Sábado, 23 de Maio de 2020
BRASIL

Dados revelados pelo Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira (22) mostram que o Brasil registrou 1.001 novas mortes nas últimas 24h. As novas vítimas fatias foram reveladas em dia marcado pela revelação de vídeo de reunião ministerial em que o presidente Jair Bolsonaro xinga governadores, pressiona por intervenção na Polícia Federal e naturaliza intervenção militar.

Segundo o ministério, já são 21.048 mortes registradas no país em razão da Covid-19 com as 1001 das últimas 24h. Essa é a terceira vez que o país passa a faixa dos mil mortos por dia – quantidade nunca atingida pela Itália, por exemplo. Além disso, o país já contabiliza 330 mil pacientes infectados pela doença, sendo 20.803 nas últimas 24h.

Com os dados, o Brasil ultrapassa a Rússia e se torna o segundo país do mundo com mais infectados. O Centro de Pesquisas do Coronavírus da Universidade Johns Hopkins coloca o país euroasiático com 326.448 casos confirmados.

Fonte: Revista Fórum



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 22 de Maio de 2020
Notícias

Um carregamento de 159 respiradores chegou ao aeroporto de Salvador na noite desta quarta-feira (20). Os equipamentos, que tiveram investimento de R$ 3,5 milhões, serão utilizados na criação de novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus. Eles serão destinados a unidades de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Juazeiro, Jequié e Irecê. A distribuição teve início no fim da manhã desta quinta-feira (21), quando parte dos respiradores deixou o depósito da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, e foi encaminhado ao Hospital de Campanha do Subúrbio.

Outro carregamento, com mais 48 respiradores, deve chegar nesta quinta-feira (21), às 14h30, ao Aeroporto Internacional de Salvador. A Bahia aguarda a chegada ainda de outros 350 respiradores, na semana que vem. Ao todo, mais de 550 novos equipamentos irão para unidades hospitalares da capital e do interior do estado.

Segundo o governador Rui Costa, somente com as duas primeiras cargas de novos equipamentos já será possível a abertura de mais de 200 UTIs, em Salvador e em outras regiões do estado, como o extremo-sul e a região de Jequié. “Nós estamos garantindo que todas as regiões do estado terão leitos de UTI disponíveis. Neste momento, a maior pressão está sobre Salvador e a região de Jequié. Aqui em Salvador serão abertos novos leitos no Hospital Espanhol, no Couto Maia, na Fonte Nova e no Hospital do Subúrbio”.

O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirma que parte da carga já está sendo distribuída, ainda na manhã desta quinta-feira, para os hospitais de Salvador, incluindo também o Ernesto Simões Filho.

Quanto aos 350 respiradores com previsão de chegada da Alemanha na próxima semana, Vilas-Boas informa que a entrega está garantida. “Nós estamos recebendo a documentação com o movimento da carga. Temos o agendamento do avião fretado e, assim que eles chegarem, nós faremos o anúncio”.

Sobre o cronograma de instalação dos novos leitos, o secretário explica que “serão abertas primeiro as UTIs dos hospitais Espanhol e do Subúrbio. A previsão para abertura de novos leitos na Arena Fonte Nova é no dia 2 de junho”.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Maio de 2020
Central

O vereador Suesdras Dourado, disse, em nota enviada à redação, que vai responder ao colega e vereador Renato na próxima segunda-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores de Central.

“Responderei no plenário da Câmara, pois é lá que cada vereador tem o direito de falar ou ficar calado, se quiser.  Lá não temos assessoria para fazer textos bonitos e colocar na mídia. Ah! E diga-se de passagem, quem escreve meus textos, ainda que com alguns erros, sou eu. Grande abraço e até segunda dia 25, às 9h30 na câmara”, finaliza.

Matérias relacionadas:

Sindicato dos Servidores Públicos de Central emite Nota de Esclarecimento e Repúdio

Central: Vereador Suesdras responde a Nota do Sindicato e fala em ingratidão

Nota de Esclarecimento à população de Central

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 22 de Maio de 2020
Notícias

O homem era acusado de ter atirado em cinco pessoas em Irecê

Um homem conhecido por Bruno Cigano foi morto na manhã desta sexta-feira (22) durante operação da Polícia Civil em Irecê. A ação teria o objetivo de prendê-lo.

