Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
Publicidade

Prezados clientes,

Comunicamos que por recomendações das autoridades saúde, frente a pandemia COVID-19, as lojas Móveis Potiguar – em Central e João Dourado -,  se manterão fechadas por tempo indeterminado. Tal ação visa preservar a saúde e bem-estar de todos.

Para os clientes que não querem deixar os seus boletos em atraso, podem realizar depósitos online ou entregar em mãos assim que retornamos daremos baixas no sistema.

Agência: 0548-7

C/c: 110.286-8

Nome: Eliedson Dantas

Banco do Brasil

Equipe Potigaur

Agradece a compreensão!

#fiqueemcasa

Fonte: Móveis Potiguar - Direção



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 07 de Abril de 2020
Notícias

Em decreto publicado no Diário Oficial na manhã desta terça (07), a Prefeitura de Irecê autorizou a reabertura de alguns segmentos do comércio, impondo regras sobre horários de funcionamento, como também mantendo a suspensão de algumas atividades. Confira abaixo alguns itens:

- Fica autorizado o funcionamento, a partir desta terça (07), dos seguintes segmentos comerciais, com os horários estabelecidos: Lojas de confecções de vestuário e de calçados – das 8h às 14h; demais setores do comércio, como lojas de eletrodomésticos, bijuterias, relojoarias, óticas, comércio e/ou serviços eletrônicos, papelarias, dentre outros – das 12h às 18h;

- Consultórios odontológicos funcionarão em expediente normal, mediante atendimento por hora agendada, seguindo todas as normas de segurança e higienização estabelecidas nos decretos anteriores;

- O setor de beleza (salões, centros de estética, esmaltarias, manicure, barbearias e similares) funcionarão em expediente normal, mediante atendimento por hora agendada e individualizada, seguindo todas as normas de segurança e higienização estabelecidos nos decretos anteriores, vedada a comercialização de bebidas alcoólicas;

- Os serviços essenciais, dos setores de saúde e de alimentação, e os relacionados aos serviços de oficinas, lojas de material de construção, vidraçaria e construção civil, empresas do ramo da energia solar, produtos veterinários, pet shops, lojas de produtos agrícolas e de irrigação, escritórios, profissionais liberais, adegas e atividades bancárias continuam funcionando conforme determinação anterior.

- Fica mantida a suspensão do funcionamento de bares, academias, estúdios de pilates, quadras poliesportivas, campos de futebol e demais atividades esportivas, clubes, cultos e missas.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 07 de Abril de 2020
Região

O novo decreto foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município – Foto: Central Notícia

Um novo decreto publicado pela Prefeitura de Jussara, na região de Irecê, com medidas de enfrentamento ao coronavírus mantém o comércio fechado, mas autoriza que alguns setores retomem o funcionamento. Entre eles, lojas de materiais de construção, autopeças e oficinas, segundo o documento.

No entanto, bares, restaurantes e quaisquer outros tipos de estabelecimentos continuarão a funcionar somente via delivery (sistema de entrega em domicílio). Também foi acrescentado ao texto que o transporte intermunicipal de pessoas por meio de táxis, ônibus e vans continuam suspensos.  A ideia é evitar ao máximo a ida de pessoas a Irecê durante a semana.

A prefeitura ressaltou que não haverá feira livre no próximo sábado (11). Porém, as barracas cadastradas de hortifrúti de produtores do município poderão comercializar seus produtos na quarta e quinta-feira, na Praça JK, mantendo uma distância mínima entre as bancas de 10m.

Ainda de acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, inclusive os supermercados, deverão cumprir algumas regras, como barreira na porta, funcionários utilizando máscaras e disponibilidade de álcool em gel para funcionários e clientes. Além disso, destaca que se houver a necessidade de o cliente adentrar ao recinto, só serão permitidos duas pessoas ao mesmo tempo, sem acompanhantes.

Veja o que pode funcionar:                                  

  • Estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, laboratórios de análises clínica e clínicas de fisioterapia;
  • Distribuidoras e revendedoras de água e gás;
  • Postos de combustíveis;
  • Padarias;
  • Clínicas veterinárias;
  • Lojas de produtos para animais;
  • Açougues;
  •  Supermercados/congêneres;
  •  Farmácias;
  • Oficinas;
  •  Autopeças;
  • Casas de material de construção.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 07 de Abril de 2020
Notícias

Barra tem segundo caso da doença confirmado

Nesta segunda-feira (06), o município de Barra (BA) na região do Vale do São Francisco, confirmou o segundo caso de coronavírus na cidade.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em saúde, a paciente é uma enfermeira da equipe que atendeu o primeiro caso positivo, no último dia 30 de março (lembre aqui).

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia registra 437 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,7% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve dez óbitos, sendo 08 no município de Salvador (05 idosos do sexo masculino, 01 idosa do sexo feminino, 01 pessoa do sexo masculino de 55 anos e 01 pessoa de 41 anos do sexo feminino), 01 óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e 01 no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos). A letalidade foi de 2,28%.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 07 de Abril de 2020
BAHIA

O apoio de empresas privadas na prevenção e combate ao Covid-19 tem sido essencial neste momento de pandemia, avalia o Governo do Estado. As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, fabricante dos produtos Brilux, a Ambev, o Grupo Boticário e as Lojas Americanas comprometeram-se em doar água sanitária, álcool em gel, itens de higiene pessoal e elástico para máscaras. Todos os produtos serão produzidos em unidades instaladas na Bahia e doados para a rede pública de saúde baiana.

“O Estado da Bahia é conhecido por sua forte parceria com todas as empresas aqui instaladas. Mantemos um bom ambiente de negócios, temos mão de obra qualificada e matéria-prima de qualidade. Poder contar com a solidariedade desses empresários em um momento de crise é motivador. O povo baiano agradece”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, o momento é de unir forças para buscar combater o avanço da pandemia. “O Governo do Estado tem liderado uma consistente força-tarefa para conter o avanço do Covid-19 e tem contado com esta primorosa colaboração de diversas empresas. Então, temos este foco de preservar vidas e estamos contando com este apoio, muito importante para vencer esta guerra”, disse.

Brilux

As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, em Salvador, distribuíram, na última sexta-feira (03), um lote de 24 mil litros de água sanitária para a Secretaria de Saúde da Bahia, e 12 mil litros para a Secretaria Municipal de Salvador. A medida contou com o apoio das empresas Braskem, Alliance, Jaguar, Cobap e Penha, que forneceram os insumos para a fabricação de todo material doado.

“Este é um momento em que todos devemos nos unir, poder público e iniciativa privada, para evitar a proliferação da doença. Seguimos firmes e confiantes na capacidade de recuperação do nosso povo”, ressalta Hisbello de Andrade, diretor presidente da Raymundo da Fonte.

Boticário

O Grupo Boticário intensificou a produção e o envase de álcool em gel, álcool líquido 70% e sabonetes para doação. Na Bahia, serão envasadas 10 toneladas e doadas ao Governo do Estado para distribuição em comunidades carentes. Serão distribuídas ainda três toneladas em álcool gel para unidades de Saúde de Camaçari e São Gonçalo dos Campos, cidades onde o Grupo Boticário tem fábrica e centro de distribuição, respectivamente.

“Entendemos o nosso papel como indústria de higiene e beleza e uma das maiores varejistas do país, por isso, queremos dar uma contribuição maior para a sociedade neste momento em que passamos por uma crise de saúde global. Sabemos que nosso compromisso vai além da produção e comercialização de produtos de beleza, estamos juntos na construção de um país mais justo e mais consciente”, reforça o CEO do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.

Grupo Petrópolis e Ambev

As cervejarias também entraram na rede de solidariedade na luta contra o avanço do Covid-19 na Bahia. O Grupo Petrópolis firmou uma parceria com o Governo do Estado para produção e envase de cerca de 100 mil unidades de álcool 70%, em Alagoinhas. A solução antisséptica com glicerina é elaborada a partir do álcool extraído da cerveja e pelo álcool cedido pelo Estado por meio da doação de usinas sucroalcooleiras. O produto, envasado em embalagens PET de 500 ml, será repassado pelo Governo do Estado às prefeituras e órgãos de saúde, além de outras entidades assistidas pelo SUS.

O estado receberá também 30 mil unidades de álcool em gel da Ambev. A cervejaria dobrou a produção do item, chegando a 1 milhão de unidades, que serão doadas a todas as Secretarias Estaduais de Saúde do país. Para transformar o álcool em gel, o Centro de Engenharia da Ambev desenvolveu uma fórmula nova, que dispensa o uso do carbopol – uma matéria-prima que está em falta no mercado, o que dificultava a ampliação da produção. O produto doado pela Ambev será distribuído pelas Secretarias Estaduais de Saúde aos municípios de cada estado de acordo com as necessidades locais.

Lojas Americanas

Já as Lojas Americanas vão doar 50 rolos de elásticos para o Governo da Bahia, para fabricação de máscaras. A doação será entregue na próxima sexta-feira, dia 10.

Fonte: Ascom - Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 07 de Abril de 2020
Notícias

São João de Irecê, entre os dez que foram cancelados na Bahia, nesta terça-feira, 7 - Foto: Ilustração

Em função da Pandemia do Coronavírus, que aflige todos os municípios Brasileiros, numa decisão conjunta, dez cidades Baianas que realizam os maiores e mais tradicionais festejos juninos, resolveram cancelar o São João e o São Pedro deste ano.

Após diversas reuniões virtuais nos últimos dias e troca de informações, os gestores optaram por uma decisão coletiva, onde o combate à Pandemia foi priorizada.

As cidades que decidiram cancelar os eventos são Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Miguel Calmon, Piritiba, Santo Antônio de Jesus, Seabra e Senhor do Bonfim.

O que mais pesou na decisão dos gestores foi a informação do Ministro da Saúde, indicando fortes possibilidades de que o pico da infecção no Brasil, ocorra entre os meses de maio e junho. Outro fator que pesou bastante na decisão dos prefeitos, diz respeito às incertezas do mercado econômico para os próximos meses. A iniciativa visa também evitar que comerciantes não venham a sofrer prejuízos ainda maiores, caso, de fato, a festa tivesse de ser, forçosamente, cancelada depois de investimentos realizados.

Diversos outros municípios já vinham tomando essa decisão, haja vista o agravamento da pandemia. O presidente da UPB, Eures Ribeiro, já vinha defendendo essa tese em função das dificuldades que os municípios já vinham enfrentando desde que o coronavírus entrou no Brasil.

De acordo com o documento publicado, cada município irá editar seu decreto, onde, além de cancelar o São João e São Pedro, determina que todos e quaisquer eventos festivos, ficam suspensos até 31 de julho, com o objetivo de evitar aglomerações.

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 06 de Abril de 2020
Notícias

O governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), intensifica as ações para ocupação de lotes do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, localizado entre os municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. A empresa realizou, no último mês de março, testes de pressurização da água em áreas da Etapa 1 do projeto. O objetivo é liberar no segundo semestre deste ano a ocupação de 39 lotes de cerca de 30 hectares destinados a médios produtores, totalizando 1,1 mil ha de área irrigada. Os primeiros contratos de concessão que autorizam a ocupação e a irrigação dos lotes foram assinados no final de 2019.

“Por meio do Projeto Baixio de Irecê, a Codevasf irá alavancar o desenvolvimento do Médio São Francisco. Os recursos investidos nesse empreendimento trarão inúmeros benefícios para a população. Ao todo, vamos executar neste ano cerca de R$ 22,7 milhões no projeto, oriundos da Lei Orçamentária Anual e Termo de Execução Descentralizada”, afirma o presidente da Companhia, Marcelo Moreira.

Os testes foram realizados nos conjuntos de motobombas da Estação de Bombeamento – EBA 5 e na rede de adutora do setor 3, da Etapa 1 do projeto. De acordo com Frederico Araújo Rodrigues, gerente de Implantação de Obras da Codevasf, os testes foram favoráveis. “Foi executada a montagem eletromecânica da EBA – 5 que levará água pressurizada aos lotes por meio de adutoras. A avaliação da estrutura em funcionamento foi positiva”, explica.

Com a conclusão dessa fase da obra, a previsão é que a ocupação dos lotes do setor 3, da Etapa 1, ocorra em outubro deste ano. A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa iniciou a convocação dos irrigantes  selecionados para assinarem o contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e liberação dos lotes para as atividades produtivas.

“Possibilitar a expansão da agricultura irrigada, tornar as terras produtivas em áreas tradicionalmente carentes de água no semiárido e incentivar a produção agrícola são ações que realmente transformam vidas e a realidade de uma região com possiblidades reais de desenvolvimento”, avalia Sérgio Luiz Soares de Souza Costa, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf.

Em implantação

O Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, localizado no Médio São Francisco, tem uma expectativa de beneficiar uma população de cerca de 249 mil pessoas e a geração de aproximadamente 59 mil empregos diretos e 118 mil empregos indiretos.

A implantação das obras do projeto está prevista para execução em nove etapas, totalizando uma área de 48,2 mil ha, sendo que estão em fase de execução as Etapa 1 e 2, totalizando 42,2 km de canal já construído e uma área de 16,4 mil ha de área irrigada.

Já foram investidos pelo governo federal, por meio da Codevasf, cerca de R$ 968,4 milhões para aquisição de terras, obras nas etapas 1 e 2 e manutenção do projeto. Em dezembro de 2019, foram descentralizados para Codevasf R$ 16,2 milhões de recurso extraparlamentar proveniente de Termo de Execução Descentralizada, proveniente da Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, para pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso Projeto Baixio de Irecê. A obra será executada por meio de convênio com o munícipio de Itaguaçu da Bahia.

“O Projeto Baixio de Irecê irá mudar o retrato da economia local dos municípios da região de Xique Xique, Itaguaçú da Bahia e Irecê. A agricultura irrigada é um instrumento eficiente no aumento da produtividade e vem concretizar um sonho de décadas da população desses municípios. É geração de renda, muito emprego e a Codevasf cumprindo seu papel de levar desenvolvimento com sustentabilidade ao vale do São Francisco”, explica Harley Xavier Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

A produção estimada anual no projeto nas Etapas 1 e 2 é de aproximadamente 16 mil toneladas de frutas e 83 mil toneladas de grãos, gerando 4 mil empregos diretos e 16 mil indiretos.

A exploração agrícola nessas etapas deverá se concentrar na fruticultura nos lotes de pequenos e médios produtores, em especial na cultura de banana, mamão, goiaba, melão e limão. Nos lotes empresariais, a perspectiva é de produção de grãos, como soja, milho, sorgo e feijão, além de algodão.

Visita técnica

Os representantes do grupo Irriga Bahia, responsável pela futura administração, operação e manutenção do Baixio de Irecê visitaram, no mês de março, o município de Bom Jesus da Lapa e cidades vizinhas para troca de experiências, principalmente com a equipe do Distrito Irrigado Formoso, responsável pelas mesmas atribuições relacionadas ao perímetro irrigado Formoso.

Para entender o funcionamento de um distrito irrigado, foram realizadas palestra sobre administração, operação e manutenção do perímetro de irrigação, além de noções de hidrometria. O grupo também visitou infraestruturas de uso comum do perímetro irrigado, lote com produção de banana, limão e pokan e uma umpacking housede processamento de mamão.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp