Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
Política

As movimentações políticas estão ocorrendo de forma intensa no município de Central. Neste domingo,13, toda a cidade voltou a sua atenção para a convenção do Democratas, que oficializou os nomes de Dr. Dihego Maciel, candidato a prefeito, e do Dr. Moisés Lima, como candidato a vice-prefeito, além de 14 candidatos a vereador. Tanto Dihego, quanto Moisés são médicos e receberam durante a convenção, muitas manifestações de apoio, tanto da população, quanto de grandes lideranças políticas de todo o estado. Ambos também propõem a renovação nos quadros da política no município de Central. Jovens, com formação técnica, determinados e com muita disposição para trabalhar, os candidatos pelo Democratas possuem um forte grupo político, que pretende trazer dias melhores para a população centralense.

Os candidatos afirmaram que todo o seu projeto de governo passa por uma gestão participativa, que mantenha um contato direto com a população, para conhecer e solucionar as carências enfrentadas pelos cidadãos do município nos últimos anos.

''Temos na cidade de Central o mesmo grupo político no poder há 16 anos. Consideramos que esse é o primeiro fator que impede o desenvolvimento do município, que convive com carências em diversos setores. Pretendemos, a partir de um modelo de gestão, que o município resgate sua história, oferecendo melhores serviços públicos de saúde, educação, assistência social e infraestrutura, além de estabelecer um diálogo com o funcionalismo público e diversos outros segmentos da sociedade'', disse o candidato a prefeito Dihego Maciel.

Foram exibidos ao longo da programação, depoimentos de importantes lideranças políticas de todo o estado, como os deputados Pedro Tavares, Arthur Maia e Paulo Azi que é também presidente estadual do DEM, além do prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas ACM Neto. Outra importante liderança a se pronunciar na convenção do Democratas foi o ex-prefeito e importante apoiador da candidatura dos jovens médicos, Dr. Genário, que pediu o engajamento e união de todos os presentes, com o objetivo de trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade.

Durante a convenção, sabendo da preocupação com as medidas sanitárias, o partido realizou a distribuição de máscaras descartáveis e alocou em 10 pontos, álcool em gel para o uso dos presentes no evento.

Fonte: Ascom - DEM



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
Notícias

Foto: Crédito/Wesley Ferreira

O governador Rui Costa, anunciou durante coletiva de imprensa virtual promovida no final da manhã desta segunda-feira (14), a liberação do transporte coletivo intermunicipal em Irecê e todas as cidades da região.

A liberação acontece nas cidades inseridas em macrorregiões de saúde que apresentaram redução na taxa de contaminação e de ocupação de leitos para o tratamento da Covid-19.

Ao todo, 303 municípios baianos tiveram o transporte liberado. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo, a flexibilização está inserida no decreto estadual n° 19.586, que segue proibindo a realização de eventos com mais de 100 de pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia.

Confira a lista dos municípios com transporte coletivo intermunicipal liberado na região:

  • América Dourada
  • Barra do Mendes
  • Barro Alto
  • Cafarnaum
  • Canarana
  • Central
  • Gentio do Ouro
  • Ibipeba
  • Ibititá
  • Irecê
  • Itaguaçu da Bahia
  • João Dourado
  • Jussara
  • Lapão
  • Mulungu do Morro
  • Presidente Dutra
  • São Gabriel
  • Uibaí
  • Xique-Xique

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
Política

O filho do ex-prefeito, Joacy Dourado, o médico Luciano Dourado (PDT) em entrevista nesta segunda-feira, 14, à rádio Caraíbas FM, declarou que após a abertura de diálogo entre ele, seu pai, Joacy, o vice-prefeito de Irecê, Erício Batista e o vereador Tertinho resolveu abrir mão da sua pré-candidatura e, que deverá marchar ao lado da reeleição do prefeito Elmo Vaz.

Numa postura crítica a gestão Vaz, ele diz que neste período faltou diálogo, e ao sentar para uma conversa, se surpreendeu com a abertura do prefeito a novos projetos, o que não aconteceu com outros postulantes. “O prefeito reconhece que há erros e acertos na gestão, e essa análise mais técnica, mais voltada para solução de alguns problemas, que não foram resolvidos, com um novo olhar, com entendimento, pequenas mudanças e ajustes, isto poderá vir acontecer para o bem de todos”

Ele disse que a decisão de apoiar Elmo não é própria sua, mas de uma conversa com o deputado Felix Mendonça, seu Pai, vereador Tertinho, Mauro Barreto, a sociedade, agentes de saúde, dentre outros, e decidiu apoiar forma explicita, com todas suas forças, a candidatura à reeleição do prefeito Elmo Vaz. Ele descartou a possibilidade de compor a chapa como vice.

Fonte: Com informações de Ray Cruz



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
Região

Os municípios da Região de Irecê continuam registrando novos casos, dessa vez com uma discreta queda na taxa de crescimento, com  10% de  casos novos e mantendo  também o avanço constante no número de casos recuperados, superando de modo expressivo  o número de casos ativos. 

A atualização semanal do Núcleo Regional de Saúde trouxe novos dados sobre a pandemia do novo coronavírus na região. O número de mortes por covid-19 subiu para 46.

De acordo com o balanço do núcleo, desde o início da pandemia, 2981 pessoas foram infectadas com o coronavírus.

Ainda de acordo com a atualização,  417 permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos e 2519 pessoas se recuperaram da doença.

Cidades

A cidades com mais registros de morte pela covid-19 são Irecê (21), João Dourado (07) e Lapão (04).

Cuidados

Devido às limitações do conhecimento da doença e falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes, a população vivem um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são:  a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado e até mesmo o bloqueio total. Essas medidas não farmacológicas visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e portanto retardar a progressão da epidemia. Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico

Casos confirmados do novo coronavírus na Região de Irecê

Dados são referentes aos municípios da área de cobertura do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
Notícias

Clara Beatriz segura o livro que inspirou a criação do projeto das casinhas de livros

Clara Beatriz Dourado, 12 anos, tem um sonho: tornar a leitura acessível a todos, e assim contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. Há cerca de dois anos, ela deu o primeiro passo e criou uma casinha de livros, instalada na praça Requintes, em Irecê (BA), cidade onde reside. Hoje, já são 7 casinhas, por onde já passaram mais de 6 mil livros.

Tudo começou em 2017, quando Clara avistou uma casinha de livros durante uma viagem a Salvador. "Naquele momento, parei e refleti sobre como aqui na minha cidade não tinha nenhuma ação de incentivo à leitura", lembra.

Um ano depois, a menina viu sua ideia finalmente ganhar forma. "Demorei muito tempo para convencer meus pais. Eles falavam que não daria certo, que as pessoas iriam vandalizar. Mas ao longo do tempo, eles foram entendendo e resolveram me dar apoio." A família, então, encomendou a primeira casinha em uma madeireira da cidade, e assim nasceu o projeto "Casinha de Livros".

A proposta é que a pessoa escolha um livro, leve para casa – ou leia na própria praça – e após a conclusão da leitura, retorne à casinha para devolvê-lo e leve outro para contribuir. "Meu objetivo é fazer os livros circularem e torná-los mais acessíveis. Por esse motivo, as casinhas ficam em praças públicas da cidade."

Desde o início do projeto, Clara já recebeu muitos retornos positivos. "Recebo muitas mensagens. Às vezes, vou até as casinhas e converso com as pessoas. Ao longo desses dois anos, tive a oportunidade de conhecer muita gente diferente."

Valdiclea Silva, líder de uma comunidade quilombola de Lagoa das Batatas, em Ibititá, na Bahia, é uma delas. "Ela entrou em contato comigo e disse que onde mora, há muita dificuldade de acesso à leitura. Após algumas conversas, resolvemos inaugurar uma casinha por lá."

Diferentemente das demais casinhas, que se sustentam por meio de doações, a casinha quilombola nasceu a partir de uma "vaquinha" na internet. "Com isso, conseguimos comprar muitos livros sobre a história dos quilombolas. Vandiclea se emocionou. Foi uma experiência inesquecível."

Vandiclea e sua filha, Dandara

Atualmente, mais duas casinhas estão prestes a ser instaladas – desta vez, na Ilha de Marajó, no Pará. Aos poucos, ela pretende expandir o projeto para todo o Brasil.

"Meus pais sempre me incentivaram a ter gosto pela leitura, e é gratificante poder fazer isso por outras pessoas", afirma Clara. Além da coletânea completa de Harry Potter, a garota já leu obras mais densas.

"Gosto de ler livros sobre a Segunda Guerra Mundial, como Diário de Anne Frank, Os meninos que enganavam os nazistas e O menino do pijama listrado”, diz.

"O menino do pijama listrado" é um dos livros favoritos de Clara

Para ela, é difícil escolher um preferido. "Gosto muito do livro que conta a história da Malala [jovem paquistanesa que se tornou símbolo da luta das mulheres pelo direito à educação]. Inclusive, me inspirei nele para realizar o projeto."

"Outro que eu adoro é Mulheres incríveis que mudaram o mundo. Nele, me chamou a atenção a história de uma mulher que ajudou a criar o primeiro computador de todos os tempos. Eu não sabia disso, e acho que muita gente também não", completa.

Clara enxerga a importância da leitura em muitos níveis. "Você aprende a falar melhor, escrever melhor, conhece novas palavras, estimula a imaginação, e além de tudo, se diverte."

Na esperança de ajudar ainda mais pessoas, ela compartilha dicas valiosas para aqueles que querem desenvolver o hábito de ler.

“Da mesma forma como em um filme ou série, você tem que encontrar um gênero com o qual se identifique. Também é importante ler o quanto se sentir à vontade, e claro, nunca por obrigação – como algumas escolas propõem. Por último, vale estabelecer algumas metas, como ler dez páginas por dia, e aos poucos, ir aumentando. Grandes objetivos são alcançados com pequenos esforços diários."

Doações

Interessados podem doar livros em bom estado indicados para todas as idades. Para residentes de Irecê, a doação pode ser feita diretamente na casinha, que fica aberta 24 horas por dia. Já aqueles que moram fora da cidade podem entrar em contato pelo perfil do projeto no Instagram.

Fonte: Com informações do portal R7



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
Publicidade



Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
Notícias

O IFBA Campus Irecê doou mais 190 protetores faciais (Face Shield) nas últimas semanas, chegando a um total de 423 desde o início do projeto.

No último mês, mais 25 protetores foram doados ao Hospital Municipal de Canarana. A entrega aconteceu no campus e foi realizada pelos bolsistas do projeto.

No início desse mês, 55 unidades foram doadas para os hospitais municipais de Ibititá e João Dourado, sendo 30 e 25 unidades, respectivamente. As entregas foram realizadas pelas servidoras Iza Rocha e Sílvia Garcez no próprio campus.

Também foram doadas 10 unidades à Cooperativa de Catadores da cidade de Irecê.  

Ainda ontem, 10, mais 100 unidades foram entregues ontem, 10, à secretaria de Saúde do município de Irecê. A entrega foi realizada pelo discente Wesley Santos, bolsista do projeto, à secretária de saúde do município Dulce Barreto, acompanhada da chefe do gabinete da prefeitura Soraya Dourado.

Os protetores faciais (Face Shield)  serão usados pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente na luta contra a Cavid-19. Eles servirão como barreiras mecânicas contra respingos, diminuindo o risco de contaminação dos profissionais de saúde.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
BAHIA

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, na edição deste sábado (12), alterações no decreto n° 19.528, que instituiu em 16 de março de 2020 o trabalho remoto na estrutura do Poder Executivo Estadual em virtude da pandemia do novo coronavírus. Os servidores a partir de 60 anos e as servidoras grávidas continuam contemplados pela medida preventiva, sem modificação no texto do decreto, mas houve atualização em dois dos quatro incisos do artigo 1°.

Antes, o decreto estabelecia, no inciso II, “trabalho remoto para servidores com histórico de doenças respiratórias e doenças crônicas”. Esse inciso passou por alteração e agora a medida contempla “servidores acometidos por doenças respiratórias em atividade e doenças crônicas que não estejam sob controle, desde que afetados órgãos-alvo que impliquem em aumento do risco”.

No inciso IV, onde o decreto estabelecia trabalho remoto para “servidores que utilizam medicamentos imunossupressores”, o texto também ganhou um acréscimo. “Servidores que utilizam medicamentos imunossupressores, quando acometidos por patologia em atividade, que justifique o uso daqueles medicamentos”, diz a versão atualizada do decreto.

A publicação deste sábado também altera o parágrafo 1° do decreto 19.528, que estabelece, entre outras coisas, o regramento para envio de autodeclaração e de exames comprobatórios dos servidores. “A identificação de indícios de inautenticidade da documentação apresentada pelo servidor, bem como da inveracidade do seu conteúdo, ensejará a notificação da corregedoria da sua respectiva unidade de lotação, para fins de apuração e responsabilização disciplinar”, indica o decreto, que passa a vigorar a partir deste sábado (12) e terá normas complementares editadas pela Secretaria da Administração (Saeb).

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp