Técnico agropecuário, detentor de sete mandatos de vereador, três vezes presidente da Câmara Municipal e líder de governo no primeiro biênio da gestão do prefeito de Irecê Elmo Vaz (PSB). Em live nesta sexta-feira (26), o vereador Tertinho (PT) foi apontado pelo deputado estadual Jacó (PT) como o candidato ideal à vaga de vice-prefeito na chapa do atual gestor, que disputará a reeleição.
“É tarefa primordial para o nosso mandato a reeleição de Elmo, por isso o melhor nome para disputar a vaga de vice-prefeito pelo PT em 2020, o que reúne as qualidade políticas para fazer o enfrentamento aos adversários do governador Rui Costa em Irecê, é Tertuliano Leal Liborio”, diz Jacó.
Vice-líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Jacó lembra, porém, que o processo de escolha e definição de quem irá ficar com a vaga de pré-candidato a vice-prefeito de Irecê ainda passará pelo crivo do Conselho Político que compõe a base do prefeito Elmo Vaz. “Tertinho é um nome forte, que tem conhecimento e experiência, e que estamos colocando à disposição para o debate”, esclarece.
Fonte: Com informações da assessoria do deputado Jacó
Em contato com a redação do Central Notícia na manhã desta quinta-feira (18), o ex-vereador Hermenito Amaral (Avante), reafirmou sua pré-candidatura a prefeito no município e Central, região de Irecê.
O pré-candidato lamentou a disseminação de Fake News nos últimos dias, que afirmavam a sua desistência em participar do pleito eleitoral deste ano. “Quem deu esta informação está equivocado, é fake news. Vou repetir isto nos ‘quatro cantos da Central’, eu sou pré-candidato a prefeito e não vou recuar, afirmou Amaral.
Não existe ‘Jogar a tolha’
No momento, Hermenito está em casa onde se recupera de uma chikungunya. ‘ A gente não pode nem adoecer [...], mas já estou melhor, graças a Deus. Estou unido com Osmar Torres até o fim. Acredito que na próxima semana a gente retoma os trabalhos’, finaliza.
Fonte: Central Notícia
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), reafirmou, neste domingo (31), durante live com o colega de Câmara e de partido, Marcelo Nilo, a sua pré-candidatura à Prefeitura de Salvador. No entanto, a parlamentar afirmou que suas grandes prioridades neste momento são ajudar o povo brasileiro na Câmara para a atravessar a pandemia e manter a luta pela democracia.
“Sigo pré-candidata a prefeita de Salvador. Estamos nos preparando, mesmo com o isolamento social que vivemos agora. Mas vamos pensar em uma cidade melhor para o seu povo viver no pós pandemia. Salvador tem o desafio de voltar a ser uma Cidade Mãe, entretanto, temos o desafio, neste momento, de vencer o coronavírus e de garantir a democracia”, disse a socialista durante a live.
Ainda sobre a prefeitura de Salvador, a deputada listou alguns pontos importantes a serem trabalhados. “Além de saúde, assistência social, transporte, educação, e emprego, que são pontos importantes para a cidade, a prefeitura precisa cuidar de gente”, afirmou.
Durante a conversa dos socialistas, assuntos como a pandemia, CPMI das Fake News, auxilio emergencial e apoio à cultura foram comentados pelos parlamentares.
Fonte: Ascom - Lídice da Mata
Vereador Suesdras faz esclarecimento – Foto: Reprodução
Ao ser entrevistado pelo Central Notícia na manhã desta quinta-feira (19), o ex-deputado federal Fernando Torres disse a seguinte frase: ‘ Quando falo de alguns maus políticos, sem citar nomes, mas me refiro a um deles que tem sido um péssimo médico, e agora quer colocar o município de Central para tentar recuperar sua conduta na profissão que exerce na área da saúde [...]’. ‘Central não pode chegar a esse ponto’, salientou.
De acordo com o vereador pelo município de Central, Suesdras Dourado, a frase foi mal interpretada pela população e está gerando mal-estar no meio político. “ Quero só esclarecer que o ex-deputado não está se referindo ao médico Dr. Diego, como a maioria das pessoas pensou. Dr. Diego é um excelente médico”, frisa.
Apesar de não mencionar nomes, Suesdras ligou para Fernando Torres, com quem tem uma boa relação de amizade de longas datas. ‘Fernando me disse que não conhece Diego pessoalmente. Se ele não fez referência, não sou eu que vou falar nomes’, finalizou.
O médico Diego Maciel é também um dos nomes colocados na oposição como pré-candidato a prefeito de Central nas eleições deste ano.
Matéria relacionada:
Fonte: Central Notícia
Da esquerda para direita, Newton Torres, Osmar Torres, Hermenito Amaral e Fernando Torres – Foto: Central Notícia
Faltando pouco menos de sete meses para as eleições municipais de 2020, o ex-deputado federal Fernando Torres (PSD), ratificou o seu apoio e do grupo liderado por Osmar Torres ao pré-candidato Hermenito Amaral, que deverá concorrer ao cargo de gestor municipal da cidade de Central, na região de Irecê.
A aposta, segundo o ex-parlamentar, que também já exerceu a função de Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), no governo Rui Costa, é referendada pela postura de Amaral, ex-vereador e ex-Presidente da Câmara do município.
“ Hermenito é um homem que tem uma vasta experiência na política de Central e que conhece todos os problemas do município. É preciso que a população já comece a diferenciar aqueles que nunca fizeram nada pelo município, que pensam que a Prefeitura é empresa particular, daqueles com serviços prestados, que são da terra, honestos e que tem um real comprometimento”, disse Torres. O ex-titular da Sedur ainda alfinetou: ‘ Quando falo de alguns maus políticos, sem citar nomes, mas me refiro a um deles que tem sido um péssimo médico, e agora quer colocar o município de Central para tentar recuperar sua conduta na profissão que exerce na área da saúde [...]’. ‘Central não pode chegar a esse ponto’, salientou.
Torres também afirmou que acredita plenamente na vitória de Hermenito no próximo mês de outubro. “Estar ao lado de Osmar Tores, por sinal o melhor prefeito da história de Central, já soma muito. Hermenito tem toda as características para ganhar a eleição e fazer um bom governo”.
Perguntado sobre avaliação da gestão do atual prefeito Monteiro, Fernando Torres foi enfático: “ Acho que é preciso mudar, nunca fui a favor da continuidade no poder, aliás, sou contra a reeleição. Acredito que ele já deu sua parcela de contribuição. Não que ele foi um bom ou mal prefeito, mas é hora de ‘passar o bastão’ para outro gestor. Por isso que escolhemos Hermenito, pois confiamos em sua capacidade e vontade de trabalhar”.
Até o momento, existem pelo menos quatro pré-candidatos na oposição que pretendem concorrer à Prefeitura de Central. Sobre esse ponto, o ex-deputado disse que o voto em Central é muito dividido e, que no momento certo, a população vai decidir pelo o melhor (Hermenito), que aliás, está tendo uma boa articulação e aceitação das pessoas.
Fernando Torres já foi vereador em Feira de Santana, deputado estadual, deputado federal e por um ano, secretário da Sedur. Quando estava deputado, prestou importantes serviços ao município de Central e a região de Irecê. Nas eleições deste ano, pretende retomar uma cadeira na Câmara de Feira de Santana.
Durante a entrevista concedida ao Central Notícia, Fernando esteve acompanhado do seu pai, Osmar Torres, ex-prefeito de Central, do irmão, o empresário Newton Torres e do pré-candidato a prefeito de Central, Hermenito Amaral.
Fonte: Central Notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na noite desta terça-feira (17), o diploma de primeiro suplente de deputado estadual de Luizinho Sobral (PODEMOS). O provimento da cassação do ex-prefeito de Irecê foi aprovado por 7 a 0. O relator do recurso foi o Ministro Sérgio Banhos.
