A mentoria é uma ferramenta importante para ajudar empresas a identificarem o seu propósito
A humanização se tornou um termo muito utilizado em diversas áreas de atuação profissional, mas sabemos que se trata de uma ação, de um comportamento. Na área empresarial, embora muitas mudanças já estejam acontecendo há algum tempo, ainda precisamos constantemente falar sobre o assunto, educar sobre o tema.
Há 35 anos no mundo dos negócios e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, hoje trago uma reflexão sobre como a mentoria empresarial contribui no desenvolvimento humano da empresa.
Durante muitos anos, o mundo empresarial ficou marcado como uma engrenagem que faz o dinheiro girar e que existe em prol da lucratividade, mas temos visto, ainda mais em um cenário como esse que estamos vivendo por conta dessa pandemia mundial, que a necessidade da humanização nas relações é gigantesca, inclusive, na área empresarial.
Como consultor empresarial, lido com empresas de diferentes segmentos e portes e acredite, embora na maioria dos casos a necessidade maior “enxergada” seja quanto à área financeira e de gestão, o problema mais desafiador ainda está nas questões humanas e comportamentais.
Mentoria empresarial atua auxiliando as empresas a lidarem com suas questões inerentes humanas
Organizações não são formadas por aquilo que se vê nos balanços financeiros, mas pela motivação, por conhecimentos, por valores e pelas emoções daqueles que estão envolvidos nos processos do negócio.
O principal objetivo das políticas de desenvolvimento nas empresas deve ser as pessoas e o seu potencial, consequentemente ao investir em pessoas, uma empresa está contribuindo não apenas para que pessoas alcancem os seus objetivos individuais, mas para o alcance de seus próprios objetivos enquanto negócio.
A mentoria empresarial contribui no desenvolvimento humano, porque com a experiência do gestor, é possível ver a própria empresa sob outra perspectiva. Me coloco como exemplo para explicar sobre esse benefício.
A minha trajetória me mostrou o quão o capital humano (as pessoas) são fundamentais e a base de qualquer empresa, afinal, organizações são formadas por pessoas. No meu trabalho como mentor, consigo identificar no que o negócio está pecando e por ter uma vivência que exalta os fatores humanos em uma empresa, também aponto os fatores comportamentais que precisam ser mudados.
Qual a relação da liderança com as equipes? É um tipo de liderança vertical, ou seja, alguém sob o comando, com o poder da palavra e as demais pessoas são enxergadas apenas como “peças no tabuleiro”? Se assim for, uma empresa está colocando em risco os seus talentos, gerando desmotivação e, provavelmente essas pessoas repletas de potencial, em breve, estarão trabalhando em outra organização, quem sabe até em uma concorrente direta, em que se sentem respeitadas e valorizadas.
Muitas empresas desejam “consertar” principalmente o que tem gerado problemas financeiros, mas se esquecem das questões humanas, do fator relacionamento com as pessoas no negócio.
A mentoria empresarial contribui para o desenvolvimento humano a partir de uma “troca humana”, afinal, as vivências do mentor empresarial, assim como o apoio e encorajamento, têm como objetivo também despertar o negócio para lidar com as suas deficiências quanto às relações com as equipes internamente.
Qual o papel da sua empresa no mundo? Esse é um questionamento fundamental para se fazer, ainda mais nesse momento de caos em que estamos vivendo. Caos econômico? Também, porém acredito que o grande caos seja na verdade, o das relações humanas.
Muitas empresas quebraram e muitas ainda vão quebrar e tenho algo a dizer que muitos empresários podem pensar ser uma grande bobagem ou frase dita por alguém com espírito idealizador, mas a razão dessa quebra está muito ligada à despreocupação durante anos com o desenvolvimento humano na empresa.
Uma empresa não fecha só por falta de dinheiro no caixa, mas principalmente, quando lhe faltam propósitos reais enquanto negócio, quando não há uma perspectiva humanista em sua atuação no mercado.
Não são as máquinas que gerenciam empresas, embora tenhamos inúmeros softwares fazendo o trabalho e otimizando inúmeros processos, quem lida, quem faz a empresa funcionar são as pessoas, são suas habilidades pessoais e profissionais.
É preciso que haja nas empresas uma troca humanizada e abertura para o aprendizado. A mentoria empresarial contribui no desenvolvimento humano da empresa porque não só ajuda a apontar os pontos que podem ser modificados no comportamento do empresário, como, por si só, já é uma maneira de aprendizado, afinal, a mentoria é uma possibilidade que a empresa encontra para se conhecer melhor enquanto organização.
O trabalho do mentor empresarial também é ajudar na evolução pessoal do empresário, que é essencial para o sucesso do negócio. Muitos problemas na empresa são reflexos de problemas comportamentais do empreendedor. A mentoria empresarial propõe essa troca honesta, em que o mentorado se coloca na posição de ouvinte, daquele que está apto a aprender, a se enxergar como pessoa e a enxergar o negócio como organização viva, formada por pessoas.
Sem desenvolvimento humano, empresas não crescem, não chegam muito longe, não se transformam significativamente. As relações humanas estão no centro do poder em uma empresa. É preciso compreender as pessoas que compõem o negócio, se entender por trás da administração do próprio empreendimento.
A mentoria empresarial atua como aquele norte, tão necessário, quando o negócio não consegue mais ver as suas singularidades humanas e precisa se reestruturar enquanto empresa para seguir no mercado.
Carlos Moreira - Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing).É empresário há mais de 15 anos e sócio e fundador da MORCONE Consultoria Empresarial.
Fonte: Ascom - Biquara Contents
A empresa é especializada em embalagens, produtos descartáveis variados, artigos para festas, salgadinhos e bomboniere.
