Domingo, 14 de Junho de 2020
BRASIL

O ministro Alexandre de Moraes pediu vista no julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa presidencial Jair Bolsonaro – Hamilton Mourão, iniciado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (8). As ações foram protocoladas, ainda durante a campanha eleitoral de 2018, pelos então candidatos Guilherme Boulos (Psol) e Marina Silva (Rede), e tratam do hackeamento do grupo de Facebook ‘Mulheres Unidas contra Bolsonaro’, que tinha 2,7 milhões de integrantes.

Invadida, a página do grupo contra Bolsonaro passou a postar mensagens favoráveis e foi utilizada até pelo então candidato Jair Bolsonaro em sua página oficial. “Vou pedir vista dos autos em virtude das novas fundamentações trazidas, que me trouxeram a necessidade de uma análise mais detalhada de pontos específicos”, disse Moraes. O ministro prometeu trazer o processo de volta para julgamento “o mais rápido possível”.

Moraes pediu vista e adiou a conclusão do julgamento das ações em meio a um debate fora do mérito, uma discussão “preliminar” entre os ministros, sobre a produção de novas provas a pedido dos autores da ação, como perícias técnicas para que se descubra a identidade dos autores da invasão hacker.

O ministro Alexandre de Moraes - Foto: Divulgação/STF

O ministro Edson Fachin, que havia pedido vista no julgamento anterior, em novembro, e devolveu as ações nesta terça, divergiu do relator, o ministro Og Fernandes, que já havia se posicionado pela improcedência. Fernandes entende que não há provas sobre a autoria e participação nas invasões e que o delito não é grave o suficiente para impactar a eleição.

Em seu voto, Fachin atendeu ao pedido das defesas pela produção de mais provas e foi seguido pelos ministros Tarcísio Vieira de Carvalho e Mário Velloso Filho. Além de Og Fernandes, o ministro Luís Felipe Salomão também votou contra a solicitação da defesa. No momento em que Moraes pediu vista, ainda restavam os votos dele e o do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, sobre a questão preliminar.

Outras ações

O TSE deve julgar em breve outras quatro ações contra Bolsonaro consideradas de maior peso. Os processos tratam dos disparos ilegais de mensagens via WhatsApp que teriam sido contratados pela campanha de Bolsonaro, protocoladas pelos então candidatos Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT). Ao todo, o tribunal conta com 8 ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão.

Fonte: Revista Fórum



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 13 de Junho de 2020
Notícias

Irecê registra primeira morte causada pela Covid-19, diz prefeitura — Foto: Reprodução

Um morador do povoado de Lagoa Nova, zona rural do município de Irecê, na região norte da Chapada Diamantina, morreu por causa da Covid-19 nesta sexta-feira (12) conforme informações divulgadas pela prefeitura por meio do Facebook. A morte provocada pela doença é a primeira registrada no município.

Irecê tem 32 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde local.

De acordo com a prefeitura, a vítima, de 75 anos, era portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e foi testado positivo por meio de teste rápido no dia 29 de maio.

Na quinta-feira (11), com evolução para o agravamento do quadro clínico, a vítima foi transferida para o Hospital Regional de Irecê, onde foi intubado, não resistindo e vindo a óbito no dia seguinte.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 13 de Junho de 2020
Notícias

A entrega de equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) segue a todo vapor, dessa vez, mais três municípios baianos receberam veículos e utensílios para o fortalecimento do Programa. A entrega aconteceu nesta sexta-feira (12) e contemplou os municípios de Conceição do Coité, Irecê e Tanque Novo.

A ação é executada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) com recursos do Ministério da Cidadania e contrapartida do Governo do Estado.

Trinta e uma cidades já receberam os kits com veículo Fiat Strada, congeladores horizontais, balanças eletrônicas, mesas, cadeiras de escritório e pallets. Ao total, 50 municípios e entidades que executam o programa vão receber os investimentos.

As entregas acontecem de maneira individualizada, em Salvador, seguindo as regras de distanciamento social e as orientações das autoridades de saúde.

“Esse investimento do Governo do Estado chega em boa hora para melhorar as ações que a gente já desenvolve no município. É um grande desafio transportar os alimentos para as comunidades mais distantes, e com o veículo e os equipamentos, vamos conseguir fazer isso com mais celeridade, principalmente nesse período de pandemia, em que os beneficiários não podem sair de casa”, destacou Edvaldo Andrade, secretário de Agricultura de Conceição do Coité.

“Com essa ação, estamos ampliando e fortalecendo a capacidade do PAA na Bahia, assegurando alimentação saudável para as famílias em situação de vulnerabilidade e geração de renda para os pequenos produtores”, pontua o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Os municípios também vão receber notebooks, impressoras e balanças eletrônicas.  Estes últimos itens ainda estão em fase de licitação para compra e serão entregues posteriormente.

Fonte: Ascom-SJDHDS



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 13 de Junho de 2020
Publicidade

A empresa é especializada em embalagens,  produtos descartáveis variados, artigos para festas, salgadinhos e bomboniere.

A loja vende no varejo e atacado. A Central Embalagens é ideal para atender empresas do setor alimentício, como padarias, lanchonetes e sorveterias de Central e região.

A Central Embalagens está localizada na Praça do Comércio, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9985-4101. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 07 às 18h e, aos sábados, das 07 às 15h – não fecha no horário de almoço.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 13 de Junho de 2020
Notícias

Um carro roubado há 4 anos na cidade de Paratinga, próximo a Bom Jesus da Lapa, foi recuperado pela Polícia Civil na última quarta-feira (10), em Irecê.

De acordo com a Polícia Civil, após receber a informação de que o carro estava circulando em Irecê, os agentes de posso dos dados conseguiram localizar o automóvel.

O veículo foi encaminhado à Delegacia de Regional de Polícia Civil de Irecê. A vítima foi comunicada sobre a apreensão do carro.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 13 de Junho de 2020
Notícias

O dia 12 de junho simboliza a luta contra a exploração de crianças e adolescentes.

Em Jussara, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, ocorrido nesta sexta-feira (12), foi lembrado com um trabalho de conscientização no povoado de Algodões, zona rural do município.

Com o apoio do Conselho Tutelar, a ação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social de Jussara, que sabe da importância de conscientizar a população sobre esse grave problema, principalmente em tempos de pandemia.

Durante o trabalho, houve conversas com a população sobre o tema, além de distribuição de  materiais informativos e máscaras de proteção ao novo coronavírus.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 13 de Junho de 2020
BRASIL

O fundador da Igreja Universal, bispo Edir Macedo, confirmou ao Portal R7 que contraiu a covid-19 e foi internado no hospital Moriah, em São Paulo, na última segunda-feira (8), tendo recebido alta nesta sexta-feira (12). No início da pandemia, o bispo disse para fiéis não se preocuparem com o novo coronavírus. Segundo ele, a doença seria “mais uma tática de Satanás” e da mídia para causar pânico nas pessoas.

“Meu amigo e minha amiga, não se preocupe com o coronavírus. Porque essa é a tática, ou mais uma tática, de Satanás. Satanás trabalha com o medo, o pavor. Trabalha com a dúvida. E quando as pessoas ficam apavoradas, com medo, em dúvida, as pessoas ficam fracas, débeis e suscetíveis. Qualquer ventinho que tiver é uma pneumonia para elas”, afirmava Macedo.

No vídeo, divulgado em 15 de março, ele dizia que a mídia estaria causando pânico em relação ao vírus sem razão e afirmava que existia um interesse econômico por trás. O bispo evangélico de 75 anos é também proprietário do Grupo Record e da RecordTV, a terceira maior emissora de televisão do Brasil, e possui uma relação próxima com o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo informações do portal de notícias da Record, Edir Macedo se tratou com cloroquina, medicamento cuja eficácia científica no tratamento da covid-19 ainda não está comprovada. O bispo foi atendido pela equipe médica coordenada pelo Dr. Leandro Echenique e Dr. Ricardo Teixeira. O médico Leandro Echenique afirmou que o bispo respondeu muito bem ao tratamento. “Ele evoluiu sem intercorrências, apresentou uma ótima evolução clínica e se recuperou totalmente”, disse o médico.

Fonte: Congresso em Foco



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 12 de Junho de 2020
Chapada Diamantina

Nesta quinta-feira (11), uma equipe da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Seabra, na região da Chapada Diamantina, apreendeu 940 gramas de maconha, a quantia de R$ 1, 818 em dinheiro e duas balanças de precisão.

Conforme a Polícia Civil, o material estava em um imóvel, no bairro Boa Vista, onde os policiais também encontraram dois carregadores de pistola Glock 9 mm e um de Taurus ponto 40, além de munições calibre 32 e quatro celulares.

Ainda segundo a polícia, o proprietário do imóvel já foi identificado e vai responder pelo crime.

Todo o material foi apreendido e será periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp