Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
Notícias

O servidor ficou 12 dias afastado das atvidades - Foto: Reprodução

Após vencer a Covid-19, o enfermeiro Celso Levi Fraga Dourado, 29 anos, foi recebido pelos colegas de trabalho do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, com mensagem de “bem-vindo”. O momento registrado numa quarta-feira, 10 de junho foi marcado com alegria e muitos aplausos. Depois de doze dias de recuperação e afastado de suas atividades, o servidor se sentiu emocionado pela recepção afetuosa no trabalho.

 “Lembro que quando recebi a notícia com o resultado positivo, fiquei surpreso, mas, graças a Deus me isolei e me recuperei bem. Me considero um privilegiado por ter passado por essa doença sem apresentar sintomas. Fiquei muito feliz e emocionado quando retornei ao hospital totalmente recuperado e me deparei com uma recepção tão bonita dos meus colegas.”, conta Celso Levi.

Levi atua na Clínica Cirúrgica da unidade que é administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Para ele, a homenagem serviu para dar um ânimo a mais durante seu trabalho no Hospital Regional.  

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
Publicidade



Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
Notícias

A comunicação é de suma importância para o êxito das ocorrências policiais, sejam elas atendidas pelas polícias Militar, Civil, Técnica ou Corpo de Bombeiro Militar, ela pode ser fator determinante na preservação de vidas.

Com essa premissa, a Secretaria da Segurança pública, através da sua Superintendência de Telecomunicações, implantou em setembro 2017 o Centro Integrado de Comunicação (CICOM) em Irecê, integrando neste órgão as chamadas de emergências 190 (PM), 193 (BM), 197 (PC),  de vinte e quatro municípios da microrregião de Irecê.

NA LINHA DE FRENTE

“Assumir a coordenação e, por conseguinte, estar na linha de frente de tão nobre e importante missão, requer muita dedicação, preparação profissional e força de vontade, e essas não me faltam; a cada novo desafio eu me desdobro e me dedico mais ao trabalho”, relata o capitão Tavares.

Ele explica que a assunção se deu bem no início da pandemia da COVID-19. “Tivemos uma enxurrada de decretos Federais, estaduais e Municipais, logo a primeira barreira a ser vencida seria manter os nossos colaboradores com a saúde física e psicológica preservadas, a estima elevada e firmes no propósito de bem atender as chamadas de pessoas que, por muitas vezes, estão desesperadas, pedindo socorro”.

Seguindo os protocolos recomendados pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel, mantendo o distanciamento seguro), o capital Tavares diz  que foram realizadas reuniões de alinhamentos e debates  sobre as melhores condições de trabalho para todos.

“Adotamos os procedimentos recomendados pela Superintendência de Telecomunicações e seguimos com os trabalhos e com a dedicação que é peculiar aos Servidores da Secretaria da Segurança Pública. Estamos empenhados, trabalhando com afinco para bem atender a população da microrregião de Irecê”, encerra Tavares.

Fonte: CICOM/Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
BAHIA

O sexto Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a junho, projetou a produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas, para este ano, em torno de 9,3 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 13,% na comparação com 2019. Em maio, o levantamento apontava uma safra de nove milhões de toneladas. Em relação à área, o IBGE projeta uma ligeira retração de 0,8% na plantada e de 1,4% na colhida na comparação anual, registrando, em ambos os casos, uma extensão aproximada de 3,1 milhões de hectares. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (9), foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Esta expansão da safra baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas, mesmo neste ano de enfrentamento da pandemia, comprova a eficiência das políticas públicas do Governo da Bahia de estímulo à produção agrícola. Como vinha ocorrendo nos meses anteriores, os principais destaques são a soja, milho, feijão, cana-de-açúcar, cacau e café, além do crescimento da safra de cebola”, disse o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

A lavoura de soja, cuja colheita está finalizada, ficou estimada em 6,0 milhões de toneladas, a segunda maior da série histórica do levantamento – inferior apenas à de 2018 (6,2 milhões de toneladas). Com isso, houve expansão de 13,5% em relação ao volume produzido em 2019. A área colhida de 1,6 milhão de hectares superou em 1,3% à da safra anterior.

A safra de milho foi revisada para próximo a 2,0 milhões de toneladas, em 593,5 mil hectares plantados, representando uma alta de 21,5% em relação a 2019. A primeira safra do cereal deve ser responsável por 1,6 milhão de toneladas, em 363,5 mil hectares. Por sua vez, a expectativa para a segunda safra da lavoura é de 370 mil toneladas plantadas em 230 mil hectares.

A previsão para o feijão ficou mantida em 321,5 mil toneladas, superando em 10,7% a produção de 2019. A área plantada totaliza 456 mil hectares. A principal contribuição virá da segunda safra, cujo volume estimado é de 184,2 mil toneladas, o que representa uma alta de 56,6% na comparação anual.

Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE revisou sua estimativa para uma produção de 5,1 milhões de toneladas, projetando, com isso, uma alta de 22,4% em relação à safra anterior. A produção de cacau deverá crescer 16,2%, em 2020, na comparação com 2019, somando 122 mil toneladas.

