Instituição no município fica mais preparada para atender um maior volume de assistidos da comarca de Irecê e otimizar os serviços prestados à população.
A ampliação das novas instalações e equipamentos da unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) em Irecê foi celebrada em cerimônia oficial no dia 29 de setembro, nesta quinta-feira, às 9h30. Com a reforma, a sede da Instituição no município fica mais preparada para atender um maior volume de assistidos da comarca de Irecê e permitirá melhor gerenciamento das atividades defensoriais, otimizando os serviços prestados à população.
A sede da DPE/BA em Irecê está situada na Rua Antônio Carlos Magalhães, 84, Centro. A cerimônia de inauguração da 2ª fase contará com a presença do defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, da subdefensora geral, Firmiane Venâncio, além de integrantes da Administração Superior da DPE/BA e autoridades locais.
Instituição essencial no acesso à Justiça, entre os serviços prestados gratuitamente pela Defensoria estão acordos de alimentos (pensão alimentícia), reconhecimento de paternidade, divórcio, retificação de documentação pessoal, habeas corpus, indenizações por danos materiais ou morais, inventário, defesa penal, saúde pública, orientações jurídicas, entre outros.
Pode procurar a Defensoria qualquer cidadão que esteja em situação de vulnerabilidade ou que não tenha condições de pagar um advogado particular e as custas judiciais (gastos necessários para o trâmite das ações na Justiça).
Fonte: Ascom - DPE/BA
Em Morro do Chapéu, adolescente de 13 anos tenta atacar colegas e colocar fogo em escola
Na cidade de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, um aluno da escola municipal Yêda Barradas Carneiro, de 13 anos, tentou colocar fogo nas escola e atacar os próprios colegas. Ele estava armado com uma faca, além de utilizar materiais inflamáveis.
Em nota, A Prefeitura de Morro do Chapéu, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), lamentou o ocorrido e disse que o aluno supostamente entrou em surto. O caso ocorreu na manhã dessa terça-feira (27), por volta das 7h30.
“Após iniciada as aulas do período da manhã, um aluno de 13 anos, do 8º ano, se dirigiu ao banheiro, trocou a farda por uma roupa preta com capuz e retornou portando materiais inflamáveis e armado com uma faca, tentando em seguida colocar fogo nas dependências da escola.
Ainda conforme o comunicado, rapidamente os professores e demais funcionários da escola retiraram todos os alunos de dentro da escola. Não houve feridos, apenas pequenos danos na estrutura da escola.
A polícia foi acionada para conter o adolescente. O menor foi conduzido pela equipe do Conselho Tutelar para as medidas cabíveis.
Fonte: Da Redação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um casal que realizava o transporte irregular de mais de 75 quilos de emulsão explosiva no interior de um veículo RENAULT/LOGAN. Além dos explosivos, foi encontrado uma caixa de detonadores.
A abordagem ocorreu no quilômetro 749 da BR-101, no município de Itabela (BA). Os artefatos eram transportados em duas bolsas no porta-malas do automóvel. Aos policiais, o condutor alegou que pegou a carga na cidade de Xique-Xique (BA) e a levaria à Teixeira de Freitas (BA).
Este tipo de explosivo é comumente utilizado por quadrilhas especializadas em roubos a carro-forte e caixas eletrônicos. Após o flagrante, o condutor, a passageira e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Civil na cidade de Itabela para que fossem adotados os procedimentos cabíveis.
Fonte: PRF-BA
Durante o mês de setembro foram executadas atividades de conscientização, discussão e reflexão sobre o suicídio
Pertencente à Ânima Educação, a Ages realizou diversas ações de conscientização, discussão e reflexão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, nos campi de Irecê, Jacobina e Senhor do Bonfim, no Centro-Norte baiano.
Planejadas e executadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI), foram trabalhadas temáticas que envolveram educadores e discentes nas atividades de valorização da vida.
De acordo com a psicóloga do NAPI, Isa Santana, esses momentos são essenciais para ouvir o outro, compartilhar ideias, vivências e maneiras de autocuidado. “Além de ser uma excelente oportunidade para gerar reflexão acerca da campanha do Setembro Amarelo e a conscientização sobre saúde mental”, ressaltou a profissional.
No dia 05 de setembro foi realizado o ‘Momento da Leitura’ com o livro ‘Não Nascemos Prontos’, do filósofo e escritor Mário Sergio Cortella, que possibilitou reflexão e interação dos líderes da Ages. A atividade aconteceu simultaneamente nas três cidades.
‘O que o meu filho quer me dizer?’ Foi o tema da palestra voltada aos colaboradores que são pais e aconteceu em Irecê no dia 02/09, em Jacobina dia 15/09, e em Senhor do Bonfim no dia 16/09.
Cento e vinte discentes participaram no dia 14 de setembro da roda de conversa ‘Setembro Amarelo: Informar é prevenir’, o momento permitiu troca de conhecimento entre os alunos dos três campi e uma psicóloga convidada.
As atividades do Setembro Amarelo foram finalizadas nos dias 22 e 23 com o cine-debate para os educadores, num momento de leveza e com relatos que reforçam ainda mais a importância da inclusão, empatia, autocuidado e amor à vida.
Fonte: Ascom - Ages
Um incêndio atingiu uma área de vegetação no município de Jacobina, na Chapada Diamantina, na noite de segunda-feira (26), por volta das 19h, perto do bairro ‘Catuaba’.
O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros ainda na mesma noite. Até então, não há informações sobre as causas do incêndio.
Contudo, populares dizem que as chamas iniciaram após uma queima de fogos de artifício, durante carreata política. Ninguém se feriu.
Fonte: G1 Bahia
Na última sexta-feira (23), a Polícia Civil de Irecê realizou diligências a fim de recuperar aparelhos celulares que foram furtados/roubados na cidade.
De acordo com nota encaminhada à imprensa, após investigações prévias, o Serviço de investigação (SI) da Polícia Civil identificou as pessoas que estavam utilizando os aparelhos bem como os endereços em que poderiam ser localizados.
“Com os dados investigativos a equipe se deslocou aos endereços e conseguiu recuperar quatro aparelhos celulares.
Aparelhos Apreendidos:
- Samsung Galaxy A12 vermelho;
- Xiaomi Azul;
-Samsung A22 branco;
-Redmi 9C Azul.
A Polícia Civil informa que os legítimos proprietários estão sendo identificados e informados sobre a apreensão dos aparelhos celulares, os quais serão devidamente restituídos às vítimas.
Nota
A Polícia Civil informa a todos da sociedade que evitem adquirir produtos de procedência duvidosa, pois estarão fomentando o crime, bem como assumindo o risco de responder pelo crime de receptação (art. 180 do código penal).
Fonte: Da Redação
O guitarrista da banda do cantor de reggae Edson Gomes, Antônio Ramos de Oliveira, de 64 anos, teve uma parada cardíaca em cima do palco, antes do início de um show, em João Pessoa (PB), na noite do último sábado (24). Poucas horas depois, em Campina Grande, na madrugada de domingo (25), o cantor e equipe foram assaltados após uma apresentação. Os shows fazem parte da turnê de comemoração aos 50 anos de carreira do artista.
O show de João Pessoa, que aconteceu no Clube Cabo Branco, foi o primeiro da noite. De acordo com o G1 Paraíba, quando a banda estava preparada para começar, o guitarrista teve uma parada cardíaca em cima do palco. Pessoas que estavam na plateia ajudaram no socorro até a chegada do Samu.
O músico foi levado para a UPA Oceania e transferido, na tarde deste domingo, para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo a unidade de saúde, ele está internado na área vermelha do hospital, entubado e em estado grave.
O G1 local tentou entrar em contato com a equipe do artista por telefone, mas não obteve resposta. O Clube Cabo Branco também foi procurado, por mensagens de aplicativo, mas até o momento não respondeu o contato.
Ainda conforme a publicação, Edson Gomes seguiu com o show em João Pessoa e depois foi cumprir agenda em Campina Grande, no Jardins Club. Na saída da apresentação, quatro homens armados abordaram a equipe e anunciaram o assalto, levando uma quantia em dinheiro, conforme informações da Polícia Militar. A quantia levada não foi especificada.
Fonte: Augusto Urgente
As 33 famílias do quilombo Velame, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, estão sendo afetadas com agrotóxicos aplicados, até duas vezes ao dia, em monocultivos de fazendas de cebola próximas ao local. Essa aplicação acontece com maior intensidade entre os meses de outubro e fevereiro.
“Não tem como dormir à noite. O cheiro é muito forte, dá dor de cabeça”. “Mesmo com a porta fechada, entra aquele fedor em casa”. “A gente fica zonzo, sente arder o olho, os lábios, como se fosse pimenta”. “Eu devo ter alergia, porque sempre que vem esse cheiro passo mal, vomito, fico de cama”. Esses são alguns dos depoimentos dos quilombolas. As famílias relatam ainda coceira, espirros, dores de cabeça, vômitos e até mesmo dificuldade no cultivo orgânico.
Os pesticidas geralmente são aplicados ao nascer e ao pôr do sol. A Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola. Contudo, a legislação brasileira não estabelece uma distância mínima para os casos de pulverização terrestre de agrotóxicos.
Entre os 10 princípios ativos mais pulverizados em Morro do Chapéu estão os inseticidas Metomil, classificado como altamente tóxico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Clorfenapir, considerado perigoso para o meio ambiente. A lista de agrotóxicos foi obtida em 2019 a pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), que solicitou uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) para apurar indícios de contaminação no município e em outros nove da microrregião de Jacobina (BA).
O MPBA constatou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não monitorava a presença de pelo menos dois agrotóxicos na água que abastece a região: Mancozebe (“suspeita-se que prejudique a fertilidade ou o feto”, segundo a bula) e Permetrina, considerado muito perigoso para o meio ambiente. A Embasa afirmou que seus resultados de análises de agrotóxicos apresentam valores abaixo dos permitidos pela legislação vigente, o que “não caracteriza risco à saúde da população”.
Nos últimos cinco anos, Morro do Chapéu registrou apenas 39 incidentes de intoxicação exógena por agrotóxicos – quando a absorção ocorre por pele e mucosas, via respiratória ou digestiva. O município tem 0,26% da população da Bahia, mas em 2020 concentrou 13,6% de todos os episódios contabilizados no estado, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Os indícios de subnotificação na região são enfatizados pelo MPBA e se repetem nos demais territórios visitados. A Associação Comunitária dos Agricultores Remanescentes de Quilombo do Velame orienta os moradores a procurarem uma unidade de saúde assim que percebem os primeiros sintomas de intoxicação. “A tontura, ardência nos olhos, dor de cabeça, dura de 15 a 30 minutos. As pessoas sabem que vai passar e não procuram um médico”, explica a entidade.
Fonte: Projeto Colabora
Considerada a capital da Chapada Diamantina, Seabra, celebrou nesta quinta-feira (22), mais uma importante inauguração. Foi entregue pelo Estado da Bahia, a Unidade de Beneficiamento de Derivados da Mandioca para a Associação Comunitária Povoado Riacho das Palmeiras, localizada na comunidade de Riacho das Palmeiras.
O equipamento foi totalmente reformado, proporcionando a 20 famílias de agricultores e agricultoras familiares um local mais adequado para o trabalho de beneficiamento da mandioca. Na unidade serão produzidos 18 tipos de produtos, a exemplo de beijus, bolos e sequilhos, dentre outros.
O presidente da Associação, Mauro Sérgio de Oliveira, agradeceu pela unidade e falou sobre a importância desse equipamento para a comunidade. “Iremos ver o nosso povo trabalhando mais, gerando renda e comercializando nossos produtos para outras regiões”.
Foram investimentos mais de R$ 338 mil na Associação, investidos na reforma da unidade de beneficiamento, aquisição de equipamentos e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os recursos são provenientes do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
A ação visa apoiar a inclusão social, geração de emprego e renda e segurança alimentar e nutricional para agricultores e agricultoras da comunidade, bem como a qualificação técnica com a promoção de treinamentos, cursos e oficinas referentes ao tema e à sustentabilidade socioeconômica dessas famílias, a partir da produção e fornecimento de alimentos derivados da mandioca.
Outras entregas
Ainda no município de Seabra, a comunidade de Prata de Baixo foi contemplada com a aquisição de equipamentos e um caminhão equipado com baú, para o apoio à logística da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca e na cozinha comunitária.
A ação beneficia cerca de 35 famílias que fazem parte da Associação e trabalham também com produção de polpas de frutas. As famílias recebem ainda o serviço de ATER, prestado por meio do projeto Bahia Produtiva. No total, estão sendo investidos mais de R$ 350 mil, para qualificar o beneficiamento da mandioca, produzindo beijus, bolos, sequilhos, entre outros, gerando mais emprego e renda e promovendo segurança alimentar e nutricional de agricultores e agricultoras.
Fonte: Com informações de assessoria.
E não tem descanso para o candidato a deputado estadual, Cafu Barreto. Após uma grande maratona de compromissos na última semana, Cafu continua cumprindo agenda, visitando os municípios e participando de encontros e eventos políticos.
Em Barra, foi recebido por Paulinho do Destak, e, ao lado dos vereadores Neide do Destak, Socorro e Vadu, caminhou pelas ruas da cidade, onde dialogou com a população e conheceu as necessidades e anseios do povo. Logo após, participou do comício do Time de Lula, ao lado do governador Rui Costa e outras lideranças do estado.
Em Buritirama, Cafu se encontrou com o vereador Ari do Caminhão e outras lideranças, e visitou a Associação de Moradores do povoado de Boca do Saco.
A terceira cidade que o candidato visitou nesta semana foi Mansidão, onde esteve com os vereadores Denis Messias e Cristina Rocha, em importante encontro com lideranças.
A correria desta semana terá um fechamento com chave de ouro, isso, porque no próximo sábado, 24 de setembro, acontecerá o maior evento da campanha de Cafu Barreto. Em Irecê, a partir das 14h55, uma mega carreata, que contará com a presença de lideranças e apoiadores de todos os cantos do estado, promete parar a cidade e ser uma das maiores da história da região.
O evento será finalizado em frente ao Comitê Central do candidato, na praça das rádios, e deverá reunir uma multidão, deixando ainda mais evidente a força de Cafu.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...