A decisão atrapalha os planos de Sobral para as eleições deste ano. O político tentaria, mais uma vez, a eleição para prefeito de Irecê.
O processo de cassação foi impetrado, em 2018, pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE). Sobral foi condenado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder no pleito de 2012 - cujo recurso foi julgado pelo TSE em setembro de 2019 -, e estava inelegível.
Nas eleições de 2018, Sobral obteve 46.162 votos, não suficientes que garantissem uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Pela sucessão da coligação, quem assume a vaga de primeiro suplente é o ex-deputado e principal articulador do PSB de Feira de Santana, Angelo Almeida.
Fonte: BNews
A prefeita do município de América Dourada, na região de Irecê, Rosa Maria Dourado Lopes (Rose), afirmou, em carta aberta, que não vai disputar a reeleição nas eleições municipais deste ano.
“Lamento profundamente por aquelas pessoas que por razões particularizadas ou por outros motivos alheios ao nosso conhecimento, não nos abraçaram e não compreenderam o nosso modo de administrar”, diz a prefeita.
Além de prefeita de América, Rose é também presidente da Unipi – União das Prefeituras do Platô de Irecê.
CARTA ABERTA AO POVO DE AMÉRICA DOURADA
É com muito respeito que me dirijo aos munícipes de minha terra para lhes comunicar o que se segue.
Em 2016, o meu nome foi posto em apreciação para concorrer à vaga do executivo municipal de forma inusitada, meio casual, pois, não era um desejo antigo. Surgiu pelo anseio da necessidade de buscar uma nova direção que trilhasse o nosso município rumo ao desenvolvimento.
Ao me tornar prefeita em 2016, para o quadriênio 2017/2020, deparei-me com situações impossíveis de serem qualificadas. Portanto, só me cabe dizer aqui que o município de América Dourada encontrava-se inadimplente e sem nenhuma credibilidade perante funcionários e fornecedores, além de órgãos diversos nas esferas - Estadual e Federal.
Passamos aproximadamente dois anos e meio organizando a casa e buscando inserir o município num cenário diferente, onde pudesse se destacar de forma positiva, com a reabertura das portas que tinham sido fechadas. Para isso, retomamos todas as obras paralisadas; fizemos aporte de contrapartidas de convênios que não tinham sido honrados; negociamos um débito estratosférico com o INSS e o deixamos apto a conveniar novamente, e, inclusive, apto a buscar financiamentos.
Como foi difícil! Quantos desafios enfrentamos! Quantas vezes a minha competência e da minha equipe foi posta à prova! E, tudo por termos adotado uma postura ética que nos fez correr atrás do prejuízo, ao invés de perder tempo jogando lama em ventiladores.
Eu senti na pele, junto com a ala feminina que compõe a equipe de governo, o preconceito e o machismo, que, embora disfarçados, atingiu-nos em cheio.
O governo ainda não chegou ao fim. Só digo que "senti" e "atingiu”, porque ficou no passado. Hoje, depois de tanto empenho e dedicação, a realidade é outra, pois alcançamos o nosso objetivo. Somos um governo reconhecido pela seriedade, honestidade e transparência.
Considerando que passamos mais da metade do mandato regularizando pendências e ainda relutando contra resistências ao nosso projeto de governo que, por diversas vezes, ficou engessado, sendo, porém, que o nosso balanço é muito positivo.
Contudo isso, lamento profundamente por aquelas pessoas que por razões particularizadas ou por outros motivos alheios ao nosso conhecimento, não nos abraçaram e não compreenderam o nosso modo de administrar.
Sonhei tanto em compartilhar a minha visão de governo, onde tão somente prevaleceria o cumprimento dos princípios da administração, governando para todos, sem privilégios e sem interesses pessoais, trazendo benefícios comuns. Porém, confesso que a incompreensão me fez sozinha em diversas situações, pesou... já hoje, não mais.
Tentaram me fazer pensar que o certo é errado; tentaram, a todo custo, marcar o nosso governo de forma negativa. Tentativas vãs, pois, apesar das falhas características de um governo que trabalha e desafia, temos a consciência de que os maiores problemas são os vícios e a politicagem rasteira, onde prevalecem apenas os interesses próprios.
Há muitas especulações sobre a minha ida ou não para a reeleição, sendo que eu sempre estive certa do que eu realmente quero. Nunca tive a intenção de fazer carreira política, muito menos usá-la para usufruir do erário público. Quando pude, defendi, junto à UPB, um mandato de 06 anos, por ser contraria a reeleição.
As situações expostas, em nada influenciaram na minha decisão. Mencionei-as tão somente no intuito de mostrar que não havia necessidade de engessarem um governo que só pretendeu erguer um município arruinando pela incapacidade de gestão.
O que pesa na minha decisão é a família, principalmente no que diz respeito aos meus filhos - Paloma e Pablo; minha mãe Netinha, com seus 84 anos e a minha saúde. Nos últimos anos eu tenho vivido para América Dourada. Não priorizei a rotina familiar e muito menos cuidei da minha própria saúde, como deveria. Tudo isso por encarar com muita responsabilidade o exercício a mim confiado pelo povo.
Diante de tudo exposto, informo aos munícipes de América Dourada, em especial ao meu grupo político, que não irei para a reeleição.
Na última quinta-feira (12), estive com o Senador Otto Alencar, líder do PSD, partido em que estou filiada e sou presidente, e, informei-o sobre a minha posição na política. O mesmo dispensou justificativas, reconhecendo o nosso mandato e me assegurando a continuidade na presidência do partido.
Agora, é hora de externar os meus agradecimentos ao povo que me concedeu o mandato e a cada pessoa que confia no nosso trabalho; que torce e que se empenha para o sucesso da gestão. Deus abençoe a cada um de vocês.
Agradeço aos vereadores que trilharam comigo para que pudéssemos garantir a vitória em 2016. Mesmo tendo algumas alianças dissipadas ao longo do caminho, eu reconheço a importância de cada um. Obrigada pelos momentos em que pudemos compartilhar experiências e trabalhar juntos para o progresso do Município. Ainda temos um bom tempo pela frente.
Hoje os rumos políticos situacionistas estão sob responsabilidade e condução do ex-prefeito Agnaldo Lopes, um dos maiores líderes políticos de América Dourada, a quem também agradeço por ter me apoiado em 2016.
Não estarei alheia ao processo eleitoral, contudo, sigo até o 31 de dezembro de 2020, fazendo gestão pública como deve ser, sempre empenhada em promover qualidade de vida e bem estar social para o povo de América Dourada.
Que Deus nos abençoe para que tenhamos sabedoria na condução do processo eleitoral e que o próximo gestor continue mantendo o município no nível em que ora se encontra, apto a celebrar convênios em qualquer instância de governo e de alçar vôos cada vez mais altos.
Gratidão a todos, e, o meu mais profundo respeito a cada munícipe; a cada representante do legislativo municipal, aos funcionários, fornecedores e parceiros. Enfim, a cada um que de alguma forma participa do processo político/administrativo.
Muito obrigada!
Rosa Maria Dourado Lopes
Prefeita Municipal
Fonte: Central Notícia
Central , 12 de Março de 2020.
Queridos amigos e amigas de nosso município,
Servimo-nos desse meio, em respeito aos eleitores ,amigos , familiares e correligionários, venho em público esclarecer o motivo de não participar do pleito eleitoral no ano de 2020, e manifestar meu apoio ao Pré-candidato a prefeito Dr . Dihego , Centralense , meu amigo pessoal , colega médico ,ser humano generoso, sobretudo leal .
Todos tem conhecimento que nos últimos 07 anos , fui oposição a atual gestão , sempre em busca da melhoria das condições de vida da população, principalmente na área da saúde , área onde atuo, sempre defendendo os menos favorecidos.
Nos últimos dias foram muitas horas de conversa, expondo ideias , pensamentos , projetos e desejos para uma administração eficiente , transparente e moderna , que trabalhe com um único objetivo : melhorar a vida do cidadão.
Começamos com o pé direito , com a demonstração de força de todos que estão apoiando um nome novo , tendo a certeza de que o nome de Dr . Dihego nasceu forte e sem nenhum vínculo com a atual gestão .
Por outro lado é preciso estar atento ao se aproximar o período eleitoral, para a exploração política feita por aqueles que não têm responsabilidade para com a cidade , aqueles que visam ao beneficiamento próprio ou de um pequeno grupo, aqueles que são da situação os 04 anos e só em ano de eleição se dizem oposição. Tem também aqueles que tentam usar a manipulação emocional, que se vitimiza o tempo todo , que tem o costume de fazer com que todos ao seu redor sintam pena , com histórias marcadas por negatividade, terceirizam suas responsabilidades e sempre tem um culpado para apontar quando algum problema acontece.
Tenho a certeza que vamos seguir unidos e unindo a oposição para defender o que é melhor para nosso amado município. Chegou a hora de darmos as mãos, para juntos , inaugurarmos um novo tempo . Esse desafio, não é só meu . Para mudar Central de verdade, vamos precisar da colaboração de cada um de vocês , apontando problemas , propondo soluções e participando ativamente da construção de um novo município .
Por fim, reconheço a grandeza dos que pleiteiam a candidatura na oposição, respeitando a democracia onde o povo terá mais uma opção para escolha. Falar também que fazer gestão pública, requer conhecimento técnico, competência , ética e responsabilidade. A gestão de um município, com tantos povoados a serem assistidos é campo de alta complexidade, não há espaço para aventuras.
Atenciosamente,
Dr. Moisés.
Fonte: Texto - Dr. Moisés
Na noite desta segunda (09), após reunião com várias lideranças do município de Presidente Dutra, na região de Irecê, Dr. Graziani resolveu desistir de sua pré-candidatura a prefeito para dar apoio integral à pré-candidatura do Professor Pedro Rocha.
A partir de agora, a oposição está mais unida e tem cada vez mais lideranças aderindo. Nas palavras de Dr. Grazi, "esse é o momento certo de unir forças para mostrar uma alternativa viável para Presidente Dutra. Pedro Rocha está muito preparado, assim como está alicerçado por uma equipe muito boa. Não tenho dúvida de que vamos ganhar as eleições deste ano".
Com isso, o Professor Pedro Rocha volta a ser o principal destaque da oposição e será o adversário do pré-candidato que sairá da situação.
Fonte: As informações são de assessoria
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) usou as redes sociais, nesta quinta-feira (5) para criticar o comportamento do Governo Federal com relação ao Nordeste. Em seu Twitter, a parlamentar baiana lembrou que o presidente Jair Bolsonaro continua retaliando a Região Nordeste, que recebeu apenas 3% das novas concessões do Bolsa Família, enquanto o Sul e o Sudeste ficaram com 75% do montante. “A nossa região concentra mais de 36% dos brasileiros que estão em situação de pobreza e extrema pobreza e eles parecem querer a multiplicação deste índice. Este governo humilha os nordestinos com requintes de crueldade”, avaliou.
Também nas redes sociais, a deputada federal defendeu a demissão do ministro da Economia, Paulo Guedes, por ineficiência. “Os neoliberalistas gostam de falar em meritocracia. Se eles levassem isto realmente a sério, o ministro Paulo Guedes deveria ser demitido pelo seu pífio desempenho no primeiro ano à frente da Economia do Brasil.
Dados do próprio governo apontam que o PIB do País, que é a soma de todas as riquezas geradas, cresceu apenas 1,1% em 2019, sendo o pior desempenho do primeiro mandato de um presidente desde 2003.
Fonte: Ascom - Lídice da Mata
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...