A loja vende no varejo e atacado. A Central Embalagens é ideal para atender empresas do setor alimentício, como padarias, lanchonetes e sorveterias de Central e região.
A Central Embalagens está localizada na Praça do Comércio, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9985-4101. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 07 às 18h e, aos sábados, das 07 às 15h – não fecha no horário de almoço.
Fonte: Informe Publicitário
O Brasil teve 1.364 novas mortes registradas em razão do novo coronavírus em 24 horas, mostra levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, são 52.771 óbitos pela covid-19 até esta terça-feira (23) no país. Até as 20h foram computados 52.771 mortes; eram 51.407 até as 20h de segunda (22), uma diferença de 1.364 óbitos.
Agora são 1.151.479 casos confirmados, eram 1.111.348 até a noite de segunda, ou seja, houve 40.131 novos casos. Esse é o segundo maior registro de mortes divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde em 24 horas desde o início da pandemia. O recorde anterior foi de 1.470 mortes no dia 4 de junho. São Paulo também teve mais uma vez o recorde diário de mortes (434).
O balanço diário do consórcio leva em conta os dados divulgados entre as 20h de um dia e de outro. Antes do consórcio, o G1 também contabilizava os dados divulgados pelas secretarias estaduais, com balanço fechado da 0h às 23h59 de cada dia.
O Brasil já tem mais que o dobro de mortes de Índia, China, Paquistão e Indonésia juntos – quatro países mais populosos –, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. O país só fica atrás dos EUA em número de vítimas.
Fonte: G1
Na hora de fazer as compras do dia, da semana ou do mês prefira sempre o Alto Giro Super. Tudo em gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas e muitas novidades durante o período junino, como fogos de artifício, bombas, foguetes, chuvinhas, apitos e muito mais.
Dona de casa que sabe economizar compra mais no Alto Giro Super, o endereço dos melhores preços.
Praça do Mercado, 04, bem no centro. Entrega suas compras em sua casa.
Telefone: (74) 3655 1130
WhatsApp: (74) 99959 7380
Alto Giro Super, o rei dos preços baixos!
Fonte: Informe Publicitário
Muitas obras acontecendo em São Gabriel, e mesmo com todas as dificuldades que a pandemia trouxe para os municípios, a Prefeitura segue trabalhando sem parar.
A Nova Creche Joana Gomes Ferreira, está prontinha, só aguardando a pandemia passar para receber cerca de 300 crianças do Bairro Olívio Alecrim.
As estradas vicinais estão sendo requalificadas em vários trechos do município, para facilitar o deslocamento das pessoas, e o transporte da produção agrícola.
Muitas ruas continuam sendo pavimentadas, a exemplo da Avenida Adalberto Barreto que está sendo finalizada, assim como a rua Paulino Norberto Alves em Gabrielzinho.
Limpeza das ruas, recolhimento de entulho, capina, troca de lâmpadas, recolhimento de lixo, construção do Centro de Atendimento Covid-19, além de todas as outras ações de combate e prevenção à Covid-19 no município.
O trabalho não para em São Gabriel! As obras acontecendo, e a cidade se desenvolvendo!
São Gabriel avançando!
Fonte: Ascom - PMSG
Uma senhora veiculou em seu instagram, uma festa de São João que realizou na noite de ontem, na comunidade rural de Cacimba de Baixo. Um verdadeiro e autêntico festejo junino, regado a muito forró, daqueles que se dança agarradinho. Coisa típica do belo Nordeste brasileiro.
Porém, ao que parece, esqueceram de avisar a senhora Michelle Medeiros, que o país plena pandemia. Um grande surto de um vírus devastador, atingiu todo o mundo. E o Brasil e é um dos países mais afetados, com mais de 52 mil mortes e mais de 1 milhão de pessoas contaminadas pelo coronavírus, até a presente data.
Messias Targino, localizada no Rio Grande do Norte, encravada no Médio Oeste potiguar, infelizmente já teve casos de contágio, como dezenas de outras cidades do RN. É possível que haja um Decreto Municipal, assinado pela prefeita Shirley Targino, que veta aglomerações. Mas se não houve, o Decreto Estadual proíbe a prática deste tipo e todo outro modo de aglomeração. Passível de multa.
Pois bem. Dezenas de pessoas, com uma coreografia ímpar, convenhamos, dançaram o Arraiá de Cacimba de Baixo na noite de ontem, organizado por Michelle Medeiros, segundo a mesma cita em suas postagens em redes sociais.
Os comentários, em sua grandiosa maioria, criticaram veementemente a ação patrocinada pela senhora Michelle Medeiros, que segundo os bastidores da política local, é pré-candidata a vereadora, aliada da prefeita Shirley Targino. Abaixo, alguns comentário detonando a prática desumana, irresponsável e que contraria todos os esforços que profissionais de saúde, forças de segurança e de outros inúmeros setores têm feito para livrar a população deste vírus.
Fonte: RN Política
Delegacia de Polícia Civil de Central
Um homem identificado por Adriano Nunes Rocha, de 41 anos, foi morto com golpes de faca na noite desta terça-feira (23) por volta das 23h40 em um imóvel rural localizado na comunidade de Palmeiras, interior do município de Central, região de Irecê.
Segundo a Polícia Civil, as investigações iniciais apontam que dois suspeitos, parentes da vítima, teriam praticado o crime após desentendimento familiar.
O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.
Veja mais informações da região no Central Notícia
Fonte: Central Notícia
Foto: HRI Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia d...
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: Central Notícia O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xi...
Foto: Reprodução Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por...
Foto: reprodução Uma jovem de 16 anos morreu e um homem ficou ferido em ...