Segundo a Polícia Civil, no momento do cumprimento do mandado de prisão, na residência em que o suspeita estava, no bairro Copirecê, Bruno Cigano efetuou disparos contra os polícias civis, que reagiram. Na troca de tiros, o homem foi atingido e socorrido para Hospital Regional de Irecê, mas não resistiu aos ferimentos.

No dia 11 de setembro de 2019, Bruno Cigano deflagrou diversos disparos de arma de fogo em um movimentado estabelecimento comercial na cidade de Irecê. À época, cinco homens foram atingidos pelos disparos, sendo que dois deles ficaram em estado grave, inclusive, um deles ficou tetraplégico.

A Polícia Civil informou que na operação hoje, foi encontrado com Bruno Cigano uma pistola, calibre .380, utilizada para realizar disparos contra os policiais.

Ainda conforme a polícia,  Bruno Cigano responde a diversos homicídios nas cidades de Ibititá, Irecê, Iraquara, América Dourada e Ibotirama.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Maio de 2020
Publicidade

A empresa é especializada em embalagens,  produtos descartáveis variados, artigos para festas, salgadinhos e bomboniere.

A loja vende no varejo e atacado. A Central Embalagens é ideal para atender empresas do setor alimentício, como padarias, lanchonetes e sorveterias de Central e região.

A Central Embalagens está localizada na Praça do Comércio, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9985-4101. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 07 às 18h e, aos sábados, das 07 às 15h – não fecha no horário de almoço.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Maio de 2020
Chapada Diamantina

Uma coletiva de imprensa online reuniu o governador Rui Costa e jornalistas que atuam na Chapada Diamantina, no início da tarde de quarta-feira (20). Transmitido pelas redes sociais e retransmitido por uma série de emissoras de rádio do interior, o encontro virtual tratou das medidas específicas para a região, implantadas pelo Estado, para conter o avanço do novo coronavírus, inclusive a montagem de novos leitos exclusivos para o tratamento da doença.

O Estado vai viabilizar na região novos leitos exclusivos para pacientes com suspeita ou que testarem positivo para a Covid-19, conforme explica Rui. “Determinamos a contratação de um hospital privado para ofertar leitos extras de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em Itaberaba e região. Estes leitos irão se somar a outros existentes na região, como por exemplo aos do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, que atualmente dedica exclusivamente 33 leitos para tratamento da Covid-19”, contabilizou.

Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Itaberaba será transformada em um centro de triagem regional. “Em parceria com o prefeito Ricardo, estamos montando uma linha de ação em que a UPA ficará focada em recepcionar pacientes com suspeita e casos confirmados de coronavírus, facilitando a classificação, manejo clínico, estabilização e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade”, detalhou Rui, que ainda ressaltou que a Emergência, instalada na UPA, será mudada de lugar. “Dessa forma, pessoas que necessitem de outros serviços de saúde não terão contato com os pacientes suspeitos e confirmados”, avaliou o governador.

Leitos em toda a Bahia e cloroquina

Perguntado sobre a abertura de leitos de UTI, em todo o território estadual, Rui explicou que os equipamentos começaram a chegar, mas ainda há alguns impedimentos.  “Vamos receber hoje [dia 20] 159 respiradores e 100 monitores e amanhã [dia 21] devemos receber outros 60 respiradores. Desta forma, poderemos abrir 219 leitos de UTI, mas começamos a esbarrar em obstáculos para formar novas equipes médicas. Estamos conseguindo equipamentos, temos unidades novas, entretanto ainda não temos profissionais para preencher todos os plantões necessários”, destacou.

Sobre o protocolo de utilização da cloroquina e substâncias similares, o governador foi enfático. “Na Bahia, quem define quais medicamentos serão administrados em cada paciente é o médico. Na Bahia, político não passa receita médica, a não ser que ele tenha formação para isso. É triste ver políticos ignorando a ciência e a medicina e fazendo piada sobre a morte de brasileiros”, ressaltou

Além dos jornalistas da Chapada, profissionais da imprensa de outras regiões do estado e internautas também acompanharam a coletiva de imprensa. 

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 21 de Maio de 2020
Notícias

Testes rápidos identificaram nos pacientes a infecção pelo novo coronavírus.

A Prefeitura de Xique-Xique divulgou na tarde desta quinta-feira (21) o boletim atualizado de casos de coronavírus no município.

Até agora, quatro exames que foram realizados por testes rápidos atestaram positivo para Covid-19.  Coleta de amostras dos mesmos pacientes foi encaminhada para confirmação no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado em Salvador.

O município tinha sete casos em análise, sendo  que quatro foram confirmados até o momento dessa publicação. Informações sobre os pacientes ainda foram divulgadas.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 21 de Maio de 2020
BAHIA

Uma nova edição da pesquisa do Sebrae mostra importantes informações sobre os micro e pequenos negócios na Bahia. No levantamento, realizado com mais de 10 mil empresários do Brasil, 43% dos entrevistados baianos afirmaram que estão sem funcionar porque as empresas operam presencialmente.

Por outro lado, a mesma pesquisa mostra que pouco mais de 14% deles estão em funcionamento, mas não possui estrutura para usar tecnologias digitais. Somente 31,6% dos negócios em funcionamento estão utilizando ferramentas digitais, como site, telefone e aplicativos.

Faturamento

Outro dado levantado pela pesquisa foi o impacto da pandemia no faturamento dos negócios. Na Bahia, pouco mais de 86% dos empresários informaram que a receita diminuiu neste período, enquanto apenas 2,3% disseram que as vendas aumentaram. Outros 5,5% afirmaram que não sentiu o impacto no financeiro da empresa.

Os dados da Bahia sobre as finanças dos negócios estão em alinhamento com a média nacional. Mais de 88% dos empresários disseram que sentiram o impacto da pandemia do novo Coronavírus no faturamento.

A média mensal de redução das vendas no estado é de 60,9%, enquanto no Brasil, este número chega a mais de 64%. Somente 27,8% deles afirmaram que esta média aumentou. O número está abaixo da média nacional, que é de 37,3%.

Vendas online

Com a pandemia do novo Coronavírus, muitos negócios precisaram se adequar aos novos comportamentos de consumo e as vendas online passaram a ser a principal forma de adquirir produtos e serviços.

Nesta nova edição da pesquisa, 30% dos entrevistados na Bahia disseram que começou a realizar vendas online com o uso das redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp. Somente 4% deles realizam suas transações com clientes por meio de um site.

Os empresários que estão utilizando plataformas e aplicativos de vendas, como iFood, Uber Eats, Rappi e GetNinjas, por exemplo, somam 7% dos entrevistados na Bahia, percentual igual ao registrado no nível nacional.

Acesso ao crédito

Com as medidas de restrição à circulação de pessoas, culminando na queda brusca no faturamento das micro e pequenas empresas, os empresários têm buscado formas de compensar as contas recorrendo a empréstimos. Na Bahia, 85,9% dos entrevistados responderam que buscaram o crédito, mais de 50% dos que afirmaram ter tentado um empréstimo na edição anterior da pesquisa.

Mais de 62% tiveram o pedido negado e 28,7% aguardam uma resposta das instituições financeiras.

Para ajudar os micro e pequenos empresários na obtenção de crédito durante a pandemia, o Sebrae e a Caixa firmaram uma parceria que vai oferecer mais de R$ 12 bilhões. Os limites dependem do porte da empresa, com carência que pode chegar a 12 meses. As informações sobre como realizar o pedido podem ser obtidas no site da Caixa.

Sobre a pesquisa

A terceira edição da pesquisa “O impacto da pandemia do Coronavírus nos pequenos negócios” foi realizada entre os dias 30 de abril a 5 de maio com 10.384 empresários de todos os 26 estados e Distrito Federal. A amostra levou em conta o universo de 17,2 milhões de pequenos negócios registrados no Brasil.

Na Bahia, 53,2% dos entrevistados atuam no comércio, 41% nos serviços, 3,67% na construção civil e 1,5% no agronegócio. A maioria dos empresários que responderam a pesquisa estão enquadrados como Microempreendedor Individual (57,4%), seguido das Microempresas (faturamento bruto anual de até R$ 360 mil), com 38,9% e as Empresas de Pequeno Porte (faturamento bruto anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões) representam 3,7% das empresas que participaram da pesquisa.

Os homens estão representados na pesquisa por 49,7%, sendo as mulheres 5,3% do universo de entrevistados. O relatório completo da pesquisa pode ser obtido no site do DataSebrae.

Fonte: Sebrae



Compartilhar no Whatsapp