A expectativa para a produção total de café foi revisada para 203 mil toneladas ante 181 mil do levantamento anterior. A safra do tipo arábica ficou projetada em 88 mil toneladas, o que representa uma variação anual de 21,5%, e a do canephora ficou em 115 mil toneladas, correspondendo a uma expansão de 6,4% na comparação com 2019. Por sua vez, as lavouras de banana, laranja e uva apresentaram, respectivamente, recuo de 18,3%, 0,7% e 38,8% em relação à safra anterior.

A estimativa para o algodão foi mantida em 1,4 milhão de toneladas, representando uma queda de 4,3% em relação à safra anterior. A área plantada ficou projetada em 315 mil hectares, correspondendo a um recuo de 5,1% na mesma base de comparação.

As projeções indicam uma produção de 963 mil toneladas de mandioca, mantendo-se estável em relação à safra passada. A produção de cebola deve encerrar o ciclo com alta de 3,9% em relação à colheita anterior, totalizando 302,4 mil toneladas. A estimativa para o tomate, no entanto, foi alterada, sendo estimada em 241,2 mil toneladas, que corresponde a uma retração de 12,5% sobre a safra de 2019.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
BRASIL

Um grupo de manifestantes realizou nesta quinta-feira (9) um ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em defesa da legalização do porte de armas.

O grupo levava camisas amarelas e faixas com mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), discursou no carro de som que acompanhava o ato. No twitter, o filho do presidente defendeu a posse de armas. "Mais armas = Menos crimes. Quem desarma seu povo quer controlá-lo e não melhorar a segurança. A história nos comprova que só genocidas como Hitler, Stalin, Mao Tse Tung, Fidel Castro, Hugo Chávez entre outros ditadores desarmaram seu povo para depois assassiná-los.

Fonte: R7



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
Irecê

Com o objetivo de proporcionar apoio emocional à comunidade escolar, o Grêmio Estudantil do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, no município de Irecê, criou, por meio das redes sociais, o projeto "Posso Ajudar?". A ideia é promover discussões que envolvam o tema, realizando palestras com profissionais específicos, bate-papos e lives, além de publicações de mensagens, músicas, filmes, documentários, depoimentos e textos. Os conteúdos são disponibilizados no Instagram (@posso.ajudar2  e @gremiounfe_cetep) e Facebook.

O estudante e idealizador do projeto, Guilherme Teixeira, 16 anos,  2º ano do curso técnico de nível médio em Edificações, falou sobre a proposta do projeto de alcançar o máximo de pessoas que precisem de ajuda. "Queremos motivar a vida de alguém que esteja precisando de ajuda, levando apoio emocional, entretenimento, ajuda e solidariedade aos espectadores. Além de assuntos de saúde, tratamos de cultura, música, artes e temas diversos. Temos 18 pessoas na equipe, entre colaboradores e orientadores, que se dividem em edição, produção, roteiro e redes sociais. Nosso propósito é crescer e alcançar um grande número de pessoas"

Para a estudante e colaboradora Késia Silva, 17, do 3º ano do curso técnico de nível médio em Administração, o projeto se torna necessário e relevante para o contexto vivido no momento atual. "Com todas essas mudanças que modificaram a nossa rotina em relação ao estudo, ao trabalho e aos intensivos cuidados de higienização e prevenção ao Coronavírus, percebemos esta necessidade de instigar discussões sobre variados temas, como as alterações psicológicas, sequelas do isolamento, depressão, ansiedade e saúde mental. Então, com a participação de psicólogos, terapeutas e neurologistas em debates e postagens de motivação, empatia e humanidade, o projeto vem ganhando bastante força", disse.

Segundo a professora de Geografia e orientadora do projeto, Fernanda Campos, a iniciativa ressalta o protagonismo estudantil no enfrentamento às dificuldades em tempos de pandemia. "Ao lado dos professores Carlos Ney e Joice Machado, fazemos com os estudantes reuniões virtuais para planejamento e avaliação das ações do projeto. O momento está sendo de grande relevância para todos os envolvidos nesta prática do bem, principalmente para este jovens de 15 a 17 anos. Vislumbro que estamos praticando algo na linha das metodologias ativas de aprendizagem, na qual o estudante é o agente co-responsável e responsável por seu processo de aprendizagem, por meio da participação efetiva e da autonomia construída e adquirida", detalhou.

Suspensão das aulas - As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e deverão ser repostas presencialmente a partir de um novo calendário escolar.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
Notícias

Imagine aí um campeonato ou um baba de final de semana, nesse campo todo verdinho e prontinho pra virar palco das competições municipais? 

Pois é, agora São Gabriel já conta com esse espaço tão aguardado pelos desportistas da cidade! 

O Gramado do Estádio Municipal está novinho, sendo bem cuidado e só aguardando essa pandemia passar para a bola rolar! 

São Gabriel: Uma nova cidade!  Mais qualidade de vida pra você

 

Fonte: Ascom - PMSG



Compartilhar no Whatsapp