, particularmente, a garantir os direitos das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tendo por base os princípios do respeito pela dignidade inerente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; da plena e efetiva participação na sociedade dessas pessoas; da não discriminação; do respeito pela diferença e da aceitação da diversidade humana; e a igualdade de oportunidades.

Na sua execução, o TCM atuará na identificação e eliminação de barreiras – físicas e de comunicação – que impedem ou limitam as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, aos serviços, ao mobiliário e às instalações internas e externas da Corte. Além disso, será garantido atendimento prioritário especializado e imediato a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e difundida a linguagem em Libras